Rentabilidades das carteiras de investimentos

Nessa página, de forma resumida, são apresentadas as rentabilidades de todas as carteiras acompanhadas do blog

A partir de julho de 2020, o blog iniciou uma comparação das rentabilidades de 4 carteiras de investimentos, cujos comentários e detalhes de alocação podem ser lidos em três artigos diferentes:

  • A primeira iniciou-se em julho/2018 com a carteira gerida pelos robôs de investimentos. Essa carteira foi descontinuada em dez/23, pelos motivos expostos aqui.
  • A segunda, compara minha carteira ativa com a carteira passiva baseada em fundos de investimentos. Essa comparação se iniciou em jan/2019.
  • Por fim, em julho/2020, iniciei a apuração da rentabilidade de duas carteiras geridas com fundos de índices e ETFs. Uma delas, real e mais complexa. Outra, uma simulação com apenas 5 ativos.
  • Além delas, comparo as rentabilidades com dois FoFs (fundos de fundos) geridos pela Empiricus. Sua escolha se baseou apenas pelo maior histórico dos mesmos. Suas rentabilidades comparadas com outros FOFs podem ser comparadas nesse artigo.

Por que os FoFs?

A inclusão de um FoF justifica-se pelo fato de que o objetivo é sempre ponderar a rentabilidade com o tempo gasto no gerenciamento da carteira. É a estratégia que demanda menos energia possível, sendo atrativa se sua rentabilidade for similar aos demais.

Além da simplicidade do investimento, sua maior vantagem é o rebalanceamento interno, mais frequente do que faríamos se montássemos uma carteira com vários fundos de investimentos (prazos de resgates longos). A desvantagem é uma taxa de administração adicional, que, no caso da Empiricus é de 0,75% ao ano, que se soma às taxas dos fundos que o compõem (embora existam rebates que diminuem esse diferencial).

Lembrando que a partir de 2020, iniciei uma comparação de rentabilidade do Vítreo FoF Melhores Fundos com seus concorrentes da XP, Itaú, Banco Inter, Nubank, Genial e outros. Acesse para checar.

Na tabela abaixo você encontrará dois FoFs. O FoF Multimercados investe apenas em gestores brasileiros (eles, portanto, tem mandato para investir no exterior), enquanto o FoF Blend Global investe uma parcela em fundos no exterior.

Premissas

Algumas premissas para comparar as rentabilidades das carteiras de investimentos:

  • O ano de 2019 mostra apenas as carteiras ativa e passiva, uma vez que o FoF Vítreo iniciou somente em abril/19;
  • O ano de 2020 adiciona as carteiras de ETFs e o FoF Melhores Fundos. Apesar da carteira de ETFs ter iniciado no segundo semestre, simulei as rentabilidades do primeiro semestre para possibilitar a comparação anual;
  • O ano de 2021 adiciona o FoF Melhores Fundos Blend;
  • Como a carteira dos robôs foi descontinuada em 2023, optei por retirá-las da comparação. Acesse seu histórico detalhado para checar, se desejar.
  • O percentual de renda variável em cada carteira de investimentos varia um pouco: vai de cerca de 1/3 nos fundos de investimentos ativos e carteira completa de ETFs até uma média de menos de 30% na carteira ativa e 40% na carteira de ETFs simples. A carteira ativa e de ETFs possuem ainda um percentual de cerca de 15% de fundos imobiliários e de proteções de dólar e ouro.

