Planilhas Financeiras

Olá, leitores!

Essa página foi construída com o intuito de agregar as planilhas e calculadoras financeiras que o blog disponibiliza gratuitamente. No momento, estou com 7 arquivos disponíveis para vocês.

Essas planilhas são utilizadas por mim já há algum tempo e tem sido muito úteis para o controle do orçamento e determinantes para a conquista da minha independência financeira. Talvez uma delas possa também ser útil a vocês.

Abaixo estão os acessos aos artigos que explicam seus fundamentos. Cada um deles possui, por sua vez, o link para receber um e-mail com o acesso de todas as planilhas de uma vez. Para usá-las corretamente, entretanto, é desejável a leitura atenta dos textos que as hospedam.

Planilha de Orçamento e Fluxo de caixa: essencial para o início e manutenção de sua jornada até a independência financeira. Veja conceitos sobre o assunto e porque muitos pensamentos sobre controle de orçamento estão errados.

Calculadora da independência financeira: uma ferramenta rápida onde, com apenas 4 variáveis sob seu controle, mostrará o quão longe (ou perto) vocês estão de sua real liberdade, mostrando o ano exato de sua conquista.

Planilha de Plano Patrimonial: um excelente instrumento onde vocês podem planejar todo seu futuro financeiro e avaliar se é possível aumentar suas previsões de despesas com taxas reais de juros compatíveis para seus investimentos e atingir assim, a independência financeira.

Sobre essa última existe ainda uma postagem explicando alguns de seus conceitos: “A TSR, a planilha de plano patrimonial e meu histórico na TRNP“.

Tabela de custos das corretoras de valores brasileiras e uma calculadora para estimar suas despesas mensais: contei nesse texto minha história com as corretoras no Brasil, minhas opiniões e disponibilizei uma tabela para comparação de suas tarifas, além de uma calculadora simples para estimar seus gastos de operação. 

Estratégias de operação de opções na estratégia de alocação de ativos: veja nesse artigo como uso as opções de ações em consonância com minha estratégia de alocação de ativos com uma planilha para controle das operações.

A construção inicial de uma carteira de ativos: nesse artigo, explico o que sugeri para minha filha na compra dos primeiros ativos de seu portfólio e disponibilizei uma versão simplificada da planilha eletrônica que utilizo para o controle de minha carteira de investimentos.

O objetivo principal dessas planilhas é unir eficácia, eficiência e simplicidade, de forma que seu uso torne-se um hábito. Espero que você, leitores, façam bons usos desses instrumentos e não protelem a busca de sua real liberdade.

Para acessar as planilhas diretamente, inscreva-se para receber a newsletter semanal do blog. Os leitores da lista possuem acesso à uma página privada no blog com os links diretos de cada uma delas.

Se tiverem dúvidas ou experiências, deixem seus comentários na própria página do artigo. Assim podemos ajudar futuros leitores!

Obrigado!