Fundos de fundos de investimentos (FoFs): o investimento compensa?


Os fundos de fundos de investimentos (FoFs) compõem a alternativa mais passiva no intuito de diminuir o tempo dedicado à gestão do portfólio.
Veja as rentabilidades dos fundos de fundos que acompanho (Empiricus, XP, Itaú, Inter, Nubank, Genial e FIDUC), atualizadas até novembro de 2024.


Quem me acompanha por aqui, sabe que, desde 2018, estou, aos poucos, em um grande processo de simplificação de gestão de investimentos. O objetivo é gastar menos tempo no gerenciamento da carteira e, com isso, ter mais tempo livre, que, agora, está sendo melhor usado na educação do Filipe.

As alternativas que testando são carteiras simplificadas de ETFs, gestão com robôs de investimentos e fundos de investimentos ativos. As carteiras de robôs de investimentos, entretanto, não funcionaram bem, mais por um abandono do modelo pelas gestoras digitais. Escrevi sobre sua extinção nesse texto.

Para as demais que permanecem, publico as rentabilidades detalhadas de cada carteira (acesse-as pelos links acima), e condenso-as nessa página mensalmente.

Fundos de fundos: os melhores FOFs compensam?

Nesse texto, foco em uma classe especial de fundos de investimentos que proporcionam ainda menos trabalho na gestão de uma carteira de investimentos: os FoFs (fundos de fundos).

As características de uma carteira de fundos multimercados

Como já passei dos 50 anos e já há mais de 14 anos no processo de fruição de renda, meus estudos e investimentos atuais consistem em portfólios equilibrados de gestores, uma boa aproximação da composição dos fundos multimercados. Minha própria carteira de investimentos ativa segue a linha de uma alocação equilibrada de ativos.

Assim, os multimercados são os fundos de investimentos que melhores emulam minha estratégia. Eles proporcionam uma boa alternativa para a renda passiva do investidor: não há a necessidade de se preocupar na escolha de ativos ou realizar o rebalanceamento de alocações: o gestor faz isso para você. Ele somente precisa transmitir a confiança necessária e não cobrar um preço absurdo pela gestão.

Para gerenciamento de riscos, entretanto, é temerário confiar em apenas um gestor. Eu não recomendaria a ninguém manter mais do que 5 a 10% de seu patrimônio concentrado em apenas uma casa de investimentos. Diversificando entre vários, o investidor pode montar uma carteira de fundos multimercados e controlar sua alocação, através de novos aportes ou rebalanceamentos.

Porém, existe a dificuldade de um rebalanceamento mais efetivo entre os fundos, assunto exposto em um artigo onde expliquei o porquê estou deixando de lado fundos individuais ativos no portfólio dos fundos de investimentos.

Remessa Online - cupom de 15% de desconto
Acesse por esse link rastreável: agora é tudo automático na sua tela.

Além disso, apesar dessa estratégia reduzir altamente o tempo que você gasta em uma carteira ativa ou mesmo em uma carteira passiva de ETFs (onde você também definiria o percentual das classes de ativos e precisaria operar em home-broker), ela ainda necessitava de algum acompanhamento para manter seu gerenciamento de riscos adequado.

O que analiso atualmente, é uma solução ainda mais simples.

FoFs: os fundos de fundos podem disponibilizar ainda mais tempo para você

Os FoFs que compram cotas de outros fundos multimercados propõem-se a realizar esse gerenciamento de risco para o investidor. Eles podem existir com as mais diversas estratégias disponíveis, e meus estudos estão restritos, no momento, aos fundos de fundos amplos, que podem investir em fundos multimercados, fundos de ações, de crédito privado e mesmo alguns ETFs e proteções cambiais. Ou seja, é uma confiança na estratégia do gestor, que, no entanto, possui limites definidos para evitar riscos desnecessários.

Esses fundos de fundos eliminam o problema do gerenciamento de riscos, uma vez que pulverizam seu patrimônio em vários fundos de investimentos. Em tese, você poderia ter todo seu investimento apenas nele, apenas cuidando de sua reserva de emergência, uma vez que, em geral, o prazo de resgate dos FoFs é longo.

