Uma viagem de 2.700km e 11 dias em duas rodas pelo interior do Brasil

Uma viagem de moto com 2.700km pelo interior do Brasil, saindo de São Paulo, passando por Minas Gerais, Goiás e Brasilia.

Há algum tempo, postei o texto “Sensações de uma viagem de moto” sobre o diferencial de viajar de motocicleta. Após a viagem, principalmente após o último dia, onde rodamos 932 km durante mais de 12 horas – com algumas paradas em virtude do calor intenso, é possível constatar que todas aqueles pensamentos referentes ao passeio permanecem presentes a cada quilômetro percorrido.

Uma viagem de moto pelo interior do Brasil - amanhecendo na estrada
Amanhecendo na estrada

Nem o cansaço, nem o desafio das estradas nem sempre perfeitas e as temperaturas que assolaram o Brasil nos dias dessa viagem de moto prejudicaram essa deliciosa experiência. Foi uma experiência mista, para conhecer lugares então inéditos e para reencontrar grandes amigos. Uma viagem onde o percurso é tão importante quanto o destino.

Partimos com o mínimo de bagagem possível, mesmo assim no limite de peso para a MaryLou. Os alforjes e acessórios já dão sua cota de contribuição. Com duas libras a mais em cada pneu e amortecedor na regulagem mais alta, ela partiu inicialmente de Campinas para Sertãozinho, onde passamos o final de semana na casa de meu irmão.

Infelizmente – ou felizmente, pois não pegamos um dia sequer de chuva na estrada, a viagem em duas rodas deu-se historicamente em um dos momentos mais quentes de São Paulo. Mantendo o uso da jaqueta e luvas pela segurança, sofremos com o calor, atestando um vigor que faz com que não duvidemos de nossa própria existência, como havia escrito anteriormente.

Uma viagem de moto pelo interior do Brasil - caminho a Pirenópolis
No caminho para Pirenópolis

Posteriormente fizemos uma perna maior, de pouco mais de 450km até Caldas Novas saindo bem cedo de forma que pudemos presenciar o nascer do sol na estrada, ainda no Estado de São Paulo. Grande espetáculo! Após a travessia para Minas Gerais, a estrada, apesar de duplicada, piora um pouco, principalmente na faixa da direita, mais utilizada por caminhões, e após Araguari, seguimos em pista única.

Caldas Novas como cidade não tem nada de interessante. Um comércio aqui e acolá, um empadão goiano muito bom e só. O destaque da cidade fica por conta dos parques aquáticos, isso é, a cidade se destaca basicamente pela iniciativa privada. Fiquei imaginando o quanto a prefeitura da cidade deve arrecadar de impostos dos parques, dos proprietários dos belos edifícios, do comércio e não retorna praticamente nada para a cidade.

Cidades Históricas de Goiás - uma viagem de moto
Paisagens sinistras nas cidades históricas

A igreja matriz em más condições de conservação, a falta de infraestrutura no mercado da Lua, o completo abandono do antigo Balneário Municipal atestam a já conhecida incompetência estatal. Mas melhor seria, claro, que ela abstivesse desses impostos tornando o investimento de particulares ainda mais viável. Como comentei nesse artigo, a maior fonte de corrupção é o poder que a sociedade entrega ao Estado. Enquanto nossa sociedade tiver esse pensamento, não nos livraremos dela.

De Caldas Novas, subimos na moto e seguimos nossa viagem a Goiânia. Presenciamos seu trânsito infernal, com semáforos completamente dessincronizados e motoristas que viram à direita cruzando na sua frente com uma naturalidade incrível. O calor de rachar não ajudava os percursos urbanos torrando tanto nossas cabeças quanto a paciência.

Uma viagem de moto pelo interior do Brasil - Goiás (GO)
Noite na cidade de Goiás (GO)

Visitamos dois amigos na cidade, fiz uma pequena revisão na Mary e partimos em seguida para Goiás, a primeira capital do Estado, também conhecida como Goiás Velho.

O centro da cidade possui seu charme, mas o calçamento das ruas foi um terror em duas rodas. Esse foi um dos lados negativos da viagem de moto, principalmente se ela for uma custom, do tipo estradeira. Paramos na pousada e só tirei a moto de lá quando saímos da cidade. Tombada como Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO, a cidade possui igrejas cujas construções começaram na primeira metade do século XVIII, tornando-se um dos primeiros núcleos urbanos do Estado em virtude da descoberta de ouro nas proximidades.

De Goiás até Pirenópolis, fizemos um caminho um pouco mais longo para evitar estradas de terra, passando por Itaberaí, Itaguari, Itaguaru e Jaraguá, em um total de seis estradas diferentes. Pistas simples, sem acostamentos, mas em geral com boa conservação do asfalto.

Uma viagem de moto pelo interior do país - Igreja de Pirenópolis (GO)
Pirenópolis e sua igreja de 1728

Pirenópolis guarda alguma semelhança com a cidade de Goiás em virtude da história de desenvolvimento semelhante gerada pela corrida ao ouro. O calçamento das ruas de pedras é melhor do que em Goiás velho, a cidade é muito mais movimentada e hospeda a primeira igreja católica construída no Estado de Goiás, em 1728.

Outra atração da cidade é a natureza ao redor. Optamos por ir com um grupo no Parque Estadual dos Pireneus, parando em algumas cachoeiras, visitando vegetações rupestres em locais rochosos do cerrado e culminando no Pico dos Pireneus (que dá nome à cidade, e segundo o guia, o segundo ponto mais alto do Estado) para ver o pôr do sol. Uma pena que o céu nesse dia estava nublado e não nos proporcionou uma visão tão bela quanto imaginávamos.

Nesse período, alugamos uma van, pois uma viagem de moto estradeira, não combina com ruas sem calçamento e nem estradas de terra mal conservadas…

Viagem de moto pelo interior do Brasil - Parque Estadual dos Pirineus
No topo do Parque Estadual

Saindo de Pirenópolis fomos a Alexânia encontrar grandes amigos de meu antigo emprego e fizemos uma visita à Brasília no Eixo Monumental. Brasília não me impressiona tanto como a outras pessoas. Acho a catedral muito bela, mas as outras construções me passam uma frieza incrível. O estado de conservação dos palácios, ao menos externamente não ajuda: é normal notarmos placas mal conservadas e pinturas descascadas. É afinal, o retrato de um Estado falido…

Essa impressão negativa pode estar ligada à própria ideia de tais monumentos enaltecerem e hospedarem indivíduos que utilizam afáveis argumentos para tornar a minha e a sua vida melhor, mas utilizando do expediente de tirar nosso dinheiro à força e de permitir cada vez menos liberdade de escolhas, como comentou Fernando Pessoa.

Dormimos novamente em Alexânia e voltamos de lá, perfazendo no último dia, 932Km, parando apenas para alimentação e necessidades fisiológicas. Apesar do conforto da Mary, claro que voltei quebrado, mas feliz por mais uma oportunidade de viver algo diferente.

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

3 2 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!