Quais as menores taxas de corretagem das principais corretoras de valores? Quais delas possuem tarifa zero?
Veja um ranking com suas taxas atualizadas e uma calculadora que soma automaticamente os custos de suas operações mensais.
Há quinze anos, escolhi a Easynvest (antiga Título Corretora e em setembro de 2020, vendida para o Nubank) para investir no Tesouro Direto, fugindo das proibitivas taxas de corretagem dos grandes bancos. Posteriormente, operando com ações tornei-me também cliente da Rico (ex-Link/Octo). Em seguida, tornei-me cliente da XP, que por um bom tempo custodiou parte de minha carteira ativa de investimentos.
Em 2013 comecei a usar a Socopa, que alterou o seu nome para Singulare em novembro de 2020. Satisfeito com ela, uma guerra de preços surgiu na segunda metade de 2017 com as corretoras Modal e Clear. Fiquei com a Clear, principalmente em virtude da adoção da corretagem com tarifa zero. Hoje, diversifico meu portfólio em 6 corretoras.
Veja as variáveis decisivas para a decisão e um ranking atualizado de seus custos em planilha eletrônica em conjunto com um simulador para checar seus custos mensais.
- A importância de uma menor taxa de corretagem no longo prazo
- Como escolher a melhor corretora de valores
- O ranking das taxas de corretagens das principais corretoras de valores
- 1) Taxa para custódia do Tesouro Direto
- 2) Taxa para custódia de renda variável tarifas de renda fixa
- 3) Taxas de corretagens para compra e venda de ações e fundos imobiliários (posição)
- 4) Taxas de corretagens e margens para minicontratos day-trade e posição
- 5) Taxas para aluguéis de ações
- 6) Limite de margem
- 7) Tarifa de saque
- Calculadora dos custos de operação nas corretoras
- Palavras finais – qual a melhor corretora de valores?
A importância de uma menor taxa de corretagem no longo prazo
Apesar de operar relativamente pouco, uma das bandeiras mais importantes para se alcançar a independência financeira e aposentadoria antecipada é manter os custos fixos baixos. Será um grande diferencial no longo prazo para sua carteira de investimentos.
Para os traders, é essencial: em virtude do alto volume de operações semanais, escolher uma corretora de valores com custos de corretagens baixos, ou mesmo com taxa zero, define o sucesso ou a ruína no mercado financeiro.
No ano de 2021, entretanto, estamos vendo a maioria das corretoras anunciando taxas zero para movimentação de praticamente todos os tipos de corretagens, o que faz com que a escolha recaia sobre outras variáveis importantes, como veremos abaixo.
Por outro lado, continuar a operar em uma corretora com taxas parece ser cada vez mais um contrassenso, uma vez que temos agora várias opções com tarifas zero.
Assim, há muitos outros aspectos a se considerar para escolher uma boa corretora de valores para operar na bolsa. Vamos conhecê-los!
Como escolher a melhor corretora de valores
Antes de se decidir por uma corretora de investimentos, o investidor deve definir em qual mercado operará. A opção poderá ser diferente dependendo se o foco for em ativos de renda fixa ou renda variável.
O importante é, inicialmente, não perder o foco de seus objetivos e fazer uma avaliação racional: apenas assim você poderá definir quais são as melhores corretoras de valores para operar ações e outros papéis.
1. Segurança
Quando expus minha saída do Bradesco para o Banco Inter, comentei sobre a saúde do banco através das análises do site Banco Data, fonte que pode ser consultado para verificar também a condição financeira das corretoras de valores.
Podemos ficar relativamente tranquilos: elas são apenas agentes intermediários entre você e os estabelecimentos de custódia. Mesmo que ela venha a falir, seus ativos estão preservados e é relativamente fácil transferi-los para outra corretora posteriormente. Logo, não há necessidade de gastar muita energia e preocupação nesse ponto.
O dinheiro parado na conta da corretora, é, contudo, uma exceção: não possui garantia alguma. Além disso, normalmente ele não é remunerado. Isso pode ser um problema apenas para quem opera mercados futuros, seja dólar ou índice.
A maioria das corretoras permite que o cliente coloque ordens de compra sem a necessidade de possuir o dinheiro na conta, através de uma margem garantida pelos seus ativos, explicada no item 6. Com a zeragem atual nos custos da maioria das corretoras de valores, talvez hoje esse seja o item mais importante na tomada de decisão.
2. Atendimento e Assistência
Produtos mais caros possuem melhor qualidade? Nem sempre. A corretora de valores que historicamente possuiu os maiores custos em renda variável, a XP, foi uma das piores em atendimento quando fiz a pesquisa. Idem para a Rico, do mesmo grupo.
A Clear, que também pertence ao grupo XP e possui tarifas zeradas há muito tempo, foi a melhor entre as 3 no atendimento, quando construí o ranking das taxas e tarifas e entrei em contato para tirar algumas dúvidas. O atendimento da Rico e XP foram muito piores do que da Clear: chats retardados e má assistência até no Facebook. Ou seja, mesmo cobrando caro na época, não entregaram um bom atendimento.
Claro que isso pode ser pontual. O interessante é fazer seus próprios testes e analisar qual deixará a melhor impressão.
As demais retornaram à solicitação no dia seguinte. A Modal não respondeu o e-mail, mas consegui as informações posteriormente via chat. A Órama, objeto de investimento da gigante SulAmérica, foi excelente no atendimento por e-mail, respondendo todas as dúvidas de tarifação em menos de 24hr. Já o Banco Inter é sofrível: eles oferecem apenas atendimento via chat (com um robô tão estúpido como a Rico) com um extenso tempo de retorno.
A Nova Futura respondeu rapidamente, enquanto a Necton que foi recentemente objeto de proposta de compra do BTG Pactual, não respondeu o primeiro e-mail e, após 20 dias, precisei reenviá-lo. Na atualização de janeiro/2020 desse post, o BTG Pactual não respondeu ambos. Isso ocorreu somente após nova revisão de julho/2020. Demorou um pouco, não?
Já a Netcon respondeu um dia após a segunda tentativa, mas faltou explicar os limites de margens. Reenviei e fiquei sem resposta.
O atendimento da Clear é inferior ao da Singulare (antiga Socopa e minha escolha nesse quesito), mas melhor que a Genial. Esta ainda possui alguma dificuldade com os e-mails, mas, com um bom assessor de investimentos, pode ser melhor.
A Vítreo entrou recentemente na briga, em novembro de 2020. Eu já era cliente de alguns de seus fundos de investimentos, e testei novamente seu atendimento vinculado ao novo home-broker. Continua muito bom. O agente, não entendendo corretamente um questionamento (talvez um pouco complexo mesmo), ligou no meu celular para tirar a dúvida e respondeu-o prontamente.
Algumas corretoras, como a XP, BTG e Genial possuem uma diferenciação no atendimento pela possibilidade de utilizar um agente autônomo próprio, caso deseje um atendimento exclusivo. Em geral, entretanto, elas cobram taxas um pouco maiores do que a média, como veremos na sequência. Não existem almoços grátis!
3. Gurus de investimentos
Algumas corretoras utilizam nomes conhecidos no mercado, para conquistar novos clientes. A Clear, voltada mais aos traders, sempre possuiu uma equipe famosa e a Modal já contratou nomes de peso. A Genial gosta de jornalistas famosos e jogadores de tênis. Rico e XP também investem em grandes nomes. Já a Singulare, BTG, Órama, Mirae, Necton ou a MyCap utilizam pouco desse marketing.
Meu pitaco aqui é o seguinte: você compra um produto apenas porque o Neymar, o Tony Ramos ou a Fátima Bernardes estão o anunciando? Ou acredita que nada disso importa, a não ser que você vá usar alguma ferramenta específica? Por exemplo, se você prefere operar por análise técnica e gosta do Fernando Goés, talvez se sinta à vontade de operar na Clear, onde ele possui uma sala de análise diária.
Na maioria dos casos, entretanto, não se deixem levar por esses apelos que nunca influenciaram minhas decisões. Avalie realmente qual sua demanda e aja conforme suas necessidades.
4. Plataforma de investimentos
Vejo em grupos nas redes sociais que muitos gostam de determinada corretora de valores em virtude das opções de investimentos que oferecem aos seus clientes, como CDBs, LCIs, COEs, ofertas públicas, debêntures etc.
Se investe muito em fundos de investimentos, escolher uma plataforma completa pode ser uma mão na roda. E as melhores nesse quesito são a XP, a Genial, o BTG Pactual e a Vítreo. A Pi Investimentos está entrando nessa briga após sua fusão com a Toro.
A Pi Investimentos, assim como o Banco Inter e a Vítreo, devolve parte do rebate das taxas de administração dos fundos de investimentos para o investidor (aquela taxa que remunera os agentes autônomos nas corretoras tradicionais).
Ou seja: você paga tarifas menores para os mesmos produtos. São as melhores plataformas para se investir em fundos. Como possuem também taxa zero para os demais ativos, podem ser as melhores escolhas para concentrar todos os investimentos em apenas um lugar.
5. Home-broker (HB)
Se você opera constantemente, usará muito os home-brokers das corretoras. Quem opera com day-trade, exige uma boa plataforma gráfica. As corretoras de valores possuem sempre uma opção gratuita e algumas pagas, como a “Metatrader 5”. O menu de opções e os preços são amplos. Analise as condições de oferecimento em cada uma das empresas.
Se você não opera com day-trade, um bom home-broker (HB) dará conta do recado. A maioria dos HBs das corretoras de valores possui gráficos simples para consulta, permitindo a incorporação de indicadores de médias móveis, bandas, tendência, volume, etc, além de outras funções úteis e necessárias à determinadas estratégias.
O HB da Rico e da XP são muito bons, mas ainda prefiro o home-broker da Singulare. Versátil, permite colocar várias abas no grid de cotações de uma forma simples, e oferece excelentes variáveis para otimizar as colunas, assim como um bom sistema de alertas por e-mail.
A Singulare, aliás, é única que oferece uma funcionalidade que gosto muito: a possibilidade de incorporar colunas no grid de cotações com a rentabilidade mensal e anual dos ativos. Algo que nem a Vítreo, com seu novíssimo HB permite (uma decepção).
A plataforma da Clear foi alterada em setembro de 2020 e melhorou muito na possibilidade de customizar o grid, mas ainda falta um bom gráfico. Idem para a plataforma on-line da Modal, que, entre todas, possui a usabilidade mais confusa. Em dezembro de 2019, apresentou graves problemas de instabilidade.
A plataforma da Genial é atual, equilibrada e bonita, mas o grid também possui limitações. Em maio de 2019, zerou a cobrança de várias plataformas se você operar ao menos uma vez por mês, o que pode ser atraente para os traders. A Easynvest apresenta um lay-out agradável, mas não permite boas customizações das janelas de operação (para quem usa monitor ultra wide, é um desperdício), embora possua um bom gráfico integrado no próprio home-broker, assim como a Singulare.
Não conheço as plataformas da Nova Futura, Órama Necton e Mirae. Se desejar deixar um comentário e enriquecer o texto, ele será muito bem-vindo!
6. Taxas de corretagem
Como comentei, diminuir os custos de operação é importantíssimo para a abreviação do tempo até a independência financeira, mas é necessário avaliar também todos os itens expostos acima.
Felizmente, a maioria das corretoras hoje oferecem taxas zero para quase todos os investimentos, o que hoje, na segunda metade de 2021, torna o uso da tabela que criei há três anos, menos útil.
De qualquer forma, mantenho-a atualizada apenas para que os investidores avaliem se realmente vale a pena continuar pagando corretagem em algumas empresas do mercado. Além disso, o texto a seguir facilita compreensão de alguns conceitos utilizados no mercado.
O ranking das taxas das corretoras de valores está em constante atualização. A expectativa inicial é torná-lo um guia para novos investidores que buscam menores taxas de corretagens para investir na bolsa brasileira. Felizmente, hoje as escolhas estão bem amplas.
Talvez alguém sinta falta das corretoras dos grandes bancos. Minha opção foi deixá-los de fora, pois, em média, cobram taxas muito acima do mercado, embora haja uma mudança à vista em função da concorrência entre os agentes financeiros.
O Itaú, por exemplo, já não cobra taxa de custódia e nem taxa de corretagem para os fundos imobiliários e seus ETFS. A Caixa Econômica Federal cobra por volume operado no dia. Varia de uma taxa fixa de apenas R$ 0,75 para um volume diário de até R$ 200,00, passando a 0,25% para volumes até R$ 3.000,00.
Em julho/20, o Santander zerou todas as taxas de custódias e está cobrando apenas R$5,00 pela corretagem, mas apenas se a operação for feita pelo app próprio. Infelizmente, compras via home broker, continuam sendo cobradas pela tabela do Ibovespa.
O ranking das taxas de corretagens das principais corretoras de valores
As corretoras estão apresentadas na coluna “A” a partir da linha “7”. As diversas operações, expressas nas linhas “4” e “5”, envolvem tantos os custos quanto as informações de margens e serão explicadas nos tópicos abaixo. A calculadora está nas linhas “16” a “22” e colunas “V” e “W”. Coloquei uma seta para identificá-la em monitores menores. Sigamos inicialmente pelas colunas.
1) Taxa para custódia do Tesouro Direto
O Tesouro Direto cobra uma taxa anual de 0,25% sobre o montante aplicado, com isenções para Selic até R$ 10mil investidos. No passado, as corretoras de valores cobravam uma taxa adicional, mas a concorrência a fez desaparecer.
Os bancos ainda resistiram um tempo nessa cobrança, com exceção do Banco Inter, que iniciou sua plataforma de investimentos com isenção de taxas. Talvez isso fomentou uma adaptação dos grandes bancos.
No mês de setembro de 2019 houve a exclusão da custódia do Tesouro Direto por grandes bancos de varejo, como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, oferecendo uma grande vantagem para os investidores que usam apenas o Tesouro Direto, evitando TEDs de recursos para as corretoras. Leia um excelente artigo do blog Valores Reais com as novidades.
Ao final, o custo de investir no Tesouro Direto hoje não é uma opção, e sim uma exigência do consumidor. Atualmente temos vários fundos de investimentos que investem em títulos do tesouro com taxa zero, tornando, aos poucos, o investimento direto nos papéis anacrônico. Os fundos do BTG Pactual, da Órama, Pi Investimentos, da Rico e da Vítreo, são os representantes dessa opção.
2) Taxa para custódia de renda variável tarifas de renda fixa
Sobre a renda fixa, as corretoras não cobram taxas explícitas, mas lembrem-se que, para títulos bancários, sempre há o famigerado spread, uma tarifa sempre oculta nas corretoras de valores. Investindo diretamente no banco, em geral a remuneração é maior. Ou seja, a corretora pode propagandear que não possui tarifas para renda fixa, mas oferece um CDB a 100% do CDI de um Banco X, e o mesmo banco X disponibiliza o mesmo CDB por 102%. Pronto! você pagou 2% do CDI como uma taxa oculta!
Já as cobranças das taxas de custódia sobre a renda variável já foram muito comuns até recentemente, mas com a guerra de preços envolvendo até os grandes bancos, a maioria das corretoras as eliminaram de seu quadro de tarifas. A única corretora que ainda cobram tal tarifa é a Mirae, uma vez que em abril de 2020 a Singulare deixou de cobrá-la.
3) Taxas de corretagens para compra e venda de ações e fundos imobiliários (posição)
“Posição” significa a manutenção de um papel por um prazo maior do que um dia (diferentemente do day-trade). Veja na planilha as sub-colunas para 4 ativos: ações, opções, fundos imobiliários e ETFs.
Em setembro de 2020, a Rico anunciou corretagens zero para ações e a XP cortou em até 75% seus custos na mesma modalidade. A concorrência é excelente, não? Agora ambas as corretoras, que eram as mais caras nesse aspecto, ficaram mais atrativas. Atualmente, apenas a XP, a Órama, a Novafutura, BTG e Necton continuam cobrando as tarifas mais básicas.
Já a Easynvest, Genial, Singulare, Inter, Vítreo e Clear possuem a maioria das corretagens zeradas: Clear, Singulare, Genial, Banco Inter e Easynvest!
Importante: muitas tarifas podem ser negociadas com a corretora, em função do histórico e montante investido. Existem grupos na Modal onde a tarifa de R$ 2,49 é reduzida para R$ 1,49. De qualquer forma, maiores preços nunca foram garantias de qualidade: em um dos piores pregões da bolsa de valores, após o carnaval de 2020, a XP deixou muitos na mão, quando ainda cobrava uma tarifa de corretagem de R$ 18,90.
Inseri essas tarifas renegociadas na coluna “E”, que mantive oculta para não criar confusão em um primeiro momento. Repare que nas colunas “V” e “W”, são fornecidos dois resultados da calculadora: um para as tarifas padronizadas e outro para as tarifas mais descontadas.
4) Taxas de corretagens e margens para minicontratos day-trade e posição
As colunas “J” a “M” compreendem os preços e margens para negociação de minicontratos em day-trade (compra e venda – ou o inverso, no mesmo dia), enquanto as colunas “N” a “Q” para posição (operações em dias diferentes). “Margem” significa a garantia que você mantém na corretora para efetuar suas operações. No caso do day-trade, ela deve ser em dinheiro depositado na conta e para posição, podem ser ativos em custódia, em geral, com algum deságio.
A Clear, fazendo jus à fama de corretoras dos “traders”, já se destacava tanto nos custos operacionais quando nas margens reduzidas e possui tarifa zero para esses produtos, acompanhando a Modal que realizou a mesma movimentação alguns dias antes. A Nova Futura acompanha a Clear nas menores margens para day-trade requeridas entre as empresas.
Em agosto de 2019 a Rico anunciou que está zerando também as taxas de corretagem para operações com minicontratos de índice e dólar para clientes com RLP ativo. O mesmo movimento foi feito pela XP em março de 2020, Singulare em fevereiro de 2021 e Genial em julho de 2021. A mesma condição está disponível no Banco Inter.
5) Taxas para aluguéis de ações
A operação de aluguel de ações pode ser realizada de duas maneiras: do lado do doador ou tomador. O segundo é realizado mais por traders, que alugam ações de terceiros para realizar operações no mercado extraindo um lucro maior do que o custo no aluguel. Já o lado do doador pode ser uma boa solução para quem faz a estratégia de buy and hold para valer, ou seja, compra suas ações e pretende ficar um grande tempo com elas.
Quando você atua como doador, você disponibiliza suas ações para serem utilizadas pelo tomador, mantendo direitos de dividendos e JCP (juros de capital próprio). Porém, não pode vendê-las até que os contratos sejam encerrados pelo tomador (a exceção são os contratos reversíveis – veja mais detalhes nessa página da Modal).
Os custos dos aluguéis de ações são expostos de formas mais variadas possíveis, e muitas vezes não é claro. A Nova Futura deixou isso óbvio em seu e-mail de resposta, dizendo que:
“Cobramos do doador/tomador, a taxa não é fixa, depende da taxa disponibilizada pelo cliente, porém, temos um dos melhores custos-benefícios do mercado.”
Ou seja, espere uma enrolação, não? Nunca gostei de corretoras que não deixam claros seus custos.
Outras corretoras facilitam o entendimento, cobrando uma taxa fixa, outras um percentual sobre o montante ou sobre a taxa de remuneração. Além disso, diferenciam as cobranças com base no valor das taxas, disponibilizando uma tabela para o cliente. De qualquer forma, confirme os custos na corretora antes de qualquer operação.
6) Limite de margem
Acredito que esse, junto com o atendimento, é hoje o principal fator para a escolha de uma boa corretora de valores, uma vez que muitas zeraram suas taxas. Caso o cliente não tenha um limite de margem de operação, é necessário que ele possua um saldo mínimo não remunerado na conta corrente da corretora no mesmo valor.
Além disso, como comentei anteriormente, devemos evitar manter o dinheiro parado na conta da corretora pois, em caso de uma improvável falência, podemos não o reaver posteriormente. O limite de margem permite que o cliente lance suas ordens de compra sem possuir saldo na corretora e, se executadas, transferir o valor da operação até em D+2 para sua conta.
A Mirae possui uma grande desvantagem nesse quesito, uma vez que a resposta do e-mail que enviei foi bem clara ao afirmar que não opera com limite de margem, assim como a Easynvest. Na Singulare eu possuo 80% do meu portfólio como garantia e na Clear, 100%. Outras corretoras de valores preferem utilizar-se de uma fórmula mais complexa para calcular o limite de margem, como o BTG.
Em geral, o limite de margem é negociável: em geral, quando você torna-se cliente em uma corretora, ele é zero. Se estiver trocando de corretora, é interessante negociar esse valor antes de migrar os ativos para não ter surpresas.
7) Tarifa de saque
Essa tarifa é paga como um TED para transferir seus recursos da corretora. Antes normalmente cobrada, foi suprimida por quase todas as corretoras com a guerra de preços recente. Apenas a Mirae cobra o valor de R$ 6,50 para transferências inferiores a R$ 500,00.
Calculadora dos custos de operação nas corretoras
A calculadora no ranking oferece uma noção do custo mensal em taxas de corretagens em cada corretora de valores, modulada pela quantidade de operações e diferentes ativos. É um cálculo simples, mas como está automatizada para cada uma das opções, torna a visualização mais fácil.
Preencha o saldo que possui no Tesouro Direto, o número de operações médias mensais que faz para ações e opções, fundos imobiliários e ETFs e a quantidade de ordens de minicontratos de posição (operações mais utilizadas pelos investidores). Os resultados aparecerão nas colunas acima “V” e “W”, sendo na primeira, os custos-padrão das corretoras, sem negociação de tarifas.
Na coluna “W”, estão os custos com as melhores negociações que eu tenho conhecimento. Não é garantido que todos consigam os valores renegociados, pois isso depende de seu histórico com a corretora e de seu volume de investimentos. Mas fornece uma ideia de até onde você consegue barganhar.
Vamos a um exemplo de como usar a calculadora. Imagine que sua realidade mensal é a seguinte:
- Saldo de R$10.000,00 no Tesouro Direto;
- Lançamento de 5 ordens de compra ou venda de ações;
- Lançamentos de 10 ordens de compra ou venda de FIIs;
- Lançamentos de 5 ordens de compra ou venda de ETFs;
- Lançamento de 5 ordens de compra ou venda de mini-dolar;
- Lançamento de 5 ordens de compra ou venda de mini-ibov.
Nesta situação, seu custo mensal pode variar de R$ 0,00 na Clear até R$ 152,00 na XP. Não é uma diferença desprezível. É verdade que, se você possui um bom histórico de operações, as tarifas podem ser renegociadas, como citei anteriormente. Vale fazer a simulação e checar o quanto de dinheiro você está deixando na mão das corretoras mensalmente.
Palavras finais – qual a melhor corretora de valores?
Além de fornecer um conhecimento geral sobre as corretoras de valores, procurei auxiliar no equilíbrio entre custos de corretagens e qualidade. Além dos pedidos diretos, coletei informações pela net e grupos de discussão. Agradeço indiretamente a todos que contribuíram com pareceres, especialmente no campo de negociação das tarifas com as corretoras, que envolvem casos bem particulares.
Percebam que escolher a melhor corretora para seus investimentos depende muito de seu perfil de investidor. Se opera todos os produtos, incluindo fundos, e deseja manter tudo em apenas um local, a Pi Investimentos, Vítreo e Banco Inter talvez sejam as melhores opções, em função da taxa de rebate dos fundos.
Se é fá do Nubank e vai concentrar seus investimentos nos novos fundos ultravioleta (veja a rentabilidade comparada aqui), a Easynvest pode ser uma boa, pois pode facilitar sua aquisição do cartão de crédito Black da fintech.
Se deseja uma corretora de um grande grupo e não usa fundos de investimentos, a Genial, Rico ou Clear pode ser boas opções.
Se desejar ajudar novos investidores no futuro, comentem as informações que possuem sobre as taxas de corretagens da corretora que utiliza, bem como a qualidade do atendimento e home-broker. Vamos auxiliar outras pessoas a contratar (ou recontratar) um bom serviço e a possuir menores custos nas operações financeiras e, com isso, facilitar sua jornada até a independência financeira.
Se viu algum erro no texto ou quiser colaborar com sua opinião, deixe-a nos comentários! E, se gostou, ajude a divulgá-lo!
Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
… assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
… ler sobre um resumo de minha história
… ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
… participar de um papo de boteco
… curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.
E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?
Artigos mais recentes:
- Atualização das rentabilidades dos FoFs
- Atualização das rentabilidades – Geral
- Carteiras ativa e passiva: atualização das rentabilidades (ago/24)
- Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs (ago/24)
Atualmente está muito mais barato investir. Me lembro quando comecei na XP em 2008, tabela Bovespa era a regra, 0,5% sobre o valor do negócio, mais 25 reais por dia e ainda emolumentos da bolsa, poucas tinham planos de corretagem fixa que dava uma vantagem pra quem operava valores maiores. Agora tem várias opções com corretagem grátis em vários produtos. Pegando a Clear, Nubank, Inter, tudo taxa zero, até a XP zerou para algumas coisas como FIIs e TD, então, hoje pro pequeno investidor, está muito melhor.
Ainda esqueci que a gente pagava o quarto pra dormir com a ação, custódia mensal, acho que eram uns 15 reais, nem isso estão cobrando atualmente, loucura.
Com certeza, Bilionário: hoje, nem estamos mais considerando esses custos visíveis. Claro que outros custos ainda existem, mas estão concentrados em operações específicas, como os que afetam as margens dos daytraders ou quem faz aluguel de ações. Mas, sem dúvida, melhorou muito.
E hoje ainda temos os rebates dos fundos de investimentos em algumas corretoras rsrs!
Abraço!
André, eu também sou correntista da Socopa desde 2016. Estranhei muito essa mudança para Singulare, nem mesmo os clientes ficaram sabendo da mudança.
E não gostei da mudança do HB, sem contar que perderam as operações antigas que eram facilmente encontradas na busca.
Estou na dúvida entre migrar para a XP (que já tenho fundos lá) ou para o BTG (abri conta recentemente).
Olá Henrique. A mudança me pegou de surpresa também. É verdade que perderam o histórico (vc precisa acessar pela página em um link específico), mas achei o HB ok. Nada maravilhoso, mas ok. O que mais gosto no HB da Singulare é a possibilidade de colocar colunas de rentabilidade anual e mensal no grid de cotações. Nas outras corretoras isso não é possível. A BTG não tenho certeza. Se quiser dar esse feedback por aqui, seria legal! Eu não ampliaria os fundos na XP, pois não há rebates (no BTG também não). Quando as operações de papéis, precisa avaliar custo-benefício.… Leia mais »
Realmente a falta de rebates é um fator preponderante….andei olhando e a Warren tem bastante opções de fundos, até mais que o banco Inter.
É verdade, Henrique! Eles abriram a plataforma expandida recentemente e estão funcionando como uma corretora. Preciso atualizar as informações do post, mas só consigo após o Ano-Novo.
Abraços!
André,
Excelente post!
Você apresentou pontos de grande importância na escolha de uma corretora. Principalmente os negativos, pois muitas vezes não esperamos que as instituições deixem tanto a desejar, como o atendimento eletrônico que quase nunca consegue tirar as dúvidas.
“O Itaú, por exemplo, já não cobra taxa de custódia e nem taxa de corretagem para os fundos imobiliários e seus ETFS.”
Interessante, eu não sabia.
Espero que outros grandes bancos de varejo sigam o mesmo caminho, pois do contrário, vão acabar perdendo clientes.
Boa semana!
Obrigado Rosana!
Pois é, esse mercado está mudando muito rapidamente. Eu mesmo fico atento para manter esse post atualizado. É muita informação rsrs
E você, como está com sua migração para o WP? Ainda tem bastante links seus que aparecem quebrados no meu blog.
Abraço!
André,
Corrigi a maioria dos links. 2018 quase todos e 2019 ainda não.
Quando puder, me envie por e-mail os que aparecem quebrados para você. Vou verificar.
Precisei criar uma nova newsletter, por isso peço que você se cadastre novamente. E no Feedly/Inoreader também, pois não consegui reconfigurar.
No restante, acredito que estou indo bem na migração.
Feliz 2021!
Ok Rosana! Vou colocar tudo isso em dia nos próximos dias (expliquei no outro comentário. Abraço! 🙂
A CLEAR, da qual sou cliente, oferece corretagem zero, mas cobra um alto valor pela zeragem compulsória. Ele instiga pessoas a investirem 25,00 reais como margem para WIN e WDO. Entretanto, ela não deixa claro no site quanto cobra pela zeragem de cada contrato. Fazendo um exercício de previsão simples, 99 desses investidores irão perder esses 25 ou seja lá quanto for e terão uma bela surpresa no dia seguinte. Para concluir, não existe almoço de grátis. Devo ressaltar que é uma boa corretora para traders, pois das que experimentei, é a que atende mais rápido uma solicitação, comparando-se com… Leia mais »
Josué, muito obrigado pelos seus comentários. Agregam muito ao texto! Eu não opero com day-trade e não poderia ser tão assertivo quanto você.
Se, posteriormente, desejar comentar sobre a Easynvest e CMCapital, será muito bem-vindo!
Abraço e bons trades!
Olá André. Gostei muito da planilha! Voce teria as informações de taxas praticadas pelas corretoras para exercício de opções?
Ah, a Modal não cobra corretagem para Fiis.
Obrigada
Olá Catia! Que bom que lhe foi útil! A taxa de exercício de opções não está na planilha por dois motivos. Um é que a cobrança, em geral, é complexa e envolve um percentual e mais um valor fixo. Depende muito se a mesa de operações fará isso automaticamente ou se for feito pelo usuário. Além disso, esses valores estão sempre mudando entre as corretoras. Ou seja, muitas variáveis. Não coloquei também pelo fato de que pouquíssimas pessoas usam as opções e, em geral, não chegam no dia do exercício. Assim, preferi deixar a planilha menos “poluída” com tantas informações.… Leia mais »
André, parabénspelo seu texto elucidativo.
Recentemente a minha gerente Bradesco Prime me convidou a abrir conta no Ágora. Eu abri e eles mostraram uma boa diversidade de fundos (mandaram um email com cerca de 150 lâminas), mas não gostei do HB. Tentei suporte e não consegui. O que vc sabe comentar sobre o Ágora?
Atualmente eu tenho ações na XP com baixa movimentação pois o HB é muito intuitivo. Tbm tenho investimento em RF LP no Sicredi pois a tx adm me mostrou competitiva e remuneração acima do meu mínimo hj (menos que 104%aa CDI eu prefiro a poupança).
Olá Rodrigo! Obrigado! Eu nunca tive experiência com a Ágora. O que sei, e fui conferir agora para respondê-lo, é que ela sempre foi muito cara. Vi agora e, se vc faz 4 movimentações com ações no mês, você paga 18,00 cada. Mesmo se fizer 9 movimentações, serão 13,00. São custos absurdos no cenário atual. Assim, por mais que ela seja boa (o que não parece, pelo seu relato), entendo que essas tarifas inviabilizam a operação. Cuidado com sua gerente Prime. Não sei se vc sabe, mas a Ágora é do Bradesco. Há interesses envolvidos nessa sugestão. Se você possui… Leia mais »
André, os bancos estão começando a se movimentar. O Santander zerou a taxa de custódia própria e parou de cobrar a taxa de custódia da B3. A corretagem também baixou: está fixa em R$5,00 se a operação for feita pelo app da corretora. Acho que está ficando aceitável e já é uma corretora a ser considerada. Infelizmente, se a compra for via home broker, a corretagem continua variável. Já Itaú zerou as taxas de custódia, mas ainda cobra corretagem variável, o que acho inaceitável. Como sou cliente Santander, estou pensando fortemente em tirar meus ativos da Clear e mandar para… Leia mais »
Interessante, Renato. Há poucos meses, um leitor comentou da CEF (cuja informação coloquei imediatamente no blog) e agora você, do Santander, o que farei o mesmo. De fato, eles precisam se defender. O crescimento das corretoras de valores nos últimos anos foi exponencial! A variabilidade das corretoras tem um fator de gerenciamento de risco (segurança digital mesmo) e algumas facilitações tarifárias, além da disponibilidade de fundos. Por exemplo, os FIIs e minha nova carteira de ETFs está na Socopa, pois lá essas taxas são todas zeradas. Fundos de investimentos, na Pi para aqueles que possuem rebates, ou na Genial para… Leia mais »
Renato, complementando, inseri sua informação, mas chequei no site que essa corretagem de R$ 5,00 é válida até 30/09/20.
Eu, particularmente, acredito que é um movimento sem volta. Mas, caso o banco revogue o valor, dá um toque aqui para a gente? 🙂
Obrigado!
André, sim, o prazo estipulado para este valor de corretagem é até setembro, mas também creio que não voltarão atrás pois já estenderam duas vezes este prazo promocional. Se não me engano era inicialmente até março e depois até junho. Só não entendo porque não oficializar de vez, se voltarem a aumentar vai pegar muito mal.
Torcemos para que se mantenha! Quanto maior a competição, melhor!
Olá! André, muito bom o post. Eu tenho conta na Clear, Rico, Inter e recentemente abri uma no BTG Pactual. Sou iniciante e ainda estou montando a minha reserva de emergência. Pretendo em breve usar a Clear pra renda variável (Ações e ETFs) e a Rico pra Fundo Imobiliário. Por enquanto estou utilizando o Banco Inter pra formar a minha reserva de emergência, mas depois que vi o que aconteceu contigo penso em migrar para o BTG ou para a Rico para um fundo Tesouro Selic com taxa zero, por motivo de segurança. O que me diz André da minha… Leia mais »
Danilo, eu, particularmente, gosto da ideia de deixar a reserva em uma corretora, pois temos uma camada a mais de segurança: se ela for, digamos, hackeada, o meliante só pode transferir o dinheiro para conta de mesma titularidade. Ele precisará hackear a corretora e sua conta bancária. Tome apenas cuidado com o D+1. Algumas plataformas atrasam, liberando somente no final do dia o valor. Aí, você vai conseguir transferir só no dia seguinte, pode demorar um pouco, etc. Só planejar um pouquinho. Eu uso a Clear para ações, mas opero muito pouco. Quem usa de forma mais intensa, reclama bem… Leia mais »
Obrigado pela atenção André. Como a minha ideia é investimento pra longo prazo, por enquanto, vou utilizar Clear, a fim de manter o custo baixo. Com relação a reserva de emergência vou utilizar uma corretora em virtude dessa camada de segurança que comentou. Gosto do Banco Inter, mas acho que é mais fácil de ser atacado e consequentemente ser lesado ou passar por um transtorno como relatou em seu post. Na Internet todo cuidado é pouco os fraudadores estam sempre se reinventando…Vou utilizar ele para as transferências bancarias sem custo, e, o cartão crédito sem anuidade, buscando sempre diminuir os… Leia mais »
Joia Danilo!
Hoje temos fundos para reserva de emergência com taxa zero na Rico, BTG, Vítreo e Pi.
Estou usando o Inter da mesma forma. Vou mantê-lo ativo e de backup, mas sem investimentos. O cartão dele, nunca mais ativei. Continua bloqueado rsrs.
Abraço!
P.S.: alguns comentários ficam retidos no spam, como o seu ficou, e libero posteriormente. Acho que o sistema antispam é meio sensível para as palavras em inglês (clear, inter)…
OK, André. Percebi mesmo que alguns comentários que fiz em outros posts seus, não apareciam na hora rs…acho que foram também para a caixa de spam…
Obrigado.
Abraço!
Gostei muito da matéria e do conteúdo, hoje em dia contratei uma empresa especializada nesse ramo para me auxiliar nessas questões isso me poupou um bom valor em gastos desnecessários.
Você contratou uma empresa especializada e acha que economizou? Tem certeza? Provavelmente está pagando alguém para fazer algo que você mesma pode fazer. Você deve estar achando que está economizando mais deve estar gastando mais sem perceber.
Oi Anna!
Eu também achei estranho essa informação. Na verdade, não sei se compreendi bem. Empresa especializada para ajudar a você encontrar corretoras? Ou essa empresa está operando ativos para você?
Abraço!
Fala André!
Hoje minha principal corretora é a Terra Investimentos. Por lá faço minhas operações com opções e vem atendendo.
Tirando de vez em quando as notas de corretagem errada, de resto está legal rs
Abraço!
Opa Inglês! Nota de corretagem errada é grave hein? Tem de ficar em cima toda hora rsrs
Está lá por causa dos preços? E o atendimento, é bom?
Abraço!
A Clear em geral atende bem, mas em dias mais movimentados a plataforma não da conta e a instabilidade é certa.
Olá André!
É verdade. Para quem pensa em operar de forma frequente, a Clear está devendo ultimamente. Só vale para quem não fica no HB e pode colocar as ordens em horário menos concorrido.
Abraço!
Show!! Inclui a Nova futura quando der, achei bem salgado o valor deles pra ações, o que fez eu vir aqui ver sobre um geral das outras corretoras. Texto show!
Olá Rhael!
Anotado aqui para a próxima revisão do texto!
Obrigado e abraço!
Bom dia, tudo bem?
Tenho uma dúvida aqui, gentileza veja se pode me responder:
Quando você faz uma TED de seu banco para sua conta no Banco Inter, o dinheiro só fica diponível para compra de ações no dia seguinte.
O que pode fazer com que perca uma oportunidade de compra no dia. Acho isso um ponto negativo.
SAbe me dizer se é assim com as outras corretoras também?
Acácio, bom dia! Tudo bem, e vc? Eu não uso a corretora do Inter, mas essa disponibilização deveria ocorrer no mesmo dia. Por exemplo, se eu transfiro um dinheiro para a corretora, assim que ele entra na conta, você pode colocar ordens de compra. Imediatamente. O que precisa checar é se na mesma hora que você faz a TED, o dinheiro é transferido para o Inter. Às vezes, o atraso é do banco de origem. Mas, estando na sua conta, vc deveria poder usá-lo imediatamente. Porém, como eu comentei no texto, as corretoras oferecem um limite de margem para operação.… Leia mais »
No caso de compra de ações pelo Home Broker dos bancos, qual o que cobra menos (taxas) Banco do Brasil ou Caixa?
Olá Thiago!
Eu não coloquei na comparação os custos dos homebrokers dos bancos, pois eles são mais altos do que as corretoras de valores independentes Além disso, seria necessário eu ser cliente ou gastar um longo tempo com cada um deles, pois eles não disponibilizam as taxas facilmente em seus sites.
Sugiro você conversar com o atendimento do seu banco e comparar os custos com a tabela fornecida no texto. Aí, você checa se vale a pena pagar um pouco mais pelo conforto em não precisar trabalhar com TEDs e manter outras preocupações.
Abraço!
A caixa , pelo que vi entre os bancos, é um dos mais baratos. Na tabela consultada vigente em 04/2020, eles cobram 0,25% sobre o volume diário operado. Já o santander, além dos 0,25% cobra 10,00 por cada ordem.( achei caro o santander)
Olá Anon!
Realmente, para quem opera valores pequenos, é uma taxa razoável – não é o normal dos bancos, como você comentou em referência ao Santander. Acredito que esses valores pequenos foram mudanças recentes, pois quando pesquisei eram muito mais altos.
Obrigado pela informação. Vou acrescentá-la no texto.
Abraço!
Olá André. Boa tarde. Não estou conseguindo acessar a tabela comparativa de corretoras e calculadora de investimento. Como faço para acessar/baixar?
Olá MEM! Bom dia!
Na newsletter que envio semanalmente ao e-mail dos assinantes, há um link para uma página exclusiva (página do assinante). Lá tem os links diretos de todas as planilhas.
Para nos novos assinantes, o link está no e-mail que envio após a confirmação da assinatura. Se você não recebeu na caixa de entrada, veja no spam. Aparentemente, está tudo correto aqui. Caso negativo, entre em contato novamente que envio manualmente.
Abraço!
Abraço!
To pensando em comprar R$10.000 em ações e deixar no longo prazo (5 a 10 anos). Qual na sua opinão seria a mais apropriada?
Olá João! Se eu entendi, você vai fazer apenas uma operação nesses 5 a 10 anos? Se positivo, o custo é algo secundário aqui, concorda? Eu pensaria em um melhor atendimento (dentre todas elas acho a Socopa a melhor), mas talvez você seja conservador e prefira a corretora do banco que você tem conta (principalmente se você tem acesso a um gerente exclusivo). Se esse for o caso, fique no seu banco mesmo. Você pagará mais por essa operação, mas a transferência será mais simples, você fica mais seguro e concentra tudo em um local só, sem necessidade de abrir… Leia mais »
André, acho que a Socopa atualizou, então pra quem investe só em FII e ETF, talvez agora sim ela esteja 100% no páreo das outras: https://www.socopainvest.com.br/como-funciona/custos/
ETFs: TAXA ZERO
Custódia:
Taxa zero: Não cobramos taxa de custódia para ETF.
Corretagem:
Taxa zero por operação inserida pelo investidor. R$ 20,00 + 0,2% do volume por operação inserida pelos consultores.
(o mesmo texto acima vale pra FII)
Oi Felipe!
Quando bati o olho no seu comentário me perguntei: mas sim, eu tinha visto que a Socopa tinha zerado os ETFs, mas… eu já tinha atualizado.
Corri o texto e a planilha e estão ok, com a informação que a taxa é mesmo zero.
Tem algum lugar do texto que diz outra informação? Poderia me avisar…? Corri rapidamente e vi que está correto.
Abraço e obrigado pelo comentário!
Olá! Quero abrir conta em uma corretora, mas ainda estou em dúvida. Li seu texto e também outros na internet, mas ainda não consegui decidir… Talvez seja insegurança de iniciante. Minha ideia é colocar uma parte em renda fixa para reserva de emergência; outra parte, também em renda fixa, para longo prazo (tipo aposentadoria); e uma terceira parte, bem menor, em renda variável (ação ou FII, para começar a aprender sobre esse tipo de investimento. Você indicaria alguma corretora específica?
Obrigada!
Anon, vamos lá: 1) Reserva de emergência: sugiro os fundos Selic da Pi, BTG, Órama ou Rico. Todos com taxa zero. O Banco Inter também tem um que entrega uma rentabilidade próxima à Selic. 2) Todas essas oferecem investimentos com taxa zero no TD também; 3) No caso de comprar ações individuais, a Pi ainda não oferece essa opção. No Inter é zero, em seguida, na Órama, é 4,90. Já os FIIs são todos gratuitos nelas. 4) Se for investir em ETFs, parece que no inter ainda não dá, e nenhuma delas é gratuito também. Por segurança, eu não usaria… Leia mais »
Boa noite, André! Obrigada pela resposta. Ainda não tinha lido sobre BTG e PI… Vou pesquisar mais um pouco para decidir. Obrigada!!
Qualquer dúvida, estamos aí! 🙂
Eu tenho conta na Socopa, quase não uso, mas estava pendendo em abrir uma conta na clear, vou dar uma chance na Socopa, mesmo a impressão que passa de inicio ser um site antigo rsrs
Fala Stifler!
A Socopa é muito boa em estabilidade e atendimento. Uso o HB dela diariamente. Defino ela como minha corretora principal no envio de alertas de preços. Se não liga muito para aparência, acredito que não vai se arrepender! 🙂
O ruim é só que eles cobram por ordem em ações :/
Abraço!
Olá, André!
Muito interessante seu artigo!
Tenho conta na Órama e acho que ela está despontando neste mercado. No entanto você não a considerou para fazer sua planilha. Fiquei curioso para saber o motivo.
Olá Ramon!
Obrigado!
Ela não está pois na época que escrevi o artigo ela era bem menor e nem possuía opções de investir em ações individuais. Era mais uma gestora com alguns fundos de investimentos.
Mas como você falou, ela vem crescendo e vou considerá-la na próxima atualização do texto. Anotado aqui! Obrigado pela sugestão!
Abraço!
Ramon, Órama incluída!
Abraço!
Olá, André!
Muito bacana esse post comparando as principais corretoras. Vi a planilha comparativa que vc montou com os custos de corretagem. Quanto à Mirae, tive uma dúvida em relação ao custo de custódia de renda variável. Na planilha, vc colocou $10, no entanto, no site da Mirae, eles dizem que essa taxa foi extinta em março de 2018. Então, fica a minha pergunta: vc se enganou ao colocar esse custo de $10 na planilha ou a Mirae não extinguiu a taxa de custódia de renda variável? Obrigado!
Abraço
Olá IR!
Eu errei, me desculpe. Eu lembro dessa extinção de taxa da Mirae na época e lembro também que pensei comigo mesmo: “preciso alterar a planilha”. Mas confesso que não sei o que ocorreu, se precisei fazer algo urgente, ou estava viajando, enfim… passou.
Eu tenho o nome de todas as corretoras no Google Alerts, além de ter o e-mail cadastrado em todas as corretoras para receber os mailings. É assim que mantenho-me atualizado. Mas falhou nesse caso da Mirae… :/
Desculpe-me e já está corrigido!
Abraço!
Olá André, Gostei bastante da planilha de comparações de corretoras! Porém, ainda estou com uma dúvida em relação a abertura de conta em corretora ou não! Ressalto que a minha intenção inicial é para renda fixa de perfil conservador, com títulos do Tesouro Direto! (Selic / Pre-Fixado / LCI etc…) Pelo que estou lendo, possuindo conta no Banco Inter, consigo aplicar em renda fixa e realizar as TED’s sem cobranças de taxas! Diante disso, tem alguma informação que não estou levando em consideração? Ou vantagem na corretora diferente do que o Banco Inter possa oferecer? Mais uma vez, parabéns pelos… Leia mais »
Oi Tamiris! Olha, depois do problema que eu tive no começo do ano com o Banco Inter, eu vejo as corretoras mais vantajosas porque de lá, o dinheiro só pode ir para uma conta de sua titularidade. Como você recebe avisos por emails das movimentações, sempre há um tempo para checar se há algo errado. No caso do Banco Inter, se um fraudador acessar sua conta, ele pode fazer o resgate de um investimento e já transferir para outras contas (se for D+O, como um fundo DI por exemplo). Ou seja, a diferença que vejo hoje é mais pela segurança… Leia mais »
Estou interessado em começar a investir, porque a partir desse mês a poupança rende menos que a inflação. Então, de forma resumida, eu queria saber se vale mais a pena ir de Modalmais, ou de Easynvest. Desculpe não analisar todos os pontos que você citou, mas é que estou começando agora. Só sou um bom poupador, então ainda não entendo quase nada do mercado. Não pretendo fazer trade diário, nem investir em opções ou coisas assim que podem dar muito dinheiro, ou não. Quero ir pra renda fixa, pra investimentos que dão um trocado em dinheiro do aluguel todo mês,… Leia mais »
Olá Gabriel!
Veja só: primeiro você precisa definir em que investir. Ok, eu entendi que é renda fixa. Mas é ultra conservador, apenas com pós? Ou vai de pré também com títulos privados de bancos médios? Ou ainda IPCA longo? Vai comprar debêntures?
Para cada estratégia, eu sugeriria uma corretora diferente. Veja direitinho qual sua ideia e me fala aqui que aí sugiro para você.
Posso demorar um pouquinho pois estou em viagem, ok?
Abraço.
Tudo bem, ainda estou analisando as opções. A Modal aceitou meu cadastro hoje, irei testar a plataforma deles enquanto leio o post com mais calma. Também estou lendo o livro Crash – uma breve história da economia, para entender como ela funciona.
Legal, Gabriel! Quando tiver com as ideias mais consolidadas, podemos ajudar com mais efetividade.
Já li “Crash” também e gostei! Dá para aprender um bocado!
Abraço!
Bom dia
Esqueceu de citar no rol a Orama Pra quem deseja investir em fundos e titulos de renda fixa também é uma boa opção.
Olá Marcos! Obrigado pela sugestão. Estou em viagem agora, mas assim que voltar, vou colocar na lista a atualização do texto.
Abraço!
Marcos, Órama incluída!
Abraço!
André, conheci seu blog há pouco e ainda li pouca coisa, mas gostaria de saber sua opinião sobre quais bancos – os médios você refere – confiáveis e com boas taxas para LCI ou LCA, que considero um investimento conservador e de carência razoável, podemos embarcar. Também, se possível, queria saber como analisa, no site do Banco Data, a confiabilidade da instituição. Bancões tem pago em média 85% do CDI para LCIs ou LCAs, com carência de 90 dias. O que considera, na atual conjuntura, uma porcentagem boa para estes investimentos?
Olá Henrique! Espero que goste dos demais textos! Existem várias métricas para análise, como o índice de basiléia, taxa de inadimplência, além dos lucros e receitas correntes. Atualmente eu pago para ter essas análises, não gasto mais tempo nisso não. Alguns bancos que estão bem hoje são o Inter, ABC, Pactual, Pan e Sofisa. Hoje você consegue títulos LCI entre 90 a 100% do CDI nesses bancos. Eventualmente, eles fazem “promoções” de captação. Toda BlackFriday rola algum evento, fique antenado daqui duas semanas. Agora, minha opinião: com a Selic tão baixa, não acrescente tantas preocupações na sua vida se prefere… Leia mais »
ficou bem pior este novo site pra comentar. Blogger tava melhor e ainda perdeu os comentarios
Reinaldo, realmente a situação dos comentários eu não esperava. Mas não foi um problema da mudança de site, e sim do Disqus. É um sistema que não dá para confiar. Eles fazem as coisas de um jeito que você tem que ficar para sempre com eles. Nada funciona. Suporte péssimo. Não dá mais para confiar.
Como disse abaixo para o Cowboy, estou estudando ficar com esse mesmo ou colocar um outro.
Mas os comentários estão abertos sem a necessidade de nome e email. Se puder, teste dessa forma e veja se assim atende. Ou você queria comentar logado mesmo?
Abraço!
Olá, André.
Você vai instalar o discus? Ficar digitando usuário é meio chato. rsrs
Eu uso a Mycap e ela está estruturando. Já tem até gestores de fundos e analistas comentando o cenário econômico.
Abraços!
Fala Cowboy! O Disqus não dá mais para confiar. Estou estudando se fico com os comentários do WordPress mesmo ou coloco um sistema chamado WPDiscuz, que não tem nada a ver com aquele. Nesse, os comentários ficam na base do WordPress mesmo e nunca serão perdidos. Mas para facilitar, eu eliminei a necessidade de colocar nome e email obrigatoriamente. Deveria ser direto. Veja se consegue responder mesmo sem estar logado e sem colocar nenhuma informação. Deveria dar certo. Você acha que isso resolveria a situação? Sobre a Mycap vou ficar de olho se ela vai mudar algo nas tarifas e… Leia mais »
Olá, André.
Sim, estou gostando da mycap.
Agora comentando sem logar.
Abraços!
Joia, Cowboy! Espero que assim fique mais fácil!
Abraços!
Caros, esse post tinha mais de 30 comentários no Disqus, muitos com informações complementares e importantes. Mas na migração do Blogger para o WordPress, no final de outubro, todos se perderam. Não os acho nem nos fóruns da empresa.
Se alguém tiver conhecimento e poder ajudar, é só enviar um e-mail ao blog!
Obrigado!
André, Procurei para você, porém o Disqus só mostra os últimos posts comentados… Pensei que lá estivessem todos, se a busca fosse mais detalhada, porém isso também não é possível… Você fez o back up do seu blog antes da migração? Se sim, poderia criar um blog de testes no blogspot e subir o blog antigo lá. Assim acho que talvez consiga encontrar os comentários antigos do Disqus por lá. Talvez. Eu não imaginei que o Disqus pudesse apresentar esse tipo de problema. E pior ainda, com a falta de suporte que você disse… Nesse post aqui eu tentei, encontrei… Leia mais »
Rosana, agradeço muito sua ajuda e preocupação. Mas os comentários do Disqus não ficam “conosco”. Eles ficam no servidor deles. Não temos acesso. No backup do blog só tenho os artigos e os comentários do Blogger mesmo, anteriores à implantação do Disqus. Se arrependimento matasse… Aquele outro que estou pensando em usar, o WPDizcus, mantém todos os comentários na plataforma do WordPress mesmo. Daí, se for migrar p outro lugar, eles vêm junto com o backup. Fiz tudo que diz nas páginas do suporte. Pedi ajuda por 3 vezes e nada… Enfim, já estou considerando como perdido… Abraços e obrigado… Leia mais »