Veja como fazer o download do Microsoft Money 99 em português e instalá-lo no Windows 10 ou no Linux para controlar seu orçamento, fluxo de caixa e carteira de investimentos.
Comento ainda sobre apps mais modernos e analiso suas vantagens e desvantagens, comparativamente ao Money e as planilhas eletrônicas.
O Microsoft Money 99
Por que ainda uso o gerenciador financeiro MS Money, apesar do fim do suporte da Microsoft?
Quando penso no ano de 1997, não parece que já se passaram mais de duas décadas. Mas já vem dessa época minha experiência com o gerenciador financeiro Microsoft Money 97, cujo CD eu recebi junto com o pacote do BB Personal Banking.
O programa conquistou-me por permitir facilmente o controle de meus gastos mensais. Mesmo sem dinheiro para investimentos, iniciei o histórico de meu controle financeiro – com receitas, despesas e saldos em contas e ativos, que me acompanhou durante toda minha jornada à independência financeira.
O Microsoft Money 97, com o upgrade posterior do Microsoft Money 99, facilitou muito a anotação dos fatos contábeis, convertendo os dados em inúmeros gráficos e estatísticas, customizáveis por categorias de contas e períodos escolhidos. Permitia-se assim, excelentes análises, semelhante aos aplicativos de planejamento financeiro que hoje se multiplicam pela internet.
Ainda estou com o aplicativo lançado em 1999, pois as atualizações posteriores da Microsoft nunca permitiram importar os dados do MS Money anterior. Nunca perdoei a companhia por isso (talvez seja por isso que não nutro muita simpatia pela empresa e sempre que posso, procuro alternativas). Um programador uma vez comentou-me que o formato do banco de dados mudou e as novas versões, em inglês, não suportavam o padrão anterior. O Microsoft Money 99 foi também, a última versão em português do software.
Como fazer o download e instalar o MS Money 99 em português gratuitamente
Caso você não tenha interesse em conhecer esse aplicativo de controle financeiro, avance a leitura para o próximo subtítulo. Caso contrário, siga os passos abaixo. Para baixar e instalar grátis o MS Money 99 em português em máquinas com a última versão do Windows ou Linux, a operação não é tão trivial. Siga os passos abaixo:
Passos para baixar e instalar o Microsoft Money 99
-
Baixe o arquivo do MS Money
Faça o download da pasta “MS Money99” nesse link do Google Drive. Irá ser baixado um arquivo compactado em sua pasta que recebe os downloads. Recentemente, o Google alterou algumas especificações de segurança dos arquivos compartilhados, e algumas pessoas não estão conseguindo abrir a pasta. Fiz também uma cópia para o OneDrive, caso tenha problemas.
-
Extraia o arquivo para a pasta raiz
Extraia essa pasta para o diretório raiz do seu computador (C:).
-
Copie os arquivos corretamente
Copie TODOS os arquivos da pasta C:\MS Money 99\Money99\Setup para a pasta C:\MS Money 99\Money99. Não recorte: copie. A pasta original deve manter os arquivos.
-
Abra o painel do administrador
Execute o prompt de comando como Administrador.
-
Acione os comandos via DOS para instalar o MS Money
Matando a saudade do MS-DOS, digite na tela os códigos abaixo, sempre apertando “enter” ao final de cada linha abaixo:
CD..
CD..
CD MS Money 99
CD Money99
Acmsetup.exe /T Money99.stf
Feito isso, o setup do programa deve ser executado. Após colocar seu nome e o da organização, ele vai demorar bastante para prosseguir com a instalação propriamente dita (depois que instalei um SSD no meu computador foi muito mais rápido…). Mas tenha paciência que dará certo. Posteriormente, os próximos passos podem ser realizados apenas seguindo as informações das telas do programa instalador.
Microsoft Money para Linux
Em novembro de 2020, um leitor deixou um recado nos comentários abaixo dizendo que conseguiu rodar o Microsoft Money 99 no ambiente Linux. Nunca achei que fosse possível. Gentilmente, ele escreveu um tutorial para possibilitar a instalação que copio abaixo.
Lembro que eu não uso Linux, e não testei a sugestão. Quaisquer problemas que surjam no processo são de responsabilidade única do usuário, combinado?
Fica aqui o agradecimento ao Agnus por esse compartilhamento.
Para quem quer uma alternativa de sistema operacional, no caso o GNU/Linux, o tutorial funciona. Basicamente é instalar o Wine para ele interpretar os comandos do programa. Importar os dados e exportar funciona normalmente. Fiz o teste em um derivado do Debian mas deve funcionar em outras distribuições. Segue:
Digitar os seguintes comandos no Terminal do Linux:
sudo dpkg –add-architecture i386
sudo apt-get update
sudo apt-get install wine32 winetricks cabextract
WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.wine winecfgNo Terminal:
winetricks ie8
Obrigatório, pois se não instalar o ie8 fica uma janela aleatória por cima do programa.
Extraia o pacote do programa da sua pasta de downloads.
Volte no Terminal, e digite para ir até a pasta de downloads:
cd ~/Dowloads/Money99/setup
Iniciar o instalador pelo Terminal, quase como no Windows:
wine acmsetup.exe /t money99.stf
Avançar, clicar ignorar nas mensagens.
Volte ao Terminal e digite para copiar as dll que faltam:
cd ..
cabextract MONEY99.1
cp mnyob99.dll mnyutil.dll mnyadv.dll mnycore.dll mscofd.dll mspfctl0.dll olshared.dll pfcplan.dll ~/.wine/dosdevices/c:/Program\ Files/Microsoft\ Money/
Iniciar o aplicativo.
O Microsoft Money 99 versus os apps modernos de gerenciamento financeiro
Por que manter o MS Money para o controle dos gastos?
O estabelecimento de um histórico financeiro para quem persegue a independência financeira, tema desse blog, é fundamental. Não só para planejar novas metas, calibrar velhos objetivos, evitar erros cometidos ou preservar boas escolhas que fizemos. E, antes de tudo, a coleta de suas informações financeiras durante o decorrer de sua vida demonstra onde você estava e o que você alcançou no período. Os dados ao longo do tempo de um histórico exprimem o seu sucesso financeiro. E, justamente por isso, ele é um grande motivador para que continuemos a jornada aos nossos objetivos.
No MS Money 99, meu histórico financeiro conta uma história de quase 23 anos. Receitas de salários, juros, dividendos, aluguéis e lucros, mês e mês. Idem para todas as categorias de despesas. Possuo o montante em reais que fechou o portfólio em cada um dos quase 280 meses. Todas essas estatísticas, embora não estejam ligadas diretamente às coisas mais importantes da vida, evidenciam metas cumpridas, e por si só, são vitórias que devem ser comemoradas.
O gráfico abaixo mostra o histórico de meus lucros e prejuízos mensais. Não é também uma história do mercado de capitais no Brasil? Tais números, assim como a sua evolução patrimonial ou as categorias de despesas, acabam contando parte de sua própria história. Se eu consultar, por exemplo, os gastos da categoria “moradia”, verei valores zerados entre 2002 e 2003 e entre 2012 e 2013, que foram vários meses que fiquei fora do país. A sensação é quase a mesma de ver um álbum de fotos, mas ao invés de contemplar as imagens, apreciamos números. Manias de engenheiro, talvez?…
Justamente por não conhecer um meio de exportar todos esses dados de maneira adequada para um gerenciador financeiro mais moderno, escolhi fazer o download e permaneço com o Microsoft Money 99. É impossível a transferência desses dados para versões mais atuais, como o Microsoft Money Plus. Já tentei também aplicativos mais novos, como o Quicken e o Gnucash, na plataforma Linux. Mas aos poucos fui percebendo que esse desejo é apenas uma massagem ao ego para não estar “desatualizado”. No fundo, esse meu amigo de mais de 20 anos preenche todas minhas necessidades.
É verdade que sinto falta de algumas personalizações, também ausentes em aplicativos mais modernos de controle financeiro. Na sequência, sigo com minhas considerações com os apps da atualidade, que controlam suas receitas, despesas e investimentos. E explico por que acredito que devemos usá-los com moderação.
Meus pitacos sobre os aplicativos de controle financeiros atuais
O leitor deve ter consciência de que a educação financeira ainda é rara nesse país. Muitos veem o dinheiro como algo do mal, infelizmente porque o percebem como um fim em si mesmo, e não como um meio para realizar seus desejos. A independência financeira é vista pela maioria como algo impossível de ser alcançado, exceto em situações extremas como, por exemplo, um grande prêmio na loteria (que recebido por alguém sem educação financeira, não resiste muito tempo).
Se fosse possível dar apenas 12 passos até sua independência financeira, quais seriam eles?
Nesse contexto, o usuário de apps que gerencia suas finanças já está muito à frente da maioria. A iniciativa de utilizar um controle de receitas, despesas e investimentos, seja via aplicativo ou não, é um passo necessário, porém não suficiente, para a futura liberdade financeira. Assim, ao mesmo tempo que estimulo o seu uso, coloco a seguir alguns pontos a serem ponderados.
1. O seu aplicativo de gerenciamento financeiro permite exportar seu histórico?
Nem tudo é perene nesse mundo. Principalmente no mundo dos softwares. Se você tem mais de 30 anos, com certeza se lembrará de vários programas que usou e não existem mais. Qual a garantia de que o aplicativo que está hoje no seu celular será sempre atualizado para as novas versões dos sistemas operacionais? Ou ainda, será que ele existirá no ano que vem?
Em função desse possível contratempo, seu aplicativo deve obrigatoriamente permitir que você exporte, no formato de um arquivo reconhecido por outros programas, todo o seu histórico financeiro. Assim, você terá sempre os seus dados protegidos de eventuais descontinuações da empresa que fabrica o app. Perder todo o trabalho passado seria algo muito frustante.
Essa é uma das razões que mantenho até hoje a parceria com o Microsoft Money 99: com seu download e instalação, é possível copiar todos os dados em uma planilha eletrônica como o Microsoft Excel ou Planilhas Google, permitindo seu gerenciamento com formatações, inserção de filtros e criação de gráficos. Faço anualmente o backup de todos esses dados.
2. O seu aplicativo de gerenciamento financeiro lhe oferece segurança ao inserir seus dados?
A maioria dos softwares modernos de controle financeiro possibilitam a conexão de suas informações financeiras, a princípio sigilosas, com sua base de dados. Ou seja, muitas pessoas autorizam o acesso a saldos bancários, investimento em corretoras etc. Algumas delas, porém, podem não se sentir à vontade com tais compartilhamentos. Eu sou uma delas. E embora o MS Money 99 possua opções de conexão às instituições financeiras, eu nunca usei essas facilidades.
Isso é algo pessoal. Como eu sempre mantive uma saudável simplicidade financeira, nunca tive problemas em inserir movimentações manualmente. Como já comentei em outras postagens, descomplicar sua vida em assuntos que envolvem dinheiro, é fundamental. Movimente preferencialmente apenas uma conta bancária, tenha apenas um cartão de crédito e possua mais do que uma corretora apenas se os custos combinados para investimentos em ativos específicos compensarem.
Deixando sua vida simples, você não precisará dividir seus dados pessoais com softwares que podem estar sujeitos não somente a má-fé, mas sim vulneráveis a hackers. O tamanho e a idoneidade da empresa não importam, visto que grandes empresas já foram hackeadas, como o Yahoo, Dropbox e até mesmo grandes corretoras no Brasil, como a XP Investimentos ou mesmo bancos (leia a experiência negativa que tive com o Banco Inter). Justamente por isso, não confie que seus dados estejam totalmente seguros dentro do banco de dados do seu app de controle financeiro.
3. O seu aplicativo de gerenciamento financeiro permite boas customizações?
Quando começamos a usar um novo aplicativo, precisamos nos adaptar com o ambiente e as ferramentas que ele oferece. Você o testa, analisa seu layout, a inserção dos dados, o retorno de estatísticas e gráficos. Mas parece que sempre acaba faltando alguma coisa, não?
Talvez gostaria de algo mais: uma vez que pretende levar a sério o gerenciamento de suas finanças, procura outro app para ver se encontra todas as funcionalidades necessárias. Talvez descubra aquela ferramenta que faltava, mas é possível que o novo software não tenha uma outra utilidade que o anterior tinha. Enfim, utilizando apps, é provável que você não consiga preencher todas suas necessidades.
Eu percebi isso em minha experiência com o download do Microsoft Money também. Porém, sua função de exportar os dados para uma planilha eletrônica permitiu-me criar modelos no Microsoft Excel que complementavam suas deficiências. Uma delas era a falta de uma tabela onde fosse possível deflacionar meu portfólio, ano a ano, para ter uma ideia da evolução de meus ativos ao longo do tempo, em valores reais: uma tarefa simples para as planilhas eletrônicas.
Assim, as planilhas, além de uma fonte de backup, serão imprescindíveis para cumprir satisfatoriamente as carências do gerenciamento de seu aplicativo de controle financeiro. Saber usá-las é fundamental.
De novo, as planilhas eletrônicas: Microsoft Excel e Planilhas Google
Um pequeno histórico das planilhas de cálculo
Há muito tempo uso planilhas eletrônicas. Todo e qualquer planejamento que envolve números fica muito mais fácil com a utilização dessas ferramentas. Considero as planilhas uma das grandes invenções da informática.
Apesar da primeira planilha eletrônica ter sido criada no final dos anos 70 (VisiCalc), foi na década de 80 que elas se tornaram mais populares com o lançamento do Lotus 1-2-3 na plataforma IBM-PC. O Excel, que todos conhecem, viria a tornar-se famoso apenas na década de 90. O próprio Microsoft Money foi criado como um bando de dados em formato de planilha eletrônica. Seus relatórios em texto deixam claro o modelo.
Já há alguns anos, o Excel passou a oferecer todas suas funcionalidades na nuvem e o Google vem ameaçando o reinado da Microsoft com seu Google Docs. Se tiver interesse na história de sua evolução, veja um resumo nesse artigo. Para um vídeo com os programas mais usados na época, acesse esse link. O Lotus 1-2-3 é o primeiro a ser mostrado no vídeo.
Vale a pena gastar um tempo inicial na criação de uma planilha eletrônica
As planilhas eletrônicas são ferramentas fáceis de serem utilizadas para controles simples. E, se nos comprometermos a estudá-las com mais afinco, elas transformam-se em instrumentos fantásticos, melhores e mais úteis do que qualquer aplicativo para finanças pessoais. Criar uma planilha do zero significa uma obra feita em função de suas necessidades, próprias e exclusivas.
Além disso, é um recurso que você não precisará se preocupar com sua perenidade. Hoje eu uso o Google Planilhas, mas semestralmente faço um backup dos documentos no formato Excel. Vai que, né Google? Acredito que com isso, garanto meus controles financeiros sempre disponíveis enquanto eu estiver por aqui, pois entendo ser impossível imaginar o mundo sem planilhas eletrônicas.
Por outro lado, é perfeitamente possível imaginar um mundo sem o Guia Bolso, Mobills, Gastos Diários, Organizze, Money Lover ou Minhas Economias. Novamente, incentivo aos usuários desses aplicativos a checarem a possibilidade de recuperar seus dados regularmente e externamente ao app. Seu histórico financeiro, um dia, pode fazer muita falta para seu deleite e planejamento futuro.
Para investir em uma boa planilha, é claro que, além do conhecimento, será necessário empregar uma parte do seu tempo. E isso pode ser desestimulador, uma vez que é mais fácil entrar na store de seu smartphone e baixar algo já pronto para uso. Tentador, eu diria. Às vezes pode ser interessante, outras vezes não. Cabe apenas a você realizar essa avaliação.
Reforço que não sou contra esses apps: eles podem ser um importante estímulo para o seu controle financeiro. Mas não fique dependente deles e pense ativamente em possuir um controle financeiro próprio. Eu ainda prefiro fazer o download do Microsoft Money 99 e usá-lo em conjunto das planilhas financeiras.
Lembre-se, finalmente, que quase nada é de graça nesse mundo. Sugestões de aplicações financeiras que fervilham diariamente em alguns apps não são, provavelmente, as melhores escolhas a se fazer. Não seja um usuário passivo perante esses aplicativos que controlam o seu dinheiro. Seja um protagonista e faça suas escolhas sabiamente. Não se esqueça que, para existirem, eles precisam ganhar dinheiro de alguma forma. Que não seja retirando os ganhos potenciais de seus investimentos.
E você? Usa algum aplicativo de controle financeiro, seja o Microsoft Money ou algum app moderno? Está contente com ele? Ou prefere planilhas eletrônicas? Se deixar suas impressões nos comentários abaixo, você pode auxiliar novos leitores a tomarem suas próprias decisões.
Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
… assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
… ler sobre um resumo de minha história
… ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
… participar de um papo de boteco
… curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.
E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?
Artigos mais recentes:
- Comparação da rentabilidade dos FOFs – atualização
- Atualização das rentabilidades de todas as carteiras de investimentos (out/24)
- Atualização das carteiras ativa e passiva (out/24)
- Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs (out/24)
Bom dia. Meu sogro utiliza o MS Money e agora ele vai trocar de notebook e a precoupação dele é como exportar esses dados. Quando eu instalar o MS Money 99 no computador novo dele, como posso exportar os dados que ele carrega há mais de 10 anos? Basta fazer o login e ele “automáticamente puxa os dados”? Ou preciso levar essas informações do computador antigo?
Olá Éverton!
Se seu objetivo é apenas esse, é fácil: você deve apenas localizar o arquivo da base de dados do Money, copiá-lo em um pendrive (ou salvá-lo na nuvem e depois baixá-lo). Ele possui a extensão *.mny. Existe também o backup (se ele manteve a seleção nas configurações ) no formato *.mbf.
Os locais desse arquivo podem ser vários. O usuário do Money que configura isso na instalação. Se ele não souber, vale dar uma pesquisada no computador.
Abraço e, se sobraram dúvidas, estamos por aqui.
André, conheci seu blog esses dias, o Money ajuda bastante a sabermos o que gastamos. Eu consegui fazer o programa rodar no linux, se você quiser eu publico o passo-a-passo aqui no seu blog. O que acha?
Olá Agnus! Que legal!
Se você quiser me passar o texto explicando, quero sim. Você tem experiência em escrever para blog? Se preferir, a gente pode criar uma nova postagem, com sua autoria. Topa?
Abraço e obrigado! Vida longa ao Money!
Obrigado por responder. Vou passar o texto aqui, se você quiser fazer um novo tópico ou anexar a sua postagem pode ser. Para quem quer uma alternativa de sistema operacional, no caso o GNU/Linux, o tutorial funciona. Basicamente é instalar o Wine para ele interpretar os comandos do programa. Importar os dados e exportar funciona normalmente. Fiz o teste em um derivado do Debian mas deve funcionar em outras distribuições. Segue: Digitar os seguintes comandos no Terminal do Linux: sudo dpkg –add-architecture i386 sudo apt-get update sudo apt-get install wine32 winetricks WINEARCH=win32 WINEPREFIX=~/.wine winecfg Abrir o winetricks pelo seu gerenciado… Leia mais »
Agnus, incluído no texto!
Obrigado pela colaboração e boa semana!
Passei meu contato de email para você.
Olá Agnus!
Seu comentário anterior ficou retido pelo anti-spam, acabei de aprová-lo.
Vou incluir seu tutorial sim, assim que der um tempinho aqui. Essa semana é corrida, de atualização da rentabilidade das carteiras de investimentos.
Mas não recebi e-mail. Vc enviou algum?
Abraço!
André, parabéns pelo site e pelo ótimo trabalho de educação financeira que você nos proporciona através dele. Gostaria de saber se você conhece alguma forma de converter os extratos em planilhas (XLS, CSV, etc) para arquivos compatíveis com o MSMoney99 (QIF, OFC, etc) . O fato do Money não permitir a importação de arquivos CSV é uma falha que poderia ter sido evitada, não acha? Grato.
Olá Marden! Obrigado pelas palavras!
Nunca tive muito essa demanda e nunca fui atrás desse tipo de conversão, mas, digitando “converter csv em qif” na WEB, aparecem várias opções. Vc tentou alguma delas? Se conseguir essa conversