O blog

(04/01/2014) – Atualização

Após a viagem que deu origem ao blog (veja o texto inicial abaixo), fiquei alguns meses afastado das postagens. Concorrendo com minhas atividades diárias existia um desejo de compartilhar pensamentos, bons textos, recomendações de livros, etc, mesmo não ligados às viagens em si.

Não me apetecia, entretanto, criar outro blog e drenar tempo com duas administrações. Até por não possuir ambições comerciais, incorporei que, apesar de aparentemente misturar alguns temas, aqui é meu espaço, e o objetivo maior é guardar ideias e comentários aos quais atribuo significância e qualidade.

Se gerar discussões por quem se interessa, melhor ainda. Caso contrário, nada será perdido, pois acredito ser o local mais seguro para armazená-los, uma vez que posso fazer backup periódico sem estar sujeito ao vai e vem das redes sociais, onde a necessidade para rever uma postagem antiga demanda um esforço tremendo.

Acredito que o blog não se tornará um Frankstein, entretanto. O tema “Viagens” pode ter significados mais amplos. Eu explorei um desses significados na postagem “Investimento: uma viagem lenta?“, mostrando que investir financeiramente é também uma viagem lenta rumo à sua liberdade, onde ponderar o presente e o futuro é essencial.

As viagens, ou as nossas liberdades geográficas, estão intimamente ligadas à outras liberdades, como à liberdade política e intelectual ou à liberdade ou independência financeira. A primeira passa por não termos que pedir licença para expressar nossas opiniões e não permitir coerções para agir como bem entendemos. A segunda, possibilita criar condições que nos leve a depender menos de terceiros e sermos protagonistas, de fato, em nossa vida.

Na surdina, leis e regulamentações criadas pelo Estado têm impedido de sermos nós mesmos, de alcançar a plenitude de nosso próprio conhecimento e auto-estima, ao mesmo tempo que retira grande parcela de nossa responsabilidade na construção de nosso destino. A vergonha que a sociedade nos impõe para o consumo irracional de bens e a falta de alfabetização financeira é uma grande restrição para a maioria dos brasileiros, que continuam presos à corrida de ratos.

Assim, não é à toa que foram criados dois novos temas no blog: Liberdade Política e Liberdade, ou Independência, Financeira, cujos textos estão listados nas páginas do menu superior.

Por inspiração em uma conversa com um grande amigo, resumo a nova proposta na forma de um ciclo:

“A LIBERDADE só é frutífera quando, através de REFLEXÕES baseadas na sabedoria do real valor da vida, distante de bens físicos e oculto na rotina, nos possibilita viajar e desfrutar a estrada da vida na forma de uma DANÇA LENTA. Essas VIAGENS, físicas ou não, tornam-se possíveis quando percebermos que estamos presos em uma perversa corrida de ratos, e que sua porta de saída é gerenciar os INVESTIMENTOS de forma equilibrada, nos proporcionando tempo e independência. E são o tempo e a independência que viabilizarão a almejada LIBERDADE.”

Vamos então, aos poucos, iniciando essa construção…


Texto inicial “O blog”, de Dezembro de 2012.

Esse blog, o primeiro que escrevo, foi criado com o intuito de compartilhar lembranças de minha viagem à Ásia, além de incentivo para que outras pessoas se aventurem a empreender roteiros semelhantes.

O primeiro ponto é algo a ser levado em boa consideração. Já fiz algumas boas viagens na minha vida e as lembranças que permaneceram, resumem-se somente a fotos. Muitas contatos criados foram perdidos (antes do orkut/facebook isso era mais evidente), detalhes de passeios, hospedagens, comidas e cervejas… Hoje quando me perguntam algo mais específico sobre minha primeira viagem à Europa ou EUA, por exemplo, fico devendo. Muitas fotos sem lembranças das situações. Vamos ver se a prática da escrita e a tecnologia me ajuda a fazer diferente dessa vez.

O segundo ponto também é relevante. Fui muito auxiliado por pessoas do site www.mochileiros.com e outros blogs pela web. A ideia é retornar essa ajuda para quem realizar pesquisas na web sobre os lugares que visitei.

Reflexões sobre as viagens e suas consequências no nosso cotidiano estarão presentes. Acredito que novos horizontes e culturas revelam outras perspectivas na compreensão da realidade. Assim, embora esse blog esteja sendo criado com o objetivo primário da viagem, eventualmente não vou resistir em realizar outros tipos de postagens, mesmo que nem sempre ligadas diretamente ao roteiro da viagem em si. É uma experiência, vamos ver como vai ser. Os posts serão divididos em categorias, as quais ajudarão a dividir os assuntos.

Bem, e o primeiro ponto é não trocar a ordem natural das coisas. Primeiro a viagem, depois o blog… Vou tentar escrever nos momentos de descanso, dentro de trens, aviões, mas sem prejudicar o andamento natural na estrada. O segundo, é não tornar-se um escravo da liberdade. O conceito de liberdade pressupõe a ausência de dependência. Inclusive da própria liberdade.


Há várias opções para seguir as postagens do blog:

  1. Você pode assinar uma lista de emails. Aqui eu costumo enviar um e-mail semanal com novas postagens e atualizações;
  2. Você pode também acompanhar cada nova postagem por redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter ou Pinterest;
  3. Ou então assinar divulgadores de conteúdo como o Feedly, Inoreader ou Feedburner.

Ah, para entrar em contato, use o e-mail [email protected]!

Boas leituras e viagens!

4.8 4 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fiama
Fiama
2 anos atrás

Olá, tudo bem?
Estou conhecendo o blog agora por indicação, mais já estou gostando muito..

Thiago Catelane
Thiago Catelane
3 anos atrás

Estou conhecendo o blog agora
vou me aventurar pelas postagens e dae feedback.

Anônimo
Anônimo
10 anos atrás

Agora sim !!

5
0
Por que não deixar seu comentário?x