Cartas dos gestores aos cotistas de fundos de investimentos


Você gosta de ler as cartas mensais e semestrais que os gestores dos fundos de investimentos disponibilizam aos seus cotistas?

Acesse-as em uma pasta virtual pública, atualizada mensalmente. Veja abaixo como!


Fundos de investimentos - cartas dos gestores aos cotistas
Se você gosta das cartas mensais dos grandes gestores de investimentos, está no lugar certo!

Nos estudos que venho fazendo sobre os fundos de investimentos, passei a ler com regularidade as cartas aos cotistas que cada gestor publica em seu site. Afinal, se irei manter a alocação de mais de 1/3 do meu patrimônio sendo gerido por terceiros, eu precisava conhecer como cada casa de investimentos pensa e reage às mudanças do mercado financeiro. 

Porém, comecei a perceber que era difícil automatizar esse processo, uma vez que a maioria deles não permite a inclusão de um e-mail para recebimento (diferentemente dos gestores de fundos imobiliários). Dessa forma, precisava frequentemente ir no site de cada um deles e ficar “pescando” suas publicações.

Os “melhores fundos de investimentos” da Empiricus

No começo de 2019, passei a acompanhar, em meu Twitter, alguns comentários do trabalho que a Luciana Seabra estava fazendo na Empiricus com a indústria de fundos brasileira. A repercussão positiva somou-se à minha demanda de auxílio em meus estudos, fazendo com que eu assinasse o produto “os melhores fundos de investimentos” da casa de research.

Vantagens e desvantagens da assinatura

Em Agosto de 2019, a Luciana saiu da Empiricus e iniciou um projeto em novembro em conjunto com a XP. Com ou sem ela, o trabalho que a equipe vem desenvolvendo é positivo e relevante. A influência que a casa de research possui hoje no mercado é grande, e muitos fundos vêm diminuindo suas taxas de administração para aparecerem bem na “foto” dos analistas.

Concordo que sempre há um jogo de interesses, mesmo que seja velado, em quaisquer recomendações feitas por analistas. Hoje, porém, acredito que a situação das casas de research – se compararmos com gerentes de bancos ou analistas de corretoras de valores, esteja em um patamar menos lesivo ao investidor. A parceria da Luciana com a XP pode gerar algum conflito de interesse. A ver.

Nessa assinatura da Empiricus, vejo na verdade como menos importante suas indicações de fundos de investimentos e como mais significativas as reuniões que eles fazem com seus gestores, suas mudanças de alocações, bem como suas sugestões para manter uma carteira de ativos equilibrada.

Além disso, eles sempre avisam os assinantes quando um bom fundo vai reabrir captação, o que pode significar muito para a pessoa que têm aguardado o momento de investir no seu fundo preferido. Apenas por nos economizar tempo em ficar lendo muitas publicações para termos essas informações, pode valer a pena a assinatura, que é bem barata.

De poucos meses para cá, me incomoda um pouco a massiva propaganda que eles têm feito do fundo de fundos que possuem em parceria com a Vítreo. Para tudo que lemos ou assinamos, temos que nos manter imunes às investidas de marketing, atuar no modo “filtragem” e aproveitar somente a parte positiva dos relatórios. Não tem muito como ser diferente…

Sugestão à Empiricus – compilação das cartas dos gestores aos cotistas

No final de agosto, mandei um e-mail a eles sugerindo que eles criassem um diretório na nuvem para os assinantes com a compilação de todas as cartas dos gestores aos cotistas, enfatizando a dificuldade que era para os outsiders conseguirem isso rapidamente.

Sugestão para os melhores fundos de investimentos da Empiricus

Logo na semana seguinte, eles começaram a enviar as cartas por Telegram. Não fizeram o drive virtual, mas menos mal: ao menos parei de ficar indo nos sites dos gestores dos fundos para baixar manualmente. Não mencionaram que foi uma sugestão de assinante, nada: começaram a enviar sem dar os devidos créditos. Mas imaginem vocês, leitores, como eu estou preocupado com isso rsrs…

O fato é que comecei a acumular cartas dos gestores aos cotistas na minha pasta de “download” aqui do meu computador. Precisava dar um destino útil à essa informação de muita qualidade.

A pasta virtual das cartas aos cotistas dos gestores de fundos de investimentos

Simples: tenho drives virtuais. Tenho um blog. Por que não disponibilizar um link de fácil acesso para os leitores desse blog, que não possuem a assinatura dos “melhores fundos de investimentos”, de forma que eles tenham acesso ao material gratuito e de excelente qualidade das melhores cabeças do mercado financeiro do Brasil?

Comecei a fazer isso na semana passada no Amazon Drive. Clique no link abaixo para entrar na lista de assinantes do blog e salvar em seu navegador o link da pasta virtual. A partir daí, você pode acessá-la somente com um click. Ser um assinante também dará acesso a todas as planilhas financeiras disponibilizadas pelo blog.

A pasta está dividida em sub-pastas por cada gestor. Não terei o trabalho de fica alterando o nome dos arquivos. Filtre no menu por data de modificação para checar em que pastas estão os últimos uploads. Há a possibilidade de visualizar o conteúdo na tela (se tiver um pdf integrado ao navegador) ou fazer o download dos relatórios para seu dispositivo.

Salvem o link em seu navegador para que possam acessar sempre que desejarem ler opiniões de qualidade no mercado.

Para o futuro

Para a frente, é possível que o escopo de gestores de fundos e carteiras de investimentos aumente, pois eu recebo por e-mail outros relatórios de casas que não estão incluídas nas recomendações da Empiricus, como do Banco Inter, das gestoras digitais (Monetus, Magnetis, Vérios e Warren) e fundos de índice e debêntures. Vou incluindo todas elas assim que forem chegando na minha caixa de entrada.

Se algum leitor possuir outras fontes e quiser contribuir para criamos a várias mãos um link poderoso para agregar mais cartas aos cotistas, podem me enviar pelo e-mail [email protected] Terei o maior prazer de incluí-las na pasta compartilhada.

E, se alguém pensar em uma forma de melhorar mais o acesso, ou contribuir com outras sugestões, seus comentários abaixo serão muito bem-vindos.

Esse texto pode ser útil a alguém que você conhece? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Explore mais o blog pelo menu no topo superior!…
Ou leia um pouco de minha história aqui ou então, ouça a entrevista que fiz para o podcast do blog SRIF365.

E, se gostou do texto, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

Sou mesmo um escravo?

Essa dúvida me aflige. A leitura do texto que mostra, aparentemente de forma racional, que todo assalariado é um escravo, atormenta meus sentidos há tempos.…
Leia mais

5
Deixe seu comentário!

avatar
2 Comment threads
3 Thread replies
5 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
AndréVLCrono Fire Recent comment authors
  Subscribe  
Notify of
André
Admin

Caros, como os comentários do Disqus não migraram mesmo, seguem os antigos nesse link. Vou, aos poucos, ir fazendo isso para todas as postagens.

https://disqus.com/home/discussion/viagem-lenta/cartas_dos_gestores_aos_cotistas_de_fundos_de_investimentos/

Crono Fire
Visitante
Crono Fire

Opa, obrigado André. Eu também recebo essas cartas (sou assinante dos fundos da casa de research mencionada), mas não abria no telegram porque no celular é mais complicado de ler. Agora vou ler no amazon drive que você compartilhou. Obrigado!

VL
Visitante

Crono, legal saber! Espero que seja útil!

Poxa, me tira uma dúvida? Como vc postou pelo Disqus? Para mim não aparecem os comentários. Você está enxergando todos os comentários antigos? Eu, por aqui não vejo nada… Estou respondendo pela plataforma da Disqus, não pelo blog.

Obrigado!

Crono Fire
Visitante
Crono Fire

Olá, André. Então, eu acabei logando no Disqus pela conta Google e respondi. Não estou enxergando os comentários antigos também, existem outros comentários anteriores ao meu nesse tópico? Abraço!

VL
Visitante

Sumiram quase 1500 comentários do blog, Crono. Eu os vejo na plataforma da Disqus, mas não consigo colocar nos meus posts novamente….

Abraço!

Acompanhe: