Nessa página, de forma resumida, são apresentadas as rentabilidades de todas as carteiras acompanhadas do blog
A partir de julho de 2020, o blog iniciou uma comparação das rentabilidades de 4 carteiras de investimentos, cujos comentários e detalhes de alocação podem ser lidos em três artigos diferentes:
- A primeira iniciou-se em julho/2018 com a carteira gerida pelos robôs de investimentos. Essa carteira foi descontinuada em dez/23, pelos motivos expostos aqui.
- A segunda, compara minha carteira ativa com a carteira passiva baseada em fundos de investimentos. Essa comparação se iniciou em jan/2019.
- Por fim, em julho/2020, iniciei a apuração da rentabilidade de duas carteiras geridas com fundos de índices e ETFs. Uma delas, real e mais complexa. Outra, uma simulação com apenas 5 ativos.
- Além delas, comparo as rentabilidades com dois FoFs (fundos de fundos) geridos pela Empiricus. Sua escolha se baseou apenas pelo maior histórico dos mesmos. Suas rentabilidades comparadas com outros FOFs podem ser comparadas nesse artigo.
Por que os FoFs?
A inclusão de um FoF justifica-se pelo fato de que o objetivo é sempre ponderar a rentabilidade com o tempo gasto no gerenciamento da carteira. É a estratégia que demanda menos energia possível, sendo atrativa se sua rentabilidade for similar aos demais.
Além da simplicidade do investimento, sua maior vantagem é o rebalanceamento interno, mais frequente do que faríamos se montássemos uma carteira com vários fundos de investimentos (prazos de resgates longos). A desvantagem é uma taxa de administração adicional, que, no caso da Empiricus é de 0,75% ao ano, que se soma às taxas dos fundos que o compõem (embora existam rebates que diminuem esse diferencial).
Na tabela abaixo você encontrará dois FoFs. O FoF Multimercados investe apenas em gestores brasileiros (eles, portanto, tem mandato para investir no exterior), enquanto o FoF Blend Global investe uma parcela em fundos no exterior.
Premissas
Algumas premissas para comparar as rentabilidades das carteiras de investimentos:
- O ano de 2019 mostra apenas as carteiras ativa e passiva, uma vez que o FoF Empiricus iniciou somente em abril/19;
- O ano de 2020 adiciona as carteiras de ETFs e o FoF Melhores Fundos. Apesar da carteira de ETFs ter iniciado no segundo semestre, simulei as rentabilidades do primeiro semestre para possibilitar a comparação anual;
- O ano de 2021 adiciona o FoF Melhores Fundos Blend;
- Como a carteira dos robôs foi descontinuada em 2023, optei por retirá-las da comparação. Acesse seu histórico detalhado para checar, se desejar.
- O percentual de renda variável em cada carteira de investimentos varia um pouco: vai de cerca de 1/3 nos fundos de investimentos ativos e carteira completa de ETFs até uma média de menos de 30% na carteira ativa e 40% na carteira de ETFs simples. A carteira ativa e de ETFs possuem ainda um percentual de cerca de 15% de fundos imobiliários e de proteções de dólar e ouro.
Resumo das carteiras de investimentos
- Carteira ativa: é a minha alocação de investimentos original, composta por 4 pilares: renda variável (ações), renda variável (fundos imobiliários), renda fixa e câmbio. É a carteira que toma mais tempo de gerenciamento, uma vez que todos os ativos são individuais e exigem uma análise exclusiva;
- Carteira passiva: essa carteira foi denominada “passiva” e é comparada com a anterior em um post específico. Ela é composta por fundos de investimentos (multimercados, ações, renda fixa crédito privado) e FoFs de fundos imobiliários. É uma carteira que exige bem menos tempo de gerenciamento, mas há problemas para um rebalanceamento efetivo, em função dos longos prazos de resgates;
- Carteira de ETFs, ou fundos de índice: em relação ao tempo demandado, possui vantagem em relação à carteira ativa, pois a necessidade de estudos de ativos individuais não existe. Porém, exige algum tempo na escolha dos ETFs (tempo que ficará maior se a oferta aumentar) e, principalmente, no rebalanceamento regular;
3.1 -> Estou fazendo também uma simulação de uma carteira simples de ETFs com apenas cinco ativos. - “Carteira” no fundo de fundos da Empiricus/BTG: é a alternativa que exige disponibilidade de menor tempo, juntamente com os robôs de investimentos (seu trabalho é só aportar). Possui uma boa diversificação, mas o risco financeiro fica concentrado em apenas um gestor.
Rentabilidades históricas
Carteira | 04-12/19 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Carteira Ativa | 18,57% | 25,16% | 11,89% | 6,29% | 10,15% | 17,06% | 6,91% |
Carteira ETFs Simples | – | – | 17,84% | 1,04% | 3,95% | 16,05% | 10,34% |
Carteira ETFs Completa | – | – | 11,18% | 3,82% | -1,71% | 17,26% | 7,94% |
Carteira Fundos de Investimentos | 12,77% | 16,40% | 3,66% | 1,39% | 0,40% | 15,48% | 7,51% |
FoF MF Blend | – | – | – | 3,40% | 0,48% | 13,46% | 5,88% |
FoF Melhores Fundos | 9,91% | – | 11,24% | 1,07% | 3,33% | 15,18% | 2,55% |
IPCA + 5% | 7,61% | 9,91% | 10,12% | 15,62% | 11,13% | 10,01% | 6,58% |
Ibovespa | 21,20% | 31,60% | 2,92% | -11,92% | 4,68% | 22,25% | 1,36% |
CDI | 4,14% | 5,67% | 2,56% | 4,38% | 12,39% | 13,04% | 7,18% |
Rentabilidades 04/2020 a 2024* (gráfico)
Reforçando, essa página tem o propósito de apenas apresentar as rentabilidades, sem comentários. Para entender as alocações e as razões dos resultados de rentabilidade, guie-se pelos textos abaixo.
Páginas para detalhar as alocações e rentabilidades das carteiras no blog
Rentabilidade das carteiras ativa e passiva
Rentabilidade das carteiras dos robôs de investimentos
Rentabilidade de uma carteira de ETFs e fundos de índice
Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
… assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
… ler sobre um resumo de minha história
… ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
… participar de um papo de boteco
… curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.
E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?
Artigos mais recentes:
- Atualização das rentabilidades de todas as carteiras
- Atualização das rentabilidades das carteiras ativa e passiva
- Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs
- Atualização das rentabilidades dos FoFs
Muito bom! Aqui foi parecido. Desde 2022 diversifiquei e resolvi dar o braço a torcer e reservar uns 10% do patrimônio na época para um fundo de investimento com histórico e método muito bom. Porém, desde então, é minha pior parcela de investimento (e também nem supera o IFHA). A maior parte, que estou gerindo, mesmo de forma passiva (alternando boa parte entre ETFs, por exemplo), vai bem melhor. Parabéns pelas rentabilidades. Abs!
Olá, colega! Pois é, eu também tive muito “azar” na escolha dos meus fundos de investimentos de terceiros. Estou realmente decepcionado. Bogari, Indie, fundos no exterior… Esse ano completam-se seis anos de acompanhamento deles e da carteira ativa e cinco anos da carteira de ETFs. Estou pensando seriamente em ir abandonando a carteira de fundos aos poucos e ir colocando tudo em ETF. Além da rentabilidade baixa, uma das coisas que me incomodam muito é o prazo de resgate. Por exemplo, fundo de ações. Com o Ibovespa a 140k, eu estava pensando em fazer alguns saques. Mas são de 30/60… Leia mais »
Andre, boa tarde. Tudo bem?
Você utiliza planilhas desenvolvidas por você para acompanhar a rentabilidade das suas carteiras?
Obrigado
Olá. Aprendiz! Sim, apenas planilhas. Eu também uso o Microsoft Money para visualização de despesas, embora confesse que hoje eu o uso mais para manter o histórico (desde 1997) do que por necessidade mesmo.
Abraço!
André, boa tarde, tudo certo? Estou com dificuldades em encontrar uma planilha onde controle todos os ativos (RV e RF) e já calcule a rentabilidade consolidada. Atualmente utilizo uma elaborada por mim mesmo, onde no início a preocupação era controlar o preço médio dos ativos de RV, assim ela tem deficiências, como o cálculo da rentabilidade, considerando alugueis, dividendos, etc. O fato é que os investimentos aqui evoluíram, e já estou na fase pré-fire, precisando afinar ainda mais os controles para na hora da decisão não ter dúvida. Você teria indicação de alguma planilha, ou mesmo compartilhar um modelo mais… Leia mais »
Olá, Aprendiz! Eu não consegui entender qual a real dificuldade no seu controle, então, fica um pouco difícil dar uma resposta mais precisa para lhe ajudar. Eu uso as planilhas que disponibilizo aqui mesmo, que não são muito complexas. E a sugestão é justamente não as deixar muito complexas, pois a gente começa a ficar maluco e perder o controle. Esse lance do preço médio é um dos pontos. Já é chato recalcular quando há pagamento de dividendos. Quando a ação tem desdobramento, agrupamento, distribuição então… fica mais chato ainda. Duvido que tenha planilha que consiga prever tudo isso. Tem… Leia mais »
Fala André, blz? Obrigado pelos esclarecimentos. Acredito que minha dificuldade está na falta de detalhar algumas informações. Por exemplo, não computo na planilha os aportes mensais, uma vez que aporto recursos “novos” e reinvisto os dividendos, JCPs, aluguéis dos FIIs, e rendas fixas que vão vencendo. Sobre os preços médios, considero apenas os valores das compras. Acredito que se alinhar essa questão dos aportes deve melhorar muito. Hoje estou com 46 anos. Os rendimentos já cobrem os custos, mas me mantendo na atual atividade até os 50 terei uma possibilidade de escolha, que hoje não tenho, e pode ser uma… Leia mais »
Esse lance dos aportes não vejo como “automatizar”. Eu faço aportes individualmente nas diferentes carteiras (tiro de uma e coloco em outra) e contabilizo manualmente na célula da planilha os valores para corrigir a rentabilidade. Idem para os dividendos que uso.
Sim, sim, se está no limite de segurança, é bom continuar mais um pouco para ficar em uma situação mais confortável. De qualquer forma, parabéns!
Abraço!
Minha carteira passiva rendeu 16,14% em 2023
Bom número para uma carteira passiva! Quer compartilhar quais fundos investe, Anon?
Abraço!
Seria interessante saber a composiçao de algumas destas carteiras, nao sei se ja divulgou em algum lugar no blog. Por exemplo quais fundos investe, quais ETFs, qual a alocação (quanto % em renda fixa e renda variavel) pra ter uma ideia melhor. Fala um pouco tambem sobre estas carteiras digitais (robos). Em que elas investem?
Sim, Edmilson! Por isso, logo nos primeiros parágrafos do texto, bem como no quadro ao final, há todos os links para detalhamentos de todas as carteiras.
Abraço!
Resumindo, se não sabe investir vai no IPCA+ALGO, se sabe já outra coisa, mas tem que se dedicar. Eu já desisti de achar bons fundos, ações, montar carteiras e etc, vou no IPCA+7,5/8,0, pelo risco quase 0% e bate BOVESPA e 99% dos fundos.
Olá, Anon!
Sim, é uma estratégia, mas não acredito que possuem riscos quase 0%.
Primeiro porque esses títulos com IPCA que vc citou são privados, ou seja, são empresas que podem quebrar e vc ficar com a dívida na mão.
Segundo, mesmo que fosse IPCA + 6% do governo, você tem um imposto de renda alto que, dependendo se a inflação subir muito, pode fazer seu título ficar com rendimento negativo comparando-o com a inflação (não estou falando da marcação da curva, mas sim no próprio vencimento).
Assim, todas as estratégias possuem seus riscos.
Abraço!
Andre,
Vi um cálculo que demostra que mesmo em caso de hiperinflação, os títulos públicos ipca+ sempelre terão rentabilidade real. De uma pesquisada melhor sobre esse assunto.
Olá Thiago! Vc tem razão se esperarmos o vencimento dos títulos. Há uma perda, mas não é tanto assim. O que pega mais são para os anos mais próximos, que ele perderia muito além da marcação da curva (com hiperinflação, taxas aumentariam e os títulos cairiam na marcação e com maior IR sobre a valorização da inflação). Mas se vc mantê-los lá no longo longo prazo, a perda é pequena. Mas SEMPRE haverá uma perda. Mas lembre-se que isso funciona para títulos públicos. A rentabilidade que vc (ou o Anon ) acima colocaram, são títulos privados. Em cenários de hiperinflação… Leia mais »
Andre,
Mesmo com caso Americanas, problemas em Cris de alguns Fiis, eu sou um entusiasta em crédito privado no Brasil. O potencial de ganho e muito bom e podemos diminuir o risco pulverizando em vários ativos.
Entendi, Thiago. Eu até gosto, mas deixo em fundos de debêntures incentivadas (sem IR). Em cenário de hiperinflação, o IR não pega o rendimento desses títulos, que, geralmente, tem prazo mais curto e sofreriam muito com ela.
Sobre os riscos, continuo acreditando na pulverização de classe de ativos, pois, os títulos privados é apenas uma classe e, mesmo com várias empresas, pode estar sujeito a riscos sistêmicos específicos.
Abraço!
Ola Andre, Mais um mes em que a sua carteira ativa bate os outros portfolios, e por larga margem, assim como bateu tambem de 04/2020 a 2023. Na sua opiniao, de onde vem esta performance bem acima dos gestores profissionais (estou falando dos Fundos e FOFs) que voce tem conseguido, algumas coisas que me passam pela cabeca, mas gostaria de ouvir a sua opiniao: – Taxas cobradas pelo gestor profissional. – Voce e mais capaz de gerar alpha do que os gestores profissionais. – A alocacao que vc faz e muito diferente da dos gestores profissionais. – Voce esta correndo… Leia mais »
Olá Zezé! Eu acredito que o principal motivo, que já comentei no texto das carteiras passivas x ativas, é que eu tive um azar bem grande na escolha dos meus fundos de investimentos. Por exemplo, a rentabilidade de minha carteira ativa no ano passado ficou ABAIXO do IHFA. Porém, a minha carteira passiva ficou muito abaixo disso. Tenho posições em fundos como o Bogari, Indie, FOF Melhores fundos, inclusive na previdência, que têm performado muito mal. Para ajudar, nesse mês a rentabilidade do Capitânia sofreu muito com as debêntures das Americanas. Ou seja, é o resultado passivo que está muito… Leia mais »
Ola Andre,
Carteira ativa deu mais de 10% em 2022. Nossa cara foi muito bom.
O que foi feito nesta carteira?
Qual a alocacao de ativos?
Obrigado pelo trabalho
Olá Zezé! Na verdade gostaria que ela fosse melhor. Ficou abaixo do índice geral de multimercados. Mas, ok, dado o ano, não está tão ruim, ficando ao menos com quase o dobro do valor da inflação. Detalhes da carteira, alocação, etc., você pode checar aqui: Carteira ativa ou passiva de investimentos? Qual é mais rentável? – Viagem Lenta O que contribuiu mais para o número (positivamente) foi o bom desempenho de VALE3, (a maior alocação do book de ações), de BBSE3 (a terceira) e as altas taxas de LCI IPCA+ que peguei no decorrer do ano (em torno de 6%).… Leia mais »
André,
Esse foi um ano difícil para os investimentos… Exceto para entradas e saídas pontuais – algo que preciso aprender a fazer com mais eficiência. rsrsrs
Já aproveito para te desejar um Feliz 2023. Que seja um ano de muita saúde, paz, prosperidade, amor e harmonia para você e seus familiares.
https://simplicidadeeharmonia.com/
Pois é, Rosana, muito difícil!!! Mas não ache que foi uma falha sua. Foi difícil para todos os grandes gestores de multimercados. Veja, por exemplo, a rentabilidade dos FoFs e dos robôs de investimentos… Pífias… E, se vc acompanha o mercado norte-americano, verá que foi um ano horrível para o portfólio 60/40 lá também. Se não me engano, da última vez que vi estava sendo um dos três piores anos da história (em mais de um século). Se bobear, já deve ter piorado mais, pois os últimos dias têm sido bem ruins… Vamos esperar agora a recuperação, se ela vier…… Leia mais »
Interessante sua comparação André! Eu só tenho ressalvas com fundos de investimentos. Talvez por já ter participado da cozinha de alguns, rs, mas acho que é um tanto quanto injusto você deixar 20% da performance da carteira com eles, quando batem o benchmark, mas não cobrar esses mesmo 20% quando eles ficam pra trás. E pelas suas comparações, o Fof sempre fica para trás né? Sei que é um curto período de tempo, mas quando você aumenta o número de intermediários ganhando junto com você, dificilmente a rentabilidade acumulada final é maior. Tem uma explicação incrível sobre isso no começo… Leia mais »
Olá, Aposentada aos Trinta! Sim, não estamos em um bom momento para os fundos. O interessante é que quando eu vejo a rentabilidade histórica dos fundos que possuo, como o Bogari, Verde, Kapitalo e outros, vejo que entrei em uma janela desfavorável. A longo, longo prazo, eles batem o CDI por larga vantagem. Mas é verdade que, com já quase 4 anos de janela, a confiança vai diminuindo. Talvez seja por isso que a maior parte do meu patrimônio ainda esteja na carteira ativa. O problema da carteira ativa é o tempo maior que exige da gente e, recentemente, percebi… Leia mais »
Lendo um artigo agora aqui, só lembrando: outro ponto é a facilidade na declaração anual de IR, sem riscos de esquecimento, fazer burrada e ficar 5 anos na expectativa de ser “flagrado” pela Receita Federal rsrs… Enfim, uma vida mais tranquila…
Claro que eles precisam dar uma rentabilidade condizente com isso. Um pouco menos, ok. Agora muito menos como está essa janela, aí complica mesmo… :/
André,
Carteira ativa e IPCA + 5 estão praticamente iguais… São nesses momentos que fico pensando se o risco realmente vale a pena. Em casos pontuais, sim, mas na maioria das vezes… talvez não. É algo no que tenho pensado.
Te convido também a conferir meu novo post:
https://simplicidadeeharmonia.com
Boa semana!
Olá Rosana! A carteira ativa ainda está quase 10% do IPCA+5%. Ele está mais próximo da carteira simples de ETF.
Mas é verdade que eu esperava mais. Principalmente em relação aos fundos… Quando vejo a rentabilidade histórica deles, principalmente os mais voláteis, reparo que estamos em um período meio atípico. Vamos ver se recuperamos algo após as eleições.
Vou checar lá!
Abraço e boa semana!
Gostaria de ler um post sobre como se aposentar, ou como vcs dizem, ser FIRE com 1 milhao de reais. Atingi a pouco esta marca e parei, agora nao sei como investir para gerar renda suficiente. Ajuda por favor!!
Você pode começar aos poucos, investindo em renda fixa. Aproveite que esse mercado está pagando taxas boas! Mesmo se você montar uma carteira de Tesouro Direto, já vai ter renda semestral para ter uma noção do quanto pode gastar.
Olá, Lady! Não entendi bem o que quis dizer com “parei”. “Parei” de trabalhar, mas nunca investi? “Parei” de investir? Acredito que vc precisa primeiro fazer um planejamento patrimonial (procure no blog por planilha PPP). Nesse texto, você vai definir o quanto vc precisa de taxa de juros para seu planejamento financeiro até o fim da vida. Tendo esse número, você precisa avaliar se dá para investir em produtos menos voláteis (como a Aposentada aos Trinta respondeu abaixo) – se essa taxa real for abaixo de 2 ou 3% é possível -, ou se precisa investir em renda variável para… Leia mais »
Olá, que bom que a rentabilidade da gestão ativa está indo melhor que as outras, eu acho que pra grande maioria das pessoas a rentabilidade seria pior que os ETF de índices.
Olá, Bilionário!
Sim, menos mal! Mas a carteira ativa tem algumas particularidades que as de ETFs, com menor exposição à bolsa americana (que está indo mal esse ano). Além disso, estou mais carregado na renda variável em commodities, que pode ter uma reversão à frente (se bem que estou recebendo bons dividendos rs).
Mas, tomara que ambos comecem a performar melhor… Estamos precisando de um boost de animação rsrs
André,
Novamente a renda fixa com taxas interessantes!
Renda Variável, para quem sabe bem o que está fazendo, é um momento de boas oportunidades. Eu vou de Renda Fixa, com poucos aportes em RV por hora.
Essa semana fiz um post sobre um tema que nunca pensei que escreveria no blog: atividade física. Se quiser, confira no link abaixo:
https://simplicidadeeharmonia.com/praticar-atividade-fisica
Boa semana!
Oi, Rosana, tudo bem? Há qto tempo, né? Pela minha falta de tempo, com certeza. Estou devendo um acompanhamento dos blogs amigos, mas uma criança consome nosso tempo (no bom sentido) de uma forma que, com o tempo que sobra, temos que fazer as coisas mais urgentes do dia a dia. E o Filipe está nos pregando algumas peças com a saúde dele também que nos têm preocupado um pouco (bronquiolite, pneumonia…) Enfim… Vou tentar arrumar um tempo para voltar a acompanhar sim! Falando no tempo que resta, estou tentando encontrar uma forma de alocação que ajude a rentabilidade, mas… Leia mais »
Resumo: se vir QQ coisa ipca+6 compra q vai dar bom.
É, Rafael, uma taxa razoável para aumentar um pouco a alocação. Mas não gosto de concentrar demais, pois o risco Brasil ficaria muito ampliado.
Chief, bom dia. Eu cheguei a conclusão que sou bem mais moderado do que gostaria de ser. Depois de muito estudar, inclusive com a ajuda do amigo, decidi fazer este caminho: Comprar TD 2055 com juros semestrais até atingir a qtde de títulos que me paguem cupons necessários para minha renda mínima, onde poderei viver tranquilamente sem muitas dores de cabeça. Quando atingir esta meta, reinvestirei os cupons até meu uso fruto, aumentando o porquinho. E todo dinheiro extra e novo, direcionarei para RV em dolar, mais especificamente no VT. O que achas? Abraços
Olá Eder! Desculpa o atraso na resposta. Seu comentário foi para o spam, não sei o motivo… É uma estratégia inicial clássica, e PODE lhe proporcionar a renda mínima que precisa. Quais são os riscos? 1) Confiar excessivamente no governo. O Brasil não é imune aos acontecimentos que ocorreram na Venezuela e Argentina. Acho bem arriscado colocar todo seu dinheiro em títulos públicos. Apesar de serem considerados “seguros”, isso vale para um governo decente. Se entrar algo indecente, é complicado… 2) Inflação: se a inflação subir demais, você não estará protegido. O imposto de 15% é sobre o montante total… Leia mais »
Opa, buenas. Grande resposta. Já estava matutando sobre isso tbm, desse risco Brasil, que por mais que seja “seguro”, eh Brasil. Valeuuuu. Abraços
Muito obrigado por todas as análises e informações relevantes neste ano que passou. Sucesso, bons investimentos (em meio a todas adversidades e desafios que temos) e tudo de melhor em 2022!
Obrigado pelo feedback, Lucas!
Grande abraço, sucesso e um excelente ano para você!
Prezado Andre, Parabéns pela caminhada e história de Independência Financeira. Li muito de seu Blog e senti confiança na caminhada por uma vida mais livre. Comecei a vislumbrar possibilidade de uma vida financeira tranquila há 4 anos, depois de ter me estabelecido na cidade que sempre sonhei e em um emprego relativamente bacana na minha área. No entanto, tenho muito receio de perder meu emprego. Trabalho em uma empresa de economia mista que vive a sombra de uma privatização e possivel realocação para São Paulo, pra onde eu jamais iria. E conseguir me recolocar por aqui ficaria complicado sem se… Leia mais »
Olá, Thales! Parabéns! Pelo que vi, você não terá muitas dificuldades para atingir a independência financeira logo logo. Possui capital, uma boa gestão de recursos, conhecimento, disciplina e determinação de chegar lá. Fique tranquilo que o objetivo está perto! Quando à sua pergunta, é tudo muito relativo. Você não comentou qual o percentual que investe em renda variável. Quanto maior esse percentual, mais tranquilo é atingir a meta de 6% reais anual. Porém, podem ocorrer variações no caminho. Eu sempre investi algo em torno de 40 a 50% em RV, contando os FIIs. Minhas rentabilidades sempre variaram bem com o… Leia mais »
Andre, Obrigado pelo retorno. Muito bom saber, se algo acontecer antes do planejado acho que vou me dar ao luxo de tentar ser gestor do meu portfólio em busca do (ipca + 6%) pelo menos por 2 anos. hehehhe Qualquer coisa volto para o mercado de trabalho mesmo ganhando menos. Vou ler seu livro para entender seu histórico, Mas é bacana ver que seus retornos foram muito bons, principalmente no período Dilma em que tudo caiu. Atualmente estou bem exposto a RV mas bem diversificado, acabei ampliando muito o numero de Ações e Stocks na crise. Quero simplificar um pouco… Leia mais »
Meu aporte anual está em torno de 7% do patrimônio o que somado a reserva de oportunidade já da comprar alguma coisa a bons preços. Acrescentando – caso ocorra uma crise. heheh
Perfeito, Thales! Sua estratégia é boa: RV no prazo de acumulação deve dar resultados melhores. Depois, na fruição, pode-se diminuir um pouco.
Sinto falta apenas de uma parcela maior em câmbio. Se vier uma crise, vc contará apenas com a RF para comprar ativos baratos. Com mais dólar e ouro livres, eles poderão se valorizar bem e ajudar a montar um patrimônio maior.
Outra coisa: quando eu operava com opções, tinha a possibilidade de você manter a margem investida: pode ser em crédito privado ou FIIs de papel. Aí vc aproveita um pouco esses rendimentos.
Abraço!
Gostei de ver as carteiras de ETFs performando bem no consolidado! No longo prazo a diversificação barata e rápida dos ETFs mais acerta do que erra
Estão indo bem, né Anderson? Mas, para tirarmos alguma conclusão, o longo prazo ainda está curto. Quero analisar esses rendimentos ao menos por uns 5 anos, e, de preferência, com alguma volatilidade nesse prazo. Aí temos algo mais consistente. Eu até estou inclinado a aceitar bem um diferencial positivo de rentabilidade. O que ainda me deixa com uma pulga atrás da orelha em relação aos ETFs, principalmente o de renda variável, é que paga imposto na venda sempre (e incluindo os dividendos). Com minhas ações individuais, eu uso muito o limite de 20k mensais para não pagar o DARF. Agora,… Leia mais »
Parabéns pela a publicação andre. No caso como você escolheu o core nós eua que faz a alocação dos ativos para vc em único etf, vc vai fazer a comparação dele também com essas carteiras suas???
seria legal para ver entre retorno x tempo despendido para gerenciar.
Olá Turko! Tenho pensado nisso, mas a comparação fica bem destoante, pois veja: essa carteira é apenas em dólar. Qualquer aumento ou diminuição da moeda vai afetar duramente sua rentabilidade perante as outras. Não há minimamente um senso de comparação (alocações são bem diferentes também) para que elas façam sentido. Nessas que comparo aqui, há um método. Por exemplo, renda variável sempre na faixa de 30%, fundos imobiliários em 15%, ativos em dólar em torno de 10-20%, etc. Apesar de haver algumas diferenças, há uma base média para comparação. Agora, a carteira no exterior, não… De qualquer forma estou pensando… Leia mais »
Ah, com relação ao tempo dispendido, é um exercício interessante, embora seja algo bem estimado. Vou pensar nisso talvez em uma escala.
Abraço!
André, acho interessante sua diversificação, sendo que somente uma parte da sua carteira requer uma maior atenção, que obviamente é a parte ativa da sua gestão de recursos e que, pela rentabilidade demonstrada, parece estar sendo bem gerida!!
Olá Eric!
Pois é, vc tem razão, embora a carteira ativa ainda seja a maior em percentual na alocação total. Preciso ir diminuindo isso rsrs
Seu link não foi aceito pelo WordPress pois dá erro de privacidade. Talvez por não ter o https, e sim http. Tento entrar também e o navegador dá um aviso de erro.
Abraço!
Fala André, tudo certo? Tu já chegou a avaliar uma carteira 100% ações, sendo metade Brasil e metade global em dólar? Tipo 45% BOVA11 (e/ou via fundos) / 45% SPXI11 (e/ou via fundos globais) / 10% Caixa. Historicamente seria uma carteira bem hedgeada, não? Abraços.
Olá Éder! Primeiramente é uma carteira mais simples, caso você deseje fazer o mínimo de movimentações possíveis. Utilizando apenas 3 ETFs acredito que o gerenciamento de risco fique um pouco prejudicado. Além disso, não acho a alocação eficiente. Você possui 90% investido em renda variável. Se os mercados financeiros caem muito, como ocorreu em março desse ano, de onde você vai tirar o dinheiro para comprar ativos desvalorizados? Os 10% de caixa não vão dar conta, visto a proporção Veja que a alocação em SPXI apenas lhe dá segurança referente ao Brasil, e não a uma desvalorização geral das ações… Leia mais »
Boa noite André, tenho acompanhado seu blog……boas postagens, parabéns !!!!!!!!!!!!!! Se possível poderia me dar uma opinião sobre fundos de ações???? Explico, sempre investi em RF, mais precisamente nos últimos 10 anos…..comecei migrar para renda variável em meados de 2019, e em fundos de ações. (detalhe: levei uma cassetada com Alaska e saí bem rápido…..sorte que escolhi outros fundos e me recuperei….rs….) E meu gestor recomenda fundos de ações até pelo fato de não precisar acompanhar o mercado sempre…. Hoje tenho minha carteira em: – 70% em Renda fixa (CDB’s prefixados por volta dos 11,5% aa); – 10% em 3… Leia mais »
Bom dia Jeferson! A médio e longo prazo, o que vai definir a rentabilidade de sua carteira é uma boa alocação e rebalanceamento de ativos. Se você escolher bons fundos de investimentos dentro dessa estratégia, o sucesso é garantido. Vejo que você possui um perfil de investimento conservador, embora seja adequado para seu prazo de investimento (6 anos) inicial (menos risco de perdas nesse prazo). Mas você vai continuar vivendo por muitos e muitos anos ainda. Logo, acredito que apenas 30% em renda variável é pouco. Eu uso entre 40 a 45%, ainda mais com essa renda fixa mixuruca que… Leia mais »
Boa noite André !!!!!!!!! primeiro muito obrigado pelo retorno…..em suma está em linha com o que eu pretendo fazer, ou seja, aumentar a fatia em renda varável. Eu perguntei sobre os fundos por que a comunidade FIRE em geral é contra, e eu particularmente acho uma forma de diversificar. 2019 teve fundo entregando 60% e isso é bem atrativo, pensa…. Quanto aos CDB’s eu vou mantê-los até o vencimento, acredito ser uma taxa boa prefixada de 11,5 % aa (isso na média, tenho alguns de 13%aa) e todos vencem em 2023. No geral estou aportando em ações e FII’s….. Deixo… Leia mais »
Sim Jeferson, pode ser bom para diversificar. O ponto de discórdia maior é “o quanto” nos achamos capazes de ser melhor do que os gestores e o tempo disponível que temos (e gostamos de disponibilizar) para analisar ativos individuais. São essas variáveis que devem definir a escolha entre fundos e ativos isolados. Sobre a Covid… realmente é difícil cravar… eu tento não operar essas “adivinhações”. Por isso que sugiro aos leitores praticar uma estratégia de alocação de ativos e rebalanceamentos frequentes. Uma coisa que aprendi nessas últimas duas décadas é que é muito complicado definir cenários futuros rsrs Abraço e… Leia mais »
Bom dia Andre! Uma dúvida: como você vai conseguir acompanhar agora 4 carteiras, fazer o rebalanceamento de 4 carteiras (ativa, ETF passivo, ETF ativo e carteira fundos)? Eu também estou pensando em migrar para duas carteiras, uma com FIIs e no máximo 10 ações de dividendos, e uma “passiva”, com ETFs. Mas estou em um momento complicado na carreira, muita coisa no trabalho e pouco tempo para acompanhar, até o rebalanceamento está difícil de fazer. Você com o tempo pelo jeito irá migrar todo o seu investimento para a carteira passiva de ETFs né?
Olá Henrique! Bom, eu já estou acompanhando há alguns meses rsrs. Sua dúvida está relacionada ao aumento do tempo disponível? Se for isso, o tempo não mudou muito, pois, se você acompanhar o post de minha carteira ativa, estou comentando que estou me desfazendo de vários ativos isolados nos últimos meses, justamente para gerar caixa para alimentar a carteira de ETFs, que ainda possui um percentual baixo do meu portfólio geral. Com menos ativos isolados para acompanhar, até sobra mais tempo para cuidar da carteira de ETFs, que demanda um tempo muito menor. No caso dos ativos isolados, se você… Leia mais »
Maravilha!! Poderia disponibilizar essa planilha de ETFs, seria uma grande ajuda nesse início. Outra coisa, se não me engano você utiliza ou utilizou a Socopa por um tempo né? Eu utilizo mas depois que eles mudaram ela inteira, até o nome mudou, estou pensando em mudar para outra corretora. Não me pareceu uma atitude empresarial bem pensada fazer uma mudança tão brusca que nem os próprios correntistas ficaram sabendo da mudança.
Olá Henrique! A planilha já foi inserida como uma nova pasta no arquivo de Controle de Ativos simplificado, que você pode acessar pela página do assinante (o link está no e-mail que enviei quando você assinou o blog ou nas newsletters semanais). É aquela que está no texto “O nascimento de uma carteira de investimentos”. Você não recebeu o comunicado por e-mail da Socopa? Eu recebi. E já tinha um zumzum que isso ia ocorrer. Para mim não foi surpresa não. Ainda considero o HB deles o mais funcional, em virtude dos alertas e da possibilidade de colocar a variação… Leia mais »
Bom dia André, excelente post! Uma dúvida, quais ETF estariam nessa carteira ETF simples?
Olá Anon! Obrigado!
Essa página é apenas um resumo das rentabilidades. Para saber as carteiras completas, precisa visitar os posts correspondentes. Dos ETFs é esse aqui.
Abraço!
trabalho sensacional
Obrigado Anon!
Gosto desse tipo de acompanhamento também! Nos ajuda a tomar melhores decisões lá na frente.
Abraço!
Bom dia Andre, achei interessante você também começar a aportar na carteira da Vitreo, por toda a experiência que você tem com gestão ativa. Eu atualmente tenho uma carteira de fundos, que realmente dá um trabalhinho de administrar, especialmente devido à logistica de realocação, e estou pensando também em utilizar a Vitreo. Porém, tenho visto muitas reclamações sobre a plataforma no Reclame Aqui, e também já estou com dificuldades para abrir a conta devido a erros na plataforma. Por isso gostaria de saber sua experiência com a Vitreo, até o momento, pela sua experiência, você recomennda? A ideia dos cashbacks… Leia mais »
Olá Rodrigo, bom dia!
Sim, nessa toada de terceirizar os investimentos, coloquei uma parte no FOF em função da menor taxa de administração e do rebalanceamento ativo.
Eu não tenho até agora reclamações com eles. Só precisei usar o suporte uma vez e eles me atenderam bem. Considere, entretanto, que eu sou uma pessoa que não demanda quase nada das gestoras rsrs.
Quais são seus problemas que o atendimento não conseguiu resolver? Seria legal, se puder, deixar registrado aqui para alertar novos leitores.
Abraço!
Parece que o banco Inter também tem um FoF de fundos. É chamado FIA Inter Selection.
Eu cheguei a ver esse fundo, Henrique, mas achei o valor da taxa de administração obscuro (uma variação muito alta entre a mínima e a alta), além da falta de transparência em quais gestores eles alocam a carteira e qual o percentual de cada classe dos ativos. O FoF da Vítreo é muito mais transparente.
Abraço!
Boa tarde, Andre. Descobri o blog tem umas duas semanas e ainda estou me inteirando dos artigos, mas já notei que o material, muito valioso por sinal, vai muito de encontro com o que procuro para estudar e aprender na viagem para minha independência financeira. Parabéns! Cfme falamos por email, estou montando um portfólio de longo prazo e meu perfil é de delegar, ou seja, preferencia por ETF e Fundos. Pra mim, hoje o FoF Melhores Fundos da Vítreo é a alternativa mais passiva e eficaz para investir em fundos. Por isso fiquei nele como meu principal destino para investimento.… Leia mais »
Apenas complementando o texto já alongo acima (hehehe), minha reserva de emergência já está estabelecida (6 meses do meu custo mensal), e a mesma não está considerada no portfólio acima.
Isso é importante! E não a considere mesmo no portfólio. A estratégia é totalmente diferente.
Mas sugeriria a alocação de parte da carteira em RF líquida como reserva de oportunidade. Imagine que o mercado caia bastante, de onde virá o dinheiro para aportar em cotas/ações desvalorizadas? Só há duas alternativas: reserva de RF ou câmbio.
Abraço!
Verdade. Se estiver tudo em fundos/FoFs, só terei a reserva de emergência para aportes de oportunidade, fora os aportes mensais. Bom ponto e levarei em consideração.
Olá Eder, obrigado pelas palavras! Vamos acompanhar essa rentabilidade para ver se conseguimos unir o útil e o agradável, né? Vou resumir aqui o que comentei sobre a carteira para retormarmos a conversa: 1) Eu também sigo uma alocação de 25 a 30% de renda variável – ações. Logo, não poderia concordar mais. Alocação externa/interna também ok. 2) Vi apenas que não possui fundos imobiliários (só no DI). Se você já tiver patrimônio em imóvel, menos mal. Caso contrário, acho interessante. Eu tenho hoje cerca de 15-16% deles. 3) Nos multimercados, gosto do FOF, mas eu, particularmente, não deixaria… Leia mais »
Obrigado novamente, André! Eu tbm estou por este caminho. Mesmo que obtenha uma rentabilidade menor, mas que atenda minha TNRP, estará perfeito. Ideia é fazer o dinheiro trabalhar para mim e não o contrario.
Vou dar uma reanalisada de como operacionalizar suas sugestões e volto aqui para continuarmos as trocas de ideias.
Obrigado mais uma vez!
Abraço
Don Andre, bom dia. Não vi nenhum post no blog sobre viver de dividendos. Já chegou a avaliar viver de renda vs viver de dividendos.Como estou ainda montando o portfólio e tenho uns 10 anos pela frente para reinvestir os dividendos e auto alimentar a carteira (além dos aportes recorrentes), essa questão dos dividendos (tipo método Luis Barsi) entraram na mesa para avaliação tbm. Qual sua vivencia/opinião sobre? Abraços.
Olá Eder! Na verdade, não consigo muito diferenciar esses termos. Prefiro o viver “de renda”, pois a “renda” poderia englobar os dividendos e os lucros das movimentações. Na verdade, esse lance de comprar ações que pagam bons dividendos e “esquecer” acho meio bobagem. Eu acredito, como sempre tenho enfatizado em vários posts, que o determinante da renda no longo prazo é boa alocação e rebalanceamento regular. Se pensarmos assim, não sobra muito espaço para viver de dividendos. Eu procuro manter ações pagadoras de dividendos na carteira ativa (elétricas), tenho o DIVO11 na carteira de ETFs, mas esses papéis fazem parte… Leia mais »
Olá, André.
Gostaria de saber como vc faz o cálculo de rentabilidade da sua carteira.
Eu já vi em outros textos seus que vc utiliza o Microsoft Money, certo? Mas para fundos de investimentos ele tb é viável? Pergunto isso pois estou procurando um meio para agilizar meu controle de investimentos. Já vi alguns aplicativos como o Kinvo que torna as coisas mais automáticas, mas não possui todas as funcionalidades que eu desejo.
Olá Leonardo!
Eu faço tudo por planilhas pelo método da TIR, sempre excluindo as movimentações de saldos do cálculo. A rentabilidade mensal é obtida normalmente, como um crescimento percentual.
No Google Planilhas, você pode usar a fórmula =”FVSCHEDULE(…” para calcular o acumulado a partir dos rendimentos mensais.
O Microsoft Money é mais um banco de dados que possuo para lançar rendimentos/despesas. Mas não o uso para cálculo de rentabilidades.
Se tiver uma dúvida específica, pode colocar aqui que tentamos resolver.
Abraço!
Parabéns pelo post André.
Obrigado por compartilhar conosco, vou acompanhar de perto, pois com certeza será de grande valia para meu aprendizado considerando que estou no início da jornada até a “FIRE”.
Abraço!
Valeu Danilo!
Acho que vão aparecer algumas conclusões interessantes com o tempo, viu? Para quem está no início então, poderá ser um excelente guia!
Abraço!
Ótimo post, apesar de que somente no longo prazo será possível concluir algo.
De qualquer forma estou na mesma situação, apesar de ainda estar na metade do caminho da IF, pensando se compensa fazer gestão ativa. Até o momento tem compesado, mas acredito que tenha sido por sorte (ou risco extra mesmo).
Dentro da Vitreo, qual a vantagem que vc vê no FoF em relação a carteira universa por exemplo? Acho esses 0.75 adicionais muito alto. Sabe quanto o rebate consegue diminuir?
Obrigado, Anon! Pois é… eu, no fundo, acredito mais na gestão ativa. Tenho sérias dúvidas se a passiva vai ser mais rentável. Mas, se você acompanha o post que atualizo mensalmente das carteiras, meu ponto é que a gestão passiva seja significativamente maior do que minha TNRP, e não da rentabilidade da ativa. Isso porque desejo diminuir meu tempo de gestão nos próximos anos. Então, mesmo que não rentabilize a mesma coisa, se estiver confortavelmente acima da TNRP, vou estar satisfeito e migrar o patrimônio para ela. A carteira Universa é gerida por apenas uma pessoa (Felipe Miranda). Minha gestão… Leia mais »
Anon, atualizando a informação, a taxa total do FoF hoje, já com os rebates da Vítreo, está em 1,634%.
Mudanças podem ocorrer com alterações dos percentuais dos fundos (a gestão é dinâmica). Mas podemos sempre checar os números atualizados através dessa página.
Abraço!