7 sugestões para usufruir melhor o celular


O celular pode ser seu aliado ou seu carrasco. E essa definição depende somente de você.


Objetos não são bons ou maus por si só: depende muito do uso que fazemos com eles. Uma faca pode ser usada para descascar uma laranja ou matar uma pessoa. Um cartão de crédito pode ser usado para facilitar o acompanhamento financeiro mensal ou ser seu vilão. O significado que damos a cada um depende inteiramente de nossa responsabilidade individual.

O celular gera relações de amor e ódio entre as pessoas. Mais de amor, provavelmente. Ao menos quando notamos seus benefícios mais evidentes. Talvez de ódio quando nos tornamos mais conscientes e percebemos o tempo (e o dinheiro) que ele nos sequestra.

Como usá-lo de forma inteligente?

Como customizar seu celular?

O que customizar em seu celular

Os celulares são aparelhos fantásticos! Entraram em nossa vida de uma forma fulminante e parece que vieram para ficar. O futuro os vê como indispensáveis, embora tenham dispensado o aparelho físico ou maximizado suas funções, como mostram séries futurísticas como Upload e The Expanse.

O que muitas pessoas não percebem é que eles são facilmente customizáveis. Bem, às vezes não tão facilmente assim, dependendo do grau de intimidade que temos com eles. Minha mãe, por exemplo, um dia desses estava reclamando do seu novo celular porque ele não tinha o relógio” grande na tela, para facilitar a visualização. Algo facilmente resolvido com dois ou três cliques de tela adicionando o widget correspondente.

Não sabe o que é um widget? Bem, talvez você encontre alguns benefícios continuando a leitura desse texto.

O que você espera e não espera do seu celular

Acredito que para decidirmos o que customizar em nossos celulares, devemos responder à pergunta acima. Como queremos que ele interaja em nossa vida? Quais são suas funções que nos trazem valor e quais que nos prejudicam?

Provavelmente, você deseja que ele lhe ajude na comunicação com outras pessoas, monitore lista de coisas a fazer, que ele responda suas questões e que possibilite boas experiências com os aplicativos que gosta. Além disso, você não gostaria que ele lhe interrompesse regularmente com avisos, lhe ofereça coisas para comprar ou corrija automaticamente as palavras que escreve.

Você investiu em seu celular. Provavelmente paga mensalmente um plano de dados. Nada mais justo que espere dele algo de positivo! Porém, muitas pessoas o usam da mesma forma como ele saiu da caixa, irritando-se com muitas de suas funções pré-programadas. Não seria o caso de melhorar essa relação?

Viagem Lenta - o livro

Atualmente, os sistemas operacionais avançaram muito na proteção de dados e tentativas de proteger nossa privacidade, incorporando opções antes inexistentes. Vou citar aqui muitas funções que alterei em meu smartphone para ajustá-lo ao meu modo de vida. Espero que algumas lhe sejam úteis.

Longe de ser o conhecedor da verdade, estou ainda aprendendo. Mês passado passei o maior mico quando estava passeando com minha cachorra e o celular, livre em um bolso largo da bermuda, começou a adicionar algumas pessoas em um grupo específico de Whatsapp. Essa eu precisei passar um calor para aprender…

Tornando o celular seu amigo

Tudo o que está comentado abaixo vale para o sistema Android 10, na última plataforma da Samsumg. Acredito, porém, que as opções sejam similares para os demais dispositivos, como o iOS. Fiquem livres para acrescentar informações faltantes ou complementares nos comentários.

1) Ajuste as notificações do aparelho

Já faz algum tempo que o Android permite customizar as notificações por aplicativo. Não há mais desculpas em função do desejo de manter o aviso sonoro de um ou outro. Você pode – e deve, desligar todos as demais.

Acessando o menu de configurações e notificações, passe o rodo nas opções de cada aplicativo. Entre em cada um e repare que é possível até mesmo customizar as notificações, dependendo do app. Cada um deles fornece várias segmentações que poderão ter seus alertas eliminados, ou colocados no modo silencioso, eliminando os sons irritantes, mas mantendo apenas a notificação em tela.

Eu mantenho pouquíssimos apps com notificação, embora alguns, quando atualizados, retornem à sua configuração inicial, necessitando de nova configuração. Entre os que possuo alertas sonoros estão os das contas bancárias, cartão de crédito e algumas notificações de aplicativos de mensagens, como o Whatsapp e Mensagens.

Vale um comentário adicional sobre esses aplicativos. Na configuração do Android, é possível apenas configurar suas notificações de forma geral, e não de contatos específicos. Mas, dentro deles, é muito fácil definir “quem” pode acionar as notificações do celular.

No Whatsapp, por exemplo, possuo notificações apenas da família e amigos mais próximos. E ainda coloco um “gancho” de 7 dias em quem envia 10 mensagens em 3 segundos, as quais formam apenas uma frase – isso é muito irritante! Grupos? Apesar de estar hoje em apenas 3 ou 4 grupos ativos, nem pensar… Não têm direito nem às notificações silenciosas. Só vejo a discussão quando abro o app.

Outro aplicativo que merece uma customização é aquele que engloba os SMSs (acredito que cada fabricante o nomeie com um nome diferente). Nele, é possível emudecer ou bloquear totalmente o número que lhe envia SMSs. Apenas tome algum cuidado, pois muitos números são usados por mais do que uma empresa.

Eu mantenho totalmente ativos apenas os SMSs referentes aos bancos e empresa de cartão de crédito. Muitos estão no silencioso. E, outros, bloqueados, como os números com origem em operadoras de telefonia. Se fizer o mesmo, tenha certeza de que sua vida ficará bem mais tranquila!

2) Configure-o para reiniciá-lo automaticamente

Já faz algum tempo que tenho usado a função de reinicialização automática. Acredito que o celular, após esse procedimento, fica mais ágil e evita o acúmulo de muitos arquivos temporários.

O ponto negativo é que, como também configurei a obrigatoriedade de uso da senha para seu funcionamento após a reinicialização, ele “espera” essa entrada antes de voltar a ficar online. O acionamento da vibração nesse processo, entretanto, minimiza o problema de esquecimentos.

3) Mantenha na tela inicial apenas os apps que usa com frequência

Ganhamos tempo com a organização. Muitas vezes, as pessoas acreditam que manter as coisas organizadas serve apenas para satisfação de um costume peculiar. Eu gosto das coisas organizadas porque elas permitem com que ganhemos tempo, talvez um dos conceitos mais importantes para quem pensa na independência financeira.

Uso o celular com duas telas (ou área de trabalho, se preferir), com cinco ícones em cada. Além destes, temos mais cinco ícones na “gaveta”, que se repetem em ambas as telas: o ícone do telefone, app de email/calendário, câmera, calculadora e navegador de internet.

Nas duas áreas de trabalho, temos o app de notas, o Twitter, Insight Timer (meditação), Sleep (monitoramento do sono), Inoreader (feeds), Google Finance, Pocket Casts (podcasts) e mais alguns atalhos de internet que comento na próxima seção.

Uso todos regularmente, muitos diariamente. O importante é você definir seu padrão de utilização e manter na tela inicial apenas os apps que são abertos com frequência. Os demais, mantenham-nos na gaveta de aplicativos.

4) Configure atalhos de internet na página inicial

Muitas vezes, você acessa uma determinada página da internet com mais frequência. É possível que o site não possua um app próprio, ou então, você não quer baixá-lo para não sobrecarregar ainda mais seu celular.

Se acredita ser muito trabalho ter que abrir o navegador e digitar o site, fixe um atalho dessa página em sua tela inicial. No Chrome, essa ação é possível através do menu de configurações na opção “adicionar à tela inicial”. Você terá o site a um clique, economizando seu tempo e facilitando sua vida.

Como exemplo, mantenho atalhos do painel de controle do meu blog, para realizar atualizações de plugins rapidamente, responder eventuais comentários e checar links de terceiros quebrados e da página do Mailchimp, onde concentro os disparos do blog para as redes sociais, configuradas previamente no desktop. Isso possibilita eu enviá-los com apenas um clique, independentemente de onde eu esteja.

5) Abuse do modo “Não perturbe”

Podemos abordar o modo “não perturbe” de duas formas. A primeira, mais óbvia, é acioná-lo eventualmente quando você não deseja ser interrompido, por algum motivo. Seja em uma reunião ou focado em algum trabalho, uma das piores sensações é ser atrapalhado pelo som do celular.

A segunda forma de abordá-lo é através da definição de um horário mais amplo, com a peculiaridade, nesse caso, de selecionar os contatos que possam interromper seu descanso. Uso principalmente para minha hora de sono.

Nessa configuração, o celular vai tocar apenas em ligações de contatos previamente selecionados, como as pessoas de sua família. Afinal, de noite queremos descanso, mas também queremos ser acordados em caso de emergência de pessoas próximas.

Muitas pessoas não o colocam em modo “não perturbe” à noite justamente pelo medo de perder algo urgente. Mas é plenamente possível fazer essa distinção e dormir com muito mais tranquilidade. Você conhece alguém que já lhe disse que foi acordado pelo celular em plena noite e era… “engano”?

Pois bem, diga a ela para configurar rapidamente essa importante função. Nos celulares Samsung, você deve, inicialmente, escolher quais de seus contatos podem ser classificados em “favoritos”. Feito isso, acione a configuração de “não perturbar” e escolha “permitir exceções”. Nesse menu, há a opção de incluir seus favoritos e a segunda chamada de um mesmo número caso ela ocorra em um tempo inferior a 15 minutos da primeira.

Posteriormente, para configurar o “não perturbe” noturno, vá à opção de “ativar como agendado” e defina o horário em que não quer ser interrompido, exceto pelos favoritos que definiu em seus contatos. Se ele tocar, você já sabe ser algo que demande sua atenção. Mas, como isso não ocorre frequentemente, aproveite melhor a noite com um sono sem interrupções!

6) Mantenha a tela desligada, mesmo após as notificações

Outra importante função é não permitir a ligação da tela após recebimentos de notificações silenciosas. Você já teve a sensação de estar focando um trabalho e “percebeu” que a tela do seu celular “ligou”? Como escapar da curiosidade sem precisar parar sua atividade, que, provavelmente, é mais importante do que a notificação (se não fosse, não estaria em modo silencioso).

No Android 10 customizado pela Samsung, vá em “configurações”, “tela de bloqueio” e “notificações”. Lá, retire a opção de “exibir no Always On Display”. Agora, sua tela não vai mais ligar quando receber uma notificação silenciosa. As notificações “não silenciosas” continuam sendo acionadas, mas sem o acionamento automático da tela. Se ela não é acionada com tanta frequência, você consegue gerar mais tempo disponível para as coisas que realmente interessam.

7) Mantenha-o “limpo”

A maioria dos sistemas operacionais dos fabricantes possui um aplicativo que pode ser configurado previamente para realizar uma limpeza regular em seu celular, como arquivos temporários e, com sua solicitação, apagar imagens, gifs e vídeos desnecessários. No Samsung temos o app “Assistência do Aparelho”.

Mesmo que seu celular tenha o Android puro (como uma gama de opções da Motorola), é possível baixar um aplicativo do próprio Google chamado “Files”, que faz o mesmo serviço.

Essa limpeza faz bem para seu celular. Não apenas pelos arquivos temporários, mas para evitar todo o lixo de mídia que as pessoas acumulam com as redes sociais. Se você quer evitar preventivamente esse lixo, saiba que também é possível não fazer download automaticamente de imagens e vídeos de aplicativos como o Whatsapp. Você só os verá se clicar na imagem, algo que dificilmente faço, principalmente quando são arquivos enviados de grupos.

Um amigo que pode melhorar sua vida

O celular é, enfim, como qualquer objeto. Sabendo usá-lo bem com as configurações adequadas, pode auxiliar muito sua vida. O necessário é termos a serenidade e avaliação correta para gerenciar essa relação.

Se eu fosse acrescentar algo mais na lista anterior seria: escolha bem seus aplicativos. Quais acrescentam coisas positivas em sua vida? Quais apenas desperdiçam seu tempo? Analise com sabedoria e tome a decisão de eliminar aqueles que estão na segunda alternativa. As horas que são gastas com seu celular devem ser úteis e positivas para você.

Afinal, você investiu em seu aparelho e paga um plano de dados. Logo, você precisa ter um retorno desse dinheiro. Por que não pensar “financeiramente” para encontrar a motivação e repensar seu uso? Para muitas pessoas, pensar que o dinheiro gasto necessita ser recuperado de alguma forma, pode ajudar nesse processo de decisão.

Quanto antes você se conscientizar de que seu celular precisa ter uma presença positiva e menos intrusiva em sua vida, melhor. Ele é seu escravo, e não seu senhor. Se, a cada bobagem que recebe você cessa de fazer o que está fazendo, quem é o escravo de quem?

Explore mais o blog pelo menu no topo superior!…
Para me conhecer mais, você ainda pode… ler sobre um resumo de minha história, ouvir uma entrevista em podcast, assistir uma live no Instagram, ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

5 2 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Simplicidade e Harmonia
11 dias atrás

André,

Gostei das suas dicas.

Eu ainda não havia pensado na reinicialização do sistema como forma de melhorar o desempenho do aparelho. Boa ideia!

Em relação a limpeza, eu utilizo o AVG Cleaner. Tenho conseguido bons resultados.

As perguntas finais do post ficaram muito boas, pois o celular é útil e interessante para otimizar o tempo. E não o contrário.

As horas que são gastas com seu celular devem ser úteis e positivas para você.”
Simplesmente perfeito!

Abraços,

Bilionário do Zero
11 dias atrás

Boas dicas VL!

Eu de preguiça de ficar configurando tanta coisa já deixo meu celular no silencioso, raramente tiro, só quando estou aguardando alguma ligação importante.

Quase só uso Whatsapp e apps de bancos, alguns de corrida e música/videos hoje em dia, ligações é quase nunca.

Abs

Danilo
Danilo
12 dias atrás

Valeu André.

Obrigado pelas dicas vou tentar colocar algumas em prática.

Abraço!

Guilherme
12 dias atrás

Ótimas dicas, André!

Não tinha parado para pensar nas dicas 2 e 4. Realmente significam um ganho valioso de tempo, bem escasso por natureza, e que devemos maximizar na medida do possível.

Abraços!

Investidor Inglês
13 dias atrás

Boas dicas André!

Encontrei esses dias a função dormir do meu celular. Ele te avisa para ir parando com as atividades quando próximo do horário definido além de deixar a tela preto e branco.

Também é possível configurar a hora de despertar entre outras coisas que não “mexi”.

Enfim, o celular pode ser um grande aliado no dia a dia. Basta saber utiliza-lo.

Abração!

Acompanhe:
9
0
Por que não deixar seu comentário?x
()
x