Resumo das carteiras de investimentos

  1. Carteira ativa: é a minha alocação de investimentos original, composta por 4 pilares: renda variável (ações), renda variável (fundos imobiliários), renda fixa e câmbio. É a carteira que toma mais tempo de gerenciamento, uma vez que todos os ativos são individuais e exigem uma análise exclusiva;
  2. Carteira passiva: essa carteira foi denominada “passiva” e é comparada com a anterior em um post específico. Ela é composta por fundos de investimentos (multimercados, ações, renda fixa crédito privado) e FoFs de fundos imobiliários. É uma carteira que exige bem menos tempo de gerenciamento, mas há problemas para um rebalanceamento efetivo, em função dos longos prazos de resgates;
  3. Carteira de ETFs, ou fundos de índice: em relação ao tempo demandado, possui vantagem em relação à carteira ativa, pois a necessidade de estudos de ativos individuais não existe. Porém, exige algum tempo na escolha dos ETFs (tempo que ficará maior se a oferta aumentar) e, principalmente, no rebalanceamento regular;
    4.1 -> Estou fazendo também uma simulação de uma carteira simples de ETFs com apenas cinco ativos.
  4. “Carteira” no fundo de fundos da Empiricus/BTG: é a alternativa que exige disponibilidade de menor tempo, juntamente com os robôs de investimentos (seu trabalho é só aportar). Possui uma boa diversificação, mas o risco financeiro fica concentrado em apenas um gestor.

Rentabilidades históricas

Carteira04-12/19201920202021202220232024
Carteira Ativa18,57%25,16%11,89%6,29%10,15%17,06%-0,08%
Carteira ETFs Simples17,84%1,04%3,95%16,05%0,80%
Carteira ETFs Completa11,18%3,82%-1,71%17,26%2,59%
Carteira Fundos de Investimentos12,77%16,40%3,66%1,39%0,40%15,48%1,00%
FoF MF Blend3,40%0,48%13,46%0,86%
FoF Melhores Fundos9,91%11,24%1,07%3,33%15,18%0,22%
IPCA + 5%7,61%9,91%10,12%15,62%11,13%10,01%1,92%
Ibovespa21,20%31,60%2,92%-11,92%4,68%22,25%-3,85%
CDI4,14%5,67%2,56%4,38%12,39%13,04%1,77%

Rentabilidades 04/2020 a 2023* (gráfico)

Rentabilidade acumulada de todas as carteiras do blog
* Os FOFs Vítreo Blend e XP DNA Vision iniciaram em abril de 2020

Reforçando, essa página tem o propósito de apenas apresentar as rentabilidades, sem comentários. Para entender as alocações e as razões dos resultados de rentabilidade, guie-se pelos textos abaixo.

Páginas para detalhar as alocações e rentabilidades das carteiras no blog

Rentabilidade das carteiras ativa e passiva
Rentabilidade das carteiras dos robôs de investimentos
Rentabilidade de uma carteira de ETFs e fundos de índice

Remessa Online - cupom de 15% de desconto
Acesse por esse link rastreável: agora é tudo automático na sua tela.

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

5 14 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
80 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Anônimo
Anônimo
2 meses atrás

Minha carteira passiva rendeu 16,14% em 2023

Edmilson
Edmilson
6 meses atrás

Seria interessante saber a composiçao de algumas destas carteiras, nao sei se ja divulgou em algum lugar no blog. Por exemplo quais fundos investe, quais ETFs, qual a alocação (quanto % em renda fixa e renda variavel) pra ter uma ideia melhor. Fala um pouco tambem sobre estas carteiras digitais (robos). Em que elas investem?

Anônimo
Anônimo
10 meses atrás

Resumindo, se não sabe investir vai no IPCA+ALGO, se sabe já outra coisa, mas tem que se dedicar. Eu já desisti de achar bons fundos, ações, montar carteiras e etc, vou no IPCA+7,5/8,0, pelo risco quase 0% e bate BOVESPA e 99% dos fundos.

Thiago
Thiago
Reply to  André
10 meses atrás

Andre,

Vi um cálculo que demostra que mesmo em caso de hiperinflação, os títulos públicos ipca+ sempelre terão rentabilidade real. De uma pesquisada melhor sobre esse assunto.

Thiago
Thiago
Reply to  André
10 meses atrás

Andre,

Mesmo com caso Americanas, problemas em Cris de alguns Fiis, eu sou um entusiasta em crédito privado no Brasil. O potencial de ganho e muito bom e podemos diminuir o risco pulverizando em vários ativos.

zeze
zeze
1 ano atrás

Ola Andre, Mais um mes em que a sua carteira ativa bate os outros portfolios, e por larga margem, assim como bateu tambem de 04/2020 a 2023. Na sua opiniao, de onde vem esta performance bem acima dos gestores profissionais (estou falando dos Fundos e FOFs) que voce tem conseguido, algumas coisas que me passam pela cabeca, mas gostaria de ouvir a sua opiniao: – Taxas cobradas pelo gestor profissional. – Voce e mais capaz de gerar alpha do que os gestores profissionais. – A alocacao que vc faz e muito diferente da dos gestores profissionais. – Voce esta correndo… Leia mais »

zeze
zeze
1 ano atrás

Ola Andre,

Carteira ativa deu mais de 10% em 2022. Nossa cara foi muito bom.
O que foi feito nesta carteira?
Qual a alocacao de ativos?

Obrigado pelo trabalho

Simplicidade e Harmonia
1 ano atrás

André,

Esse foi um ano difícil para os investimentos… Exceto para entradas e saídas pontuais – algo que preciso aprender a fazer com mais eficiência. rsrsrs

Já aproveito para te desejar um Feliz 2023. Que seja um ano de muita saúde, paz, prosperidade, amor e harmonia para você e seus familiares.

https://simplicidadeeharmonia.com/

Aposentada aos Trinta
1 ano atrás

Interessante sua comparação André! Eu só tenho ressalvas com fundos de investimentos. Talvez por já ter participado da cozinha de alguns, rs, mas acho que é um tanto quanto injusto você deixar 20% da performance da carteira com eles, quando batem o benchmark, mas não cobrar esses mesmo 20% quando eles ficam pra trás. E pelas suas comparações, o Fof sempre fica para trás né? Sei que é um curto período de tempo, mas quando você aumenta o número de intermediários ganhando junto com você, dificilmente a rentabilidade acumulada final é maior. Tem uma explicação incrível sobre isso no começo… Leia mais »

Simplicidade e Harmonia
1 ano atrás

André,

Carteira ativa e IPCA + 5 estão praticamente iguais… São nesses momentos que fico pensando se o risco realmente vale a pena. Em casos pontuais, sim, mas na maioria das vezes… talvez não. É algo no que tenho pensado.

Te convido também a conferir meu novo post:
https://simplicidadeeharmonia.com
Boa semana!

Last edited 1 ano atrás by Simplicidade e Harmonia
LadySmith
LadySmith
1 ano atrás

Gostaria de ler um post sobre como se aposentar, ou como vcs dizem, ser FIRE com 1 milhao de reais. Atingi a pouco esta marca e parei, agora nao sei como investir para gerar renda suficiente. Ajuda por favor!!

Aposentada aos Trinta
Reply to  LadySmith
1 ano atrás

Você pode começar aos poucos, investindo em renda fixa. Aproveite que esse mercado está pagando taxas boas! Mesmo se você montar uma carteira de Tesouro Direto, já vai ter renda semestral para ter uma noção do quanto pode gastar.

bilionariodozero.blogspot.com
1 ano atrás

Olá, que bom que a rentabilidade da gestão ativa está indo melhor que as outras, eu acho que pra grande maioria das pessoas a rentabilidade seria pior que os ETF de índices.

Simplicidade e Harmonia
1 ano atrás

André,

Novamente a renda fixa com taxas interessantes!

Renda Variável, para quem sabe bem o que está fazendo, é um momento de boas oportunidades. Eu vou de Renda Fixa, com poucos aportes em RV por hora.

Essa semana fiz um post sobre um tema que nunca pensei que escreveria no blog: atividade física. Se quiser, confira no link abaixo: 
https://simplicidadeeharmonia.com/praticar-atividade-fisica

Boa semana!