Como sempre, não existe almoço grátis: os FoFs cobram uma taxa de administração para realizar essa gestão e simplificar sua vida. Porém, em algumas gestoras (Empiricus, Inter e Nubank) há retorno parcial das taxas de administração dos fundos que compõem o portfólio de seus fundos de fundos, o que pode gerar um “desconto” nesse pedágio.

Além disso, os FoFs não pagam imposto de renda na realocação de investimentos do seu portfólio, algo que o investidor arca obrigatoriamente caso faça o rebalanceamento de um portfólio próprio de fundos de investimentos individuais. Veja no final do texto porque estou preferindo atualmente esses fundos a uma carteira com vários fundos multimercados.

Os fundos de fundos acompanhados

Como ainda é uma estratégia recente no Brasil, o histórico de rentabilidade ainda é pequeno (cerca de três anos para os FoFs mais antigos e “neutros”). Atualmente existem muitas outras estratégias, alguns deles inclusive balanceando um percentual em investimentos no Brasil e exterior e diversos temáticos.

Mas, como citei no início: se seu objetivo é simplificar e manter seus investimentos em apenas um ativo, escolha um fundo de fundos de estratégia neutra, que possui todos os ativos no portfólio com uma alocação coerente, sem correr riscos e vieses desnecessários.

FoF Empiricus Melhores Fundos

Já invisto há algum tempo nesse fundo. Ele faz parte de minha carteira “passiva” de rendimentos (fundos de gestão ativa, mas “passiva” para mim, pois não preciso gerenciar nada) cujas rentabilidades são publicadas mensalmente.

A taxa de administração desse FoF é de 0,75% ao ano e 10% de performance sobre o que exceder 100% do CDI. Como as taxas dos fundos investidos são devolvidas parcialmente ao cotista, a taxa global do fundo fica em torno de 1,722%.

Repare que o fundo investe a maior parte em produtos ativos, mas possui uma parcela em produtos passivos, como caixa, inflação longa, dólar, ouro e criptomoedas. Essas alocações passivas, feitas em geral em produtos da própria Empiricus, ajudam na baixa taxa de administração do fundo. Veja abaixo uma amostra dos multimercados que o compõem ou acesse a tabela interativa na página do fundo para checar as demais alocações:

Alocação dos fundos no FOF Empiricus Multiestrategia

Note também que esse fundo da Empiricus possui a maior parte dos investimentos dentro do Brasil. Atualmente, eu balanceio os investimentos com o FoF Melhores Fundos Global, que investe somente em ativos no exterior, cotados em dólar (ou seja, sem hedge).

Inter Selection Multiestratégia FIC FIM

Nesse fundo do Banco Inter, a taxa de administração é de 0,855%, sem taxa de performance. A administração, entretanto, não é clara na taxa geral do fundo, preferindo dizer no regulamento que a taxa de administração máxima é de 2,80% ao ano.

Veja os fundos de investimentos que o compõem, em abril/23:

Composição do FoF Inter Selection Mulltimercado

Assim como o FoF Melhores Fundos da Vítreo,os investimentos estão localizados no mercado financeiro brasileiro.

XP Selection Multimercado Plus FIC FIM

Nesse fundo da XP, a taxa de administração é de 0,85% ao ano mais 20% de performance sobre o que exceder 100% o CDI. Uma amostra da composição do fundo de abril/23 pode ser vista abaixo.

Composição do fundo FoF XP Selection Plus Multimercado

Repare que no XP Selection, os fundos multimercados são brasileiros, semelhante à estratégia do FoF Melhores Fundos da Vítreo.

Nu Ultravioleta Multimercado FIC FIM

O fundo de fundos do Nubank foi disponibilizado aos investidores em 14/07/2021, mas já possui um histórico de rentabilidade desde junho de 2020.

O fundo inova por não cobrar taxa de administração própria e focar-se apenas na taxa de performance de 20% sobre a rentabilidade que ultrapassar o CDI. Até então, entretanto, não encontrei uma informação clara sobre a taxa geral de administração do fundo.

