Você gosta de ler as cartas mensais e semestrais que os gestores dos fundos de investimentos disponibilizam aos seus cotistas?
Acesse-as em uma pasta virtual pública, atualizada mensalmente. Veja abaixo como!
Nos estudos que venho fazendo sobre os fundos de investimentos, passei a ler com regularidade as cartas aos cotistas que cada gestor publica em seu site. Afinal, se irei manter a alocação de mais de 1/3 do meu patrimônio sendo gerido por terceiros, eu precisava conhecer como cada casa de investimentos pensa e reage às mudanças do mercado financeiro.
Porém, comecei a perceber que era difícil automatizar esse processo, uma vez que a maioria deles não permite a inclusão de um e-mail para recebimento (diferentemente dos gestores de fundos imobiliários). Dessa forma, precisava frequentemente ir no site de cada um deles e ficar “pescando” suas publicações.
Os “melhores fundos de investimentos” da Empiricus
No começo de 2019, passei a acompanhar, em meu Twitter, alguns comentários do trabalho que a Luciana Seabra estava fazendo na Empiricus com a indústria de fundos brasileira. A repercussão positiva somou-se à minha demanda de auxílio em meus estudos, fazendo com que eu assinasse o produto “os melhores fundos de investimentos” da casa de research.
Vantagens e desvantagens da assinatura
Em agosto de 2019, a Luciana saiu da Empiricus e iniciou um projeto em novembro em conjunto com a XP. Com ou sem ela, o trabalho que a equipe vem desenvolvendo é positivo e relevante. A influência que a casa de research possui hoje no mercado é grande, e muitos fundos vêm diminuindo suas taxas de administração para aparecerem bem na “foto” dos analistas.
Concordo que sempre há um jogo de interesses, mesmo que seja velado, em quaisquer recomendações feitas por analistas. Hoje, porém, acredito que a situação das casas de research – se compararmos com gerentes de bancos ou analistas de corretoras de valores, esteja em um patamar menos lesivo ao investidor. A parceria da Luciana com a XP pode gerar algum conflito de interesse. A ver.
Nessa assinatura da Empiricus, vejo na verdade como menos importante suas indicações de fundos de investimentos e como mais significativas as reuniões que eles fazem com seus gestores, suas mudanças de alocações, bem como suas sugestões para manter uma carteira de ativos equilibrada.
Além disso, eles sempre avisam os assinantes quando um bom fundo vai reabrir captação, o que pode significar muito para a pessoa que têm aguardado o momento de investir no seu fundo preferido. Apenas por nos economizar tempo em ficar lendo muitas publicações para termos essas informações, pode valer a pena a assinatura, que é bem barata.
Se você não deseja escolher entre os vários fundos de investimentos sugeridos, pode simplificar seu processo de investimentos aportando em um fundo de fundos, seja em várias plataformas de investimentos ou mesmo na corretora Vítreo, que hoje possui a mesma controladora do que a Empiricus.
De qualquer forma, para tudo que lemos ou assinamos, temos que nos manter imunes às investidas de marketing, atuar no modo “filtragem” e aproveitar somente a parte positiva dos relatórios. Não tem muito como ser diferente…
De minha parte, acrescento que estou comparando a rentabilidade do FoF Melhores Fundos com minhas carteiras de investimentos e analisando se, a longo prazo, compensa investir nesse “tempo” que seria utilizado para eu gerenciar meus ativos individuais.
Para uma comparação do FOF da Vítreo com seus concorrentes (XP, Banco Inter e Nubank/Easynvest), acesse essa página.
Sugestão à Empiricus – compilação das cartas dos gestores aos cotistas
No final de agosto, mandei um e-mail a eles sugerindo que eles criassem um diretório na nuvem para os assinantes com a compilação de todas as cartas dos gestores aos cotistas, enfatizando a dificuldade que era para os outsiders conseguirem isso rapidamente.
Logo na semana seguinte, eles começaram a enviar as cartas por Telegram. Não fizeram o drive virtual, mas menos mal: ao menos parei de ficar indo nos sites dos gestores dos fundos para baixar manualmente. Não mencionaram que foi uma sugestão de assinante, nada: começaram a enviar sem dar os devidos créditos. Mas imaginem vocês, leitores, como eu estou preocupado com isso rsrs…
O fato é que comecei a acumular cartas dos gestores aos cotistas na minha pasta de “download” aqui do meu computador. Precisava dar um destino útil à essa informação de muita qualidade.
A pasta virtual das cartas aos cotistas dos gestores de fundos de investimentos
Simples: tenho drives virtuais. Tenho um blog. Por que não disponibilizar um link de fácil acesso para os leitores desse blog, que não possuem a assinatura dos “melhores fundos de investimentos”, de forma que eles tenham acesso ao material gratuito e de excelente qualidade das melhores cabeças do mercado financeiro do Brasil?
Comecei a fazer isso na semana passada no Amazon Drive. Clique no link abaixo para entrar na lista de assinantes do blog e salvar em seu navegador o link da pasta virtual. A partir daí, você pode acessá-la somente com um click. Ser um assinante também dará acesso a todas as planilhas financeiras disponibilizadas pelo blog.
A pasta está dividida em subpastas por cada gestor. Não terei o trabalho de fica alterando o nome dos arquivos. Filtre no menu por data de modificação para checar em que pastas estão os últimos uploads. Há a possibilidade de visualizar o conteúdo na tela (se tiver um pdf integrado ao navegador) ou fazer o download dos relatórios para seu dispositivo.
Salvem o link em seu navegador para que possam acessar sempre que desejarem ler opiniões de qualidade no mercado.
Mais cartas
Afora os gestores acompanhados pela série da Empiricus, também recebo por e-mail outros relatórios de casas como do Banco Inter, das gestoras digitais (Monetus, Magnetis e Warren) e fundos de índice e debêntures. Além disso, recebo também resumos das posições dos gestores. Vou incluindo todas elas assim que forem chegando na minha caixa de entrada.
Se algum leitor possuir outras fontes e quiser contribuir para criamos a várias mãos um link poderoso para agregar mais cartas aos cotistas, podem me enviar pelo e-mail [email protected]. Terei o maior prazer de incluí-las na pasta compartilhada.
E, se alguém pensar em uma forma de melhorar mais o acesso, ou contribuir com outras sugestões, seus comentários abaixo serão muito bem-vindos.
Esse texto pode ser útil a alguém que você conhece? Compartilhe-o em suas redes sociais!
Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
… assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
… ler sobre um resumo de minha história
… ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
… participar de um papo de boteco
… curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.
E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?
Artigos mais recentes:
- Atualização da rentabilidade dos FoFs acompanhados
- Rentabilidade de todas as carteiras – atualização de novembro
- Rentabilidades das carteiras ativa e passiva – atualização
- Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs
André, bom dia!
Em tempo: já leu as Cartas da Guepardo? “Conhece”, a gestora?
Nuna investi na Guepardo, Moisés. Não li suas cartas não. Vc gosta do histórico deles?
Opa, bastante. Tem umas entrevistas com o gestor (Octávio de Magalhães). Sugiro dar uma olhada. Bem consistente, o FIA deles.
Bom dia, André.
Pois é, a Luciana Seabra já saiu da XP / Grupo Primo e já passou os 6 meses de “quarentema”. Parece que abrirá uma casa de research própria, Indê.
Corrigindo, “quarentena”.
Bom dia, Moisés!
Sim, ela já abriu há alguns meses já. Esse post está meio desatualizado. Nos últimos tempos, estou atualizando apenas as rentabilidades das carteiras e estudando o que eu faço com o blog…
Abraço!
André; aconteceu com você, Sr IF 365, Viver de Renda, Heavy Metal Investidor, entre outros. Ao se atingir um objetivo, a prioridade, a motivação, provavelmente mudam. Um compositor, quando se torna um cantor famoso (Zezé di Camargo, Marília Mendonça, Bruno, Jorge) diminui o ritmo das composições, pois seu dia a dia é ocupado com viagens, sua rotina muda. Creio que é o que está acontecendo com você, mudança na rotina.
Sim, Moisés, no meu caso, é conciliar minha rotina com meu filho agora. A prioridade é ele!
Havia comentado mais aqui, mas “caiu” em — moderação. Entretanto, o texto não tinha links.
Sim, caiu! Não entendi o porquê também… Mas não dá para tirar o filtro. O que vem de spams verdadeiros é uma coisa absurda… Tenho de vez em quando dar uma olhada na lista bloqueada mesmo…
Deixa ver se eu entendi, você assina a Empiricus? Aquela da Bettina?
Nossa!!! Surpreso aqui
Por que surpreso, Saldanha? Não ficou claro no texto do porquê?
Onde está o link? Não encontrei.
Olá Anon!
Se você for assinante da newsletter do blog, ele é enviado semanalmente no e-mail. Se, por acaso, cadastrou-se agora, ele é enviado no e-mail de boas-vindas ao blog.
Veja se eles não estão caindo na caixa de spam, principalmente se for Gmail.
Abraço e sucesso!
Prezado VL, bom dia. Vc não tem noção como vc motiva e inspira pessoas a atingir o FIRE. Por favor, não deixe de postar. Além disso, obrigado por compartilhar tanta informação de qualidade conosco. Aproveitando da sua boa vontade, atualmente estou para receber 4 milhões da venda de umas empresas que possuo. A intenção é usar esse capital para ser minha fonte de renda. Com isso, como vc iria compor uma carteira para ter uma renda passiva de 12k por mês? Vc acha possível? Como seria sua diversificação? Vc acredita na metodologia de TSR com 4% de retirada ao ano?… Leia mais »
Olá EM! Muito obrigado pelo feedback. A motivação para continuar o blog está baseada somente nesses bons retornos que recebo de alguns leitores. A renda que você almeja, entre 3,5% a 4,0% ao ano é plenamente possível. Lembre-se sempre de possuir uma reserva de emergência para que você pense em um fluxo anual, e não mensal, uma vez que será necessário você investir em renda variável para conseguir essa rentabilidade e ela pode não estar bem por alguns meses (não seria recomendável saques prematuros). O que eu recomento é a mesma estratégia que uso nos últimos 15 anos: a alocação… Leia mais »
Olá!
Por enquanto estou fazendo minha gestão, acho que se for pra terceirizar eu compraria ETFs mesmo, hoje em dia tem ETF de tudo que imaginar.
Abraços
Sim, Bilionário! Estou mensalmente divulgando as rentabilidades de minhas carteiras ativas, de fundos e ETFs. Tudo para auxiliar na decisão a tomar mais à frente.
Abraços!
Caros, como os comentários do Disqus não migraram mesmo, seguem os antigos nesse link. Vou, aos poucos, ir fazendo isso para todas as postagens.
https://disqus.com/home/discussion/viagem-lenta/cartas_dos_gestores_aos_cotistas_de_fundos_de_investimentos/
Opa, obrigado André. Eu também recebo essas cartas (sou assinante dos fundos da casa de research mencionada), mas não abria no telegram porque no celular é mais complicado de ler. Agora vou ler no amazon drive que você compartilhou. Obrigado!
Crono, legal saber! Espero que seja útil!
Poxa, me tira uma dúvida? Como vc postou pelo Disqus? Para mim não aparecem os comentários. Você está enxergando todos os comentários antigos? Eu, por aqui não vejo nada… Estou respondendo pela plataforma da Disqus, não pelo blog.
Obrigado!
Olá, André. Então, eu acabei logando no Disqus pela conta Google e respondi. Não estou enxergando os comentários antigos também, existem outros comentários anteriores ao meu nesse tópico? Abraço!
Sumiram quase 1500 comentários do blog, Crono. Eu os vejo na plataforma da Disqus, mas não consigo colocar nos meus posts novamente….
Abraço!