Last edited 1 ano atrás by Simplicidade e Harmonia
Rafael
Rafael
1 ano atrás

Resumo: se vir QQ coisa ipca+6 compra q vai dar bom.

Eder Menezes
Eder Menezes
2 anos atrás

Chief, bom dia. Eu cheguei a conclusão que sou bem mais moderado do que gostaria de ser. Depois de muito estudar, inclusive com a ajuda do amigo, decidi fazer este caminho: Comprar TD 2055 com juros semestrais até atingir a qtde de títulos que me paguem cupons necessários para minha renda mínima, onde poderei viver tranquilamente sem muitas dores de cabeça. Quando atingir esta meta, reinvestirei os cupons até meu uso fruto, aumentando o porquinho. E todo dinheiro extra e novo, direcionarei para RV em dolar, mais especificamente no VT. O que achas? Abraços

Eder Menezes
Eder Menezes
Reply to  André
2 anos atrás

Opa, buenas. Grande resposta. Já estava matutando sobre isso tbm, desse risco Brasil, que por mais que seja “seguro”, eh Brasil. Valeuuuu. Abraços

Lucas Áquila
Lucas Áquila
2 anos atrás

Muito obrigado por todas as análises e informações relevantes neste ano que passou. Sucesso, bons investimentos (em meio a todas adversidades e desafios que temos) e tudo de melhor em 2022!

Thales
Thales
2 anos atrás

Prezado Andre, Parabéns pela caminhada e história de Independência Financeira. Li muito de seu Blog e senti confiança na caminhada por uma vida mais livre. Comecei a vislumbrar possibilidade de uma vida financeira tranquila há 4 anos, depois de ter me estabelecido na cidade que sempre sonhei e em um emprego relativamente bacana na minha área. No entanto, tenho muito receio de perder meu emprego. Trabalho em uma empresa de economia mista que vive a sombra de uma privatização e possivel realocação para São Paulo, pra onde eu jamais iria. E conseguir me recolocar por aqui ficaria complicado sem se… Leia mais »

Thales
Thales
Reply to  André
2 anos atrás

Andre, Obrigado pelo retorno. Muito bom saber, se algo acontecer antes do planejado acho que vou me dar ao luxo de tentar ser gestor do meu portfólio em busca do (ipca + 6%) pelo menos por 2 anos. hehehhe Qualquer coisa volto para o mercado de trabalho mesmo ganhando menos. Vou ler seu livro para entender seu histórico, Mas é bacana ver que seus retornos foram muito bons, principalmente no período Dilma em que tudo caiu. Atualmente estou bem exposto a RV mas bem diversificado, acabei ampliando muito o numero de Ações e Stocks na crise. Quero simplificar um pouco… Leia mais »

Thales
Thales
Reply to  Thales
2 anos atrás

Meu aporte anual está em torno de 7% do patrimônio o que somado a reserva de oportunidade já da comprar alguma coisa a bons preços. Acrescentando – caso ocorra uma crise. heheh

Anderson
Anderson
2 anos atrás

Gostei de ver as carteiras de ETFs performando bem no consolidado! No longo prazo a diversificação barata e rápida dos ETFs mais acerta do que erra

Turkoinvestidor
2 anos atrás

Parabéns pela a publicação andre. No caso como você escolheu o core nós eua que faz a alocação dos ativos para vc em único etf, vc vai fazer a comparação dele também com essas carteiras suas???
seria legal para ver entre retorno x tempo despendido para gerenciar.

eric
2 anos atrás

André, acho interessante sua diversificação, sendo que somente uma parte da sua carteira requer uma maior atenção, que obviamente é a parte ativa da sua gestão de recursos e que, pela rentabilidade demonstrada, parece estar sendo bem gerida!!

Éder Menezes
Éder Menezes
3 anos atrás

Fala André, tudo certo? Tu já chegou a avaliar uma carteira 100% ações, sendo metade Brasil e metade global em dólar? Tipo 45% BOVA11 (e/ou via fundos) / 45% SPXI11 (e/ou via fundos globais) / 10% Caixa. Historicamente seria uma carteira bem hedgeada, não? Abraços.

Jeferson
Jeferson
3 anos atrás

Boa noite André, tenho acompanhado seu blog……boas postagens, parabéns !!!!!!!!!!!!!! Se possível poderia me dar uma opinião sobre fundos de ações????       Explico, sempre investi em RF, mais precisamente nos últimos 10 anos…..comecei migrar para renda variável em meados de 2019, e em fundos de ações. (detalhe: levei uma cassetada com Alaska e saí bem rápido…..sorte que escolhi outros fundos e me recuperei….rs….) E meu gestor recomenda fundos de ações até pelo fato de não precisar acompanhar o mercado sempre….      Hoje tenho minha carteira em:                                – 70% em Renda fixa (CDB’s prefixados por volta dos 11,5% aa);                              – 10% em 3… Leia mais »

Jeferson
Jeferson
Reply to  André
3 anos atrás

Boa noite André !!!!!!!!! primeiro muito obrigado pelo retorno…..em suma está em linha com o que eu pretendo fazer, ou seja, aumentar a fatia em renda varável. Eu perguntei sobre os fundos por que a comunidade FIRE em geral é contra, e eu particularmente acho uma forma de diversificar. 2019 teve fundo entregando 60% e isso é bem atrativo, pensa…. Quanto aos CDB’s eu vou mantê-los até o vencimento, acredito ser uma taxa boa prefixada de 11,5 % aa (isso na média, tenho alguns de 13%aa) e todos vencem em 2023. No geral estou aportando em ações e FII’s….. Deixo… Leia mais »

Henrique
Henrique
3 anos atrás

Bom dia Andre! Uma dúvida: como você vai conseguir acompanhar agora 4 carteiras, fazer o rebalanceamento de 4 carteiras (ativa, ETF passivo, ETF ativo e carteira fundos)? Eu também estou pensando em migrar para duas carteiras, uma com FIIs e no máximo 10 ações de dividendos, e uma “passiva”, com ETFs. Mas estou em um momento complicado na carreira, muita coisa no trabalho e pouco tempo para acompanhar, até o rebalanceamento está difícil de fazer. Você com o tempo pelo jeito irá migrar todo o seu investimento para a carteira passiva de ETFs né?

Henrique
Henrique
Reply to  André
3 anos atrás

Maravilha!! Poderia disponibilizar essa planilha de ETFs, seria uma grande ajuda nesse início. Outra coisa, se não me engano você utiliza ou utilizou a Socopa por um tempo né? Eu utilizo mas depois que eles mudaram ela inteira, até o nome mudou, estou pensando em mudar para outra corretora. Não me pareceu uma atitude empresarial bem pensada fazer uma mudança tão brusca que nem os próprios correntistas ficaram sabendo da mudança.

Anônimo
Anônimo
3 anos atrás

Bom dia André, excelente post! Uma dúvida, quais ETF estariam nessa carteira ETF simples?

Anônimo
Anônimo
3 anos atrás

trabalho sensacional

Rodrigo
Rodrigo
3 anos atrás

Bom dia Andre, achei interessante você também começar a aportar na carteira da Vitreo, por toda a experiência que você tem com gestão ativa. Eu atualmente tenho uma carteira de fundos, que realmente dá um trabalhinho de administrar, especialmente devido à logistica de realocação, e estou pensando também em utilizar a Vitreo. Porém, tenho visto muitas reclamações sobre a plataforma no Reclame Aqui, e também já estou com dificuldades para abrir a conta devido a erros na plataforma. Por isso gostaria de saber sua experiência com a Vitreo, até o momento, pela sua experiência, você recomennda? A ideia dos cashbacks… Leia mais »

Henrique
Henrique
Reply to  André
3 anos atrás

Parece que o banco Inter também tem um FoF de fundos. É chamado FIA Inter Selection.

EDER MENEZES
EDER MENEZES
3 anos atrás

Boa tarde, Andre. Descobri o blog tem umas duas semanas e ainda estou me inteirando dos artigos, mas já notei que o material, muito valioso por sinal, vai muito de encontro com o que procuro para estudar e aprender na viagem para minha independência financeira. Parabéns! Cfme falamos por email, estou montando um portfólio de longo prazo e meu perfil é de delegar, ou seja, preferencia por ETF e Fundos. Pra mim, hoje o FoF Melhores Fundos da Vítreo é a alternativa mais passiva e eficaz para investir em fundos. Por isso fiquei nele como meu principal destino para investimento.… Leia mais »

EDER MENEZES
EDER MENEZES
Reply to  EDER MENEZES
3 anos atrás

Apenas complementando o texto já alongo acima (hehehe), minha reserva de emergência já está estabelecida (6 meses do meu custo mensal), e a mesma não está considerada no portfólio acima.

EDER MENEZES
EDER MENEZES
Reply to  André
3 anos atrás

Verdade. Se estiver tudo em fundos/FoFs, só terei a reserva de emergência para aportes de oportunidade, fora os aportes mensais. Bom ponto e levarei em consideração.

EDER MENEZES
EDER MENEZES
Reply to  André
3 anos atrás

Obrigado novamente, André! Eu tbm estou por este caminho. Mesmo que obtenha uma rentabilidade menor, mas que atenda minha TNRP, estará perfeito. Ideia é fazer o dinheiro trabalhar para mim e não o contrario.

Vou dar uma reanalisada de como operacionalizar suas sugestões e volto aqui para continuarmos as trocas de ideias.

Obrigado mais uma vez!

Abraço

EDER MENEZES
EDER MENEZES
Reply to  André
3 anos atrás

Don Andre, bom dia. Não vi nenhum post no blog sobre viver de dividendos. Já chegou a avaliar viver de renda vs viver de dividendos.Como estou ainda montando o portfólio e tenho uns 10 anos pela frente para reinvestir os dividendos e auto alimentar a carteira (além dos aportes recorrentes), essa questão dos dividendos (tipo método Luis Barsi) entraram na mesa para avaliação tbm. Qual sua vivencia/opinião sobre? Abraços.

Leonardo
Leonardo
3 anos atrás

Olá, André.
Gostaria de saber como vc faz o cálculo de rentabilidade da sua carteira.
Eu já vi em outros textos seus que vc utiliza o Microsoft Money, certo? Mas para fundos de investimentos ele tb é viável? Pergunto isso pois estou procurando um meio para agilizar meu controle de investimentos. Já vi alguns aplicativos como o Kinvo que torna as coisas mais automáticas, mas não possui todas as funcionalidades que eu desejo.

Danilo
Danilo
3 anos atrás

Parabéns pelo post André.

Obrigado por compartilhar conosco, vou acompanhar de perto, pois com certeza será de grande valia para meu aprendizado considerando que estou no início da jornada até a “FIRE”.

Abraço!

Anônimo
Anônimo
3 anos atrás

Ótimo post, apesar de que somente no longo prazo será possível concluir algo.
De qualquer forma estou na mesma situação, apesar de ainda estar na metade do caminho da IF, pensando se compensa fazer gestão ativa. Até o momento tem compesado, mas acredito que tenha sido por sorte (ou risco extra mesmo).

Dentro da Vitreo, qual a vantagem que vc vê no FoF em relação a carteira universa por exemplo? Acho esses 0.75 adicionais muito alto. Sabe quanto o rebate consegue diminuir?

80
0
Por que não deixar seu comentário?x