Abaixo seguem os fundos que compõem o FoF Nu Ultravioleta em maio/2023. A maioria possui cobrança de 2% de taxa de administração, além da performance. Apesar de comentar em seu blog que há taxa de rebate, não informa seu percentual.

Composição da alocação do fundo Nu Ultravioleta

O fundo investe somente em ativos sediados no mercado financeiro brasileiro.

Carteira Itaú de Investimentos

Esse fundo de fundos do Itaú era desconhecido por mim (desde minha separação com os grandes bancos, deixei de procurar algo em seu portfólio) e foi sugerido por um leitor na seção de comentários.

O fundo possui uma baixa taxa de administração total (máxima de 1,50%). Não há, entretanto, taxa de performance, que incentivaria os gestores a buscar rendimentos melhores. A taxa geral poderia ser mais baixa acrescentando a performance.

A carteira do Itaú, por sua vez, possui, em geral, uma composição mais agressiva para a renda variável, porém altera regularmente esses percentuais. Veja nesse link, clicando no botão “Informações do fundo“, a composição atual.

Fundo de fundos Itau Carteira Multimercados - composição

FIDUC Super Fundo Multimercado Rio Bravo

A inserção do FIDUC nesse comparativo foi sugerido por um leitor que possui uma alocação no mesmo. Gerido pela Rio Bravo, pode ser encontrado no Bradesco e possui a mesma estratégia dos fundos como o XP Selection, investindo apenas em cotas de outros fundos multimercados. sua taxa de administração, entretanto, é alta: 1,55% apenas para o gestor do FoF.

Em Abril/23, sua composição era a seguinte:

Fundo de fundos FIDUC: composição dos fundos multimercados

Veja que o fundo investe apenas em fundos multimercados nacionais, não possuindo diretamente exposição ao exterior.

Rentabilidade dos fundos de fundos acompanhados

A comparação de rentabilidade dos FoFs está sendo feita através do portal “Comparador de Fundos”. Regularmente checo se há alguma inconsistência com as informações dos próprios gestores, pois eu usava anteriormente o site “Mais Retorno” e notei que, neste, algumas informações não estavam corretas.

Atualizo o gráfico de rentabilidade mensalmente, junto com as atualizações das rentabilidades das carteiras de investimentos. Se quiser acompanhar, fique ligado na chamada das redes sociais ou inscreva-se na newsletter do blog.

Rentabilidade histórica: Empiricus Melhores Fundos, Selection XP, Selection Inter, Nu Ultravioleta e Genial Performance, FIDUC e Carteira Itaú

Seguem o gráfico e a tabela de performance da janela otimizada dos FoFs:

Fundos de fundos de investimentos (FoFs): o investimento compensa? 1

Nessa janela de comparação, de 10/06/2020 (início do Nu Ultravioleta Multimercado) até o dia 28/11/2024, o ranking de rentabilidade de seis FoFs está assim:

  1. Genial Performance FIC FIM: 49,81%
  2. XP Selection Multimercado Plus FIC FIM: 41,11%
  3. FoF Melhores Fundos Empiricus: 40,46%
  4. Nu Ultravioleta Multimercado FIC FIM: 39,55%
  5. FIDUC FIC FIM CP: 34,68%
  6. Inter Selection Multiestratégia FIC FIM: 30,55%
  7. Carteira Itau: 25,44%

Na mesma janela, o CDI marcou 47,25%. Veja que essa comparação já se estende por mais de quatro anos e podemos perceber que a gestão do Itaú está muito aquém das demais. Inter e FIDUC precisam trabalhar muito para chegar nos primeiros. E, entre esses, a gestão da Genial tem escolhido os melhores ativos desde então.

E por que não uma carteira de diversos fundos multimercados?

Você, porém, pode pensar: ok, mas e se escolhermos criar uma carteira de renomados gestores de fundos multimercados e fazermos a gestão? Até pode dar um pouco mais de trabalho, mas… não compensaria a cobrança da taxa de gestão?

Tento responder essa pergunta com a tabela abaixo. Veja a comparação da rentabilidade do FoF Vítreo Multimercados com vários fundos multimercados renomados:

Rentabilidades fundos multimercados versus FoF Multimercado Vítreo

Veja que, numa janela mais ampla, o FoF está pouco abaixo da média de rentabilidade. Já foi melhor, mas nos últimos meses ele vem decepcionando nos seus números. De qualquer forma, pensando a longo prazo, você precisaria acertar muuuito bem sua alocação para alcançar a mesma rentabilidade do FoF Melhores Fundos Vítreo. Isso ocorre basicamente porque o FoF realiza balanceamentos frequentes (principalmente quando está aberto para captação, onde os novos aportes ajudam a reequilibrar as alocações).

Além disso, pode permitir sua alocação em fundos com investimentos mínimos muito altos, inacessíveis para pequenos investidores ou para quem não quer se expor demais em apenas um gestor.

Fundos de fundos de investimentos (FoFs): o investimento compensa? 2

E, se analisarmos a fundo, a taxa de administração não fica tão mais alta, pois, além dos rebates, o FoF investe em estratégias com baixíssimas taxas anuais e ainda pagaria IR na venda de cotas (enquanto um FoF possui o benefício fiscal de ser isento) … Além disso, para receber os 0,75% de volta, precisaria emular exatamente a mesma composição do FoF.

Se usar, por exemplo, um fundo de inflação longa fora da Vítreo, pagaria mais do que 0,07% anuais ou então, um fundo cambial que cobraria mais do que 0,05%. Essas são as taxas que a Vítreo cobra para investimento em sua própria estratégia, o que faz com que a taxa geral do FoF seja razoável. É a mesma estratégia utilizada pela XP em seu FoF DNA Vision.

Volatilidade dos FoFs acompanhados

É claro que as comparações devem ser feitas com parcimônia, pois há diferenças de alocação entre ativos entre eles, como comentei anteriormente. Porém, é impossível chegarmos a um confronto ideal, até porque a parcela de multimercados em cada um deles é grande. E o que existe dentro de cada multimercado é uma caixinha de surpresas…

Enfim, temos de partir de algo. Afinal, “feito” é melhor que “perfeito”. De qualquer forma, compartilho também as volatilidades dos FoFs abaixo para apresentar uma ideia dessa variação de alocação.

Volatilidade dos FoFs da Vítreo, XP, Inter, Nubank, Carteira Itaú e Genial Performance

Conclusão

Bem, conclusão, conclusão mesmo, só vem com o tempo. Uma janela de pouco mais de dois anos ainda é baixa para decidirmos algo tão importante. É por isso que meus movimentos ocorrem aos poucos, sempre observando as tendências que analiso mensalmente. Atualmente possuo saldo no FoF Melhores Fundos da Vítreo, em sua versão Global e no DNA Vision da XP.

É uma estratégia que, se mantiver um bom rendimento, será o Santo Graal no equilíbrio entre rentabilidade e tempo demandado na gestão da carteira de investimentos. Se você faz questão de paz e tranquilidade, vale estudar essa possibilidade.

Ah, não é demais esclarecer que não estou recebendo um tostão das administradoras por apresentar esses resultados e dividir com os leitores minha escolha atual. A única forma que monetização desse blog é com alguns links de livros de Amazon, no uso da Remessa Online para transferência ao exterior e na divulgação de meu livro. 😊

E vocês, investem em fundos de investimentos? Em FoFs? Como está o planejamento para o futuro?

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

5 24 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
91 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Anônimo
Anônimo
1 mês atrás

Boa noite André; parabéns na dedicação ao blog. Uma dúvida, ETFs para ações até compreendo mas pq fundos para renda fixa? Nao seria mais interessante a própria diversificação no TD?

abs

Anônimo
Anônimo
Reply to  André
1 mês atrás

Opa André, respondeu sim!

A ideia então é a maior rentabilidade dos fundos vs TD.

Falando nisso, vc que tem mais experiência e acompanhou a crise de 2016/7. No TD já vemos taxas de 7%+ nos IPCAs, creio que desde a Dilma os valores não chegavam a este nível.

Lembro muito bem do saudoso VdR alocando uma paulada no TD semestral e assegurando bons valores nos cupons nessa época.

Como vc está vendo toda essa situação ? Alguma semelhança entre a economia atual e da época?

91
0
Por que não deixar seu comentário?x