Segue um roteiro da viagem para a Europa e Ásia, que pretendo seguir. A ideia é passar ao menos 6 meses fora de casa, sem pressa, aproveitando cada local e momento.
Estão contemplados vários países como a Grécia, Turquia, Índia, Nepal, China (Tibete), Tailândia, Malásia, Camboja, Laos, Vietnã, Indonésia, além de Cingapura e Hong Kong.
Na sequência das postagens da viagem, veremos se consegui manter esse roteiro ou ele sofreu muitos desvios…
Bom, como primeiro planejamento, montei um roteiro geral simplificado, apenas citando os principais locais de passagem.
Em minha saída do Brasil, possuirei, além da passagem de ida à Atenas, a reserva para uma noite de hospedagem em Atenas e a travessia pelo Mar Egeu da Grécia à Turquia. Explico o porquê dessa última compra no próximo post. De qualquer forma, a ideia é manter a sequência do roteiro, sem muitas datas pré-agendadas, de forma a preservar a liberdade de escolha de permanecer mais ou menos tempo em locais com os quais haja maior identificação.
Esse roteiro de viagem para a Europa e Ásia começará na Grécia e posteriormente incluirá Turquia, Índia, Nepal, Tibete, Índia novamente, Tailândia, Camboja, Laos, Vietnã, Malásia, Cingapura, Indonésia (com Bali), Hong Kong e Macau. Mudanças logísticas podem ser feitas dependendo das ofertas de transporte com as quais eu deparar no meio do caminho. Posso, por exemplo, a partir da Tailândia descer ao sul e só depois voltar ao Camboja, indo assim do Vietnã direto a Hong Kong.
O Tibete é incógnita, depende de autorização do governo chinês. Mas caso eu não consiga essa visita, talvez sobre mais tempo para conhecer algo da China além de HK e Macau. Acho difícil englobar outros países, pois desejo voltar até Junho no máximo, e ficaria um pouco corrido. Mas possibilidades estão abertas. Quem sabe uma escapada de Istambul para a Romênia uns 3 dias? Ou Sofia? Quem sabe uma escala maior em alguma cidade do Oriente Médio no vôo da Turquia para a Índia? Vamos ver como será…!
Os próximos posts sobre roteiros serão um pouco mais detalhados por região. Durante os demais posts, vou comentando como está minha aderência ao roteiro original, sem que haja qualquer meta para tal. Afinal, os deveres expressos em roteiros pré-programados não podem sufocar os nossos direitos de alterarmos ao longo do caminho os nossos desejos, certo? 🙂
Vejam as postagens mais específicas dos roteiros abaixo e mais observações adiante.
Nota: após a passagem pelos roteiros, a viagem gerou mais de 70 artigos para o blog. Veja todos nessa página, ou procure por algo mais específico na busca (lupa) no topo superior da página.
As postagens dos roteiros e também dessa aventura que começou na Europa, passou pela Ásia, retornando ao velho continente, estão na página da viagem de 205 dias à Ásia.
Veja mais viagens e reflexões de viagens nessa página.
Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
… assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
… ler sobre um resumo de minha história
… ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
… participar de um papo de boteco
… curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.
E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?
Artigos mais recentes:
- Atualização das rentabilidades dos FoFs
- Atualização das rentabilidades – Geral
- Carteiras ativa e passiva: atualização das rentabilidades (ago/24)
- Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs (ago/24)
Fala Monstro!!!
Achei que vc estaria com o cabeção hj!!! Pelo visto errei!
Não sabia desta viagem, mas parece muiiiiito bacana!
Vamos falando enquanto ela se desenvolve!! Boa sorte e muita alegria nela!!
Abraços
Puts Andre. Esta fazendo a viagem da minha vida cara
Inveja branca. Ahahahha. Parabéns!!! Vai mandando as dicas ai. Quem sabe eu nao tomo coragem e sigo seus passos. Abraço
Fala Grande!
Sim, tomei uma com ele anteontem e coloquei ele p correr (literalmente) na manhã de ontem. Afinal na Alemanha ele não tem sol e o único exercício que ele faz é levantar barril haha.
Vamos sim Fernandão! Grande abraço!
André, show de bola! Aproveita bastante…
Deixo uma frase inspiradora do Amyr Klink pra você: "Navegar é preciso, viver não é preciso".
Abraço.
Obrigado Ricardão! Essa frase diz muito, hein?
Abração!
Cara, acredita que seu comentário caiu como spam e estou vendo só agora? Mais de um ano depois! Espero que esteja tudo certo por aí! Abração!