Reddit enfrenta mercado de ações? Entenda o caso GameStop!


Você soube da organização dos usuários de um canal do Reddit para a compra coordenada das ações da GameStop? Veja como ocorreu e se esse movimento possui alguma importância para quem pensa na independência financeira.


Olá pessoal! Novamente, em função do escasso tempo para dedicar-me a artigos novos, acolho mais um pedido de guest-post aqui nesse espaço, que explica o movimento mais comentado no mercado financeiro da semana passada: a união de pessoas comuns no fórum Reddit na compra coordenada das ações da GameStop.

Lembro que aceito apenas textos que possam ser úteis aos seguidores do blog, sem acordos financeiros. A troca envolve apenas um link para o site do editor em troca de um texto de acordo com os padrões do blog.

Dessa vez, deixo com vocês um texto de Kadu, editor do portal Techwarn.

Quem acompanha o mercado internacional e os portais de notícias do ramo da economia e finanças pessoais já deve ter se deparado com diversas notícias sobre os usuários da rede social Reddit, as ações da empresa americana GameStop, e possíveis ganhos milionários para alguns sortudos (além de perdas bilionárias para grandes jogadores do mercado financeiro).

De fato, nas últimas semanas acompanhamos um fenômeno praticamente sem precedentes disparado por alguns usuários na internet, gerando uma bola de neve com grandes consequências.

Reddit e o short-squeeze em GameStop através do Robin hood

Mas se você ainda não entendeu exatamente o que está acontecendo, não se preocupe. Nesse artigo você aprenderá tudo sobre o caso, e as potenciais ramificações legais e financeiras deste movimento. Será que vale a pena confiar a decisão da alocação de ativos pessoais em “especialistas de sofá” de uma rede social? E será que o coletivo é capaz de derrubar os gigantes? Veremos a seguir.

Reddit enfrenta o mundo dos investimentos

Reddit, WallStreetBets e RobinHood

Embora sua aderência no Brasil ainda não seja muito alta, o Reddit é atualmente uma das maiores redes sociais do mundo. Com a proposta de que seus usuários possam criar “subreddits”, que são grupos de discussão específicos, e com perfis que podem ser anônimos ao ponto de serem escondidos com uma VPN ou públicos e visíveis em buscadores como o Google, diversas comunidades acabaram ganhando força na plataforma, desde colecionadores de moedas até imigrantes japoneses ou fãs de fotos de gatos.

Nesse ambiente, diversos grupos dedicados à independência financeira brotaram, alguns com temáticas e conselhos interessantes como grupos de criptomoedas e orçamentos pessoais, enquanto outros tomaram caminhos mais extremos. É o caso do protagonista dos últimos acontecimentos, o WallStreetBets, comunidade infame por seu estilo “tudo ou nada”.

É comum encontrarmos usuários que ganharam fortunas apostando em ações discutidas dentro da comunidade, e ao mesmo tempo, usuários que perderam todo o seu capital por terem apostado em brincadeiras que não possuem valor real. De todo modo, muitos usuários do Reddit acompanham Wall Street Bits para tentar encontrar a próxima fonte de renda explosiva, enquanto talvez, para um acúmulo consistente de riqueza a criação de uma boa carteira de investimento seja uma proposta mais interessante.

Já o Robin Hood é o aplicativo de compra facilitada de ações para celulares preferido da plataforma, já que permite a compra e venda rápida de ações por indivíduos americanos, sem a necessidade de processos longos com corretores.

GameStop

A GameStop é uma rede varejista do ramo dos videogames, atuando em diversos países com mais de 6 mil lojas. Embora a franquia tenha encontrado grande sucesso nos primórdios dos anos 2000, atualmente enfrenta pressão da venda de jogos através de plataformas digitais e de grandes varejistas unificados como Amazon e Walmart.

Para muitos analistas, a rede está com seus dias contados, e pode ser vendida para minimizar possíveis perdas. Por outro lado, o corpo de diretores acredita que através do foco no ramo online da empresa e mudanças na dinâmica de varejo será possível recuperar seu sucesso.

A manobra

 A história que realmente nos interessa ocorreu quando alguns usuários da rede WallStreetBets notaram que fundos de cobertura estariam praticando a operação de short selling nas ações da GameStop. Quando pensamos em lucrar com ações, imediatamente pensamos em comprar em uma baixa de preços e, quando o valor subir, vender as ações, capturando o lucro.

Mas a técnica de short nos permite ganhar dinheiro quando acreditamos que uma ação irá cair. Simplificadamente, o fundo de cobertura aluga ações e vende pelo valor atual e, depois que o preço cai, as ações são compradas novamente e devolvidas.

De acordo com os usuários, as ações da GameStop estariam sendo propositalmente mantidas baixas, prejudicando a empresa, graças à interferência dos fundos de cobertura. A estratégia então começou: os usuários passaram a comprar em massa ações da GameStop, mas ao invés de vendê-las, deveriam segurar indefinidamente, limitando sua disponibilidade no mercado e, principalmente, impedindo que os fundos de cobertura as comprassem novamente para devolver as ações alugadas.

Com tudo isso, o preço das ações disparou, inflando em até 8000%. No processo, diversos usuários enriqueceram rapidamente, atraindo ainda mais pessoas a comprar as ações. O discurso, no entanto, foi alterado: a ideia deixou de ser ganhar dinheiro e se tornou “derrubar os gigantes”, e por isso, muitos usuários foram instruídos a não vender suas ações, mesmo que o lucro fosse imenso, segurando-as até o último momento.

Reação, controvérsia e legalidade

A reação imediata de diversos fundos de cobertura foi acusar os usuários de manipulação do mercado, relatar perdas gigantescas, e solicitar travamento das ações da GameStop. Em uma polêmica imensa, o aplicativo Robin Hood passou a impedir os usuários de comprarem mais ações da GameStop, permitindo somente vendas.

Para os usuários, os fundos de cobertura foram responsáveis por prejudicar diversas empresas e parte dos responsáveis por crises gravíssimas como a crise de 2008. Além disso, diversos processos foram abertos contra a Robin Hood por impedimento e manipulação do mercado. De acordo com análise da equipe LegalEagle, no entanto, o aplicativo executou seu direito de bloquear as transações e proteger sua liquidez, e não deverá sofrer punições.

Ações da GameStop: ascensão e queda

O valor inflado das ações não durou muito tempo, e já caiu a valores pré-recomendação. Muitas pessoas perderam bastante dinheiro ao segurar suas ações, incentivados pelos usuários da WallStreetBets. Para especialistas, esse fenômeno poderá transformar o mundo do mercado financeiro, com ramificações oriundas da demonstração de que o coletivo de pessoas é capaz de agir contra grandes investidores.

Por outro lado, a comunidade está sendo acusada de táticas como “pump and dump” enganando usuários que perderam dinheiro segurando ações a fim de inflar o preço e lucrar.

E isso é importante para você?

De todo modo, esses acontecimentos entrarão para a história do mercado financeiro, e suas repercussões só serão verdadeiramente entendidas com o tempo. Mas uma coisa é certa: nada disso interfere na busca de sua independência financeira.

Para alcançá-la, você deve focar em seus aportes, em possuir uma carteira de investimentos adequada ao seu perfil financeiro e rebalanceá-la através de um método, como a Alocação de Ativos. Tudo que é conquistado com planejamento, critério e disciplina gera um crescimento que não é perdido jamais, gerando os frutos necessários para sua liberdade futura.

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista em podcast ou no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

5 4 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Simplicidade e Harmonia
7 meses atrás

André,

Considerando que o case não foi um movimento normal do mercado, mas uma conjunção de fatores (com uma intenção prévia definida), será que vale a pena?

Penso que ficar short com uma pequena parte de capital é bom, é estratégico, mas jamais dessa forma. Além disso, as ações que buscamos não possui um gráfico tão distorcido com esse da GameStop.

Boa semana!

Simplicidade e Harmonia
Reply to  André
6 meses atrás

André,

Me expressei mal: faltou o “mesmo” na frase.

Também acho que jamais valerá a pena agir dessa forma.

João Oliveira
João Oliveira
7 meses atrás

Eita, 10 anos atrasado hein. Notícia velha já

Acompanhe:
6
0
Por que não deixar seu comentário?x
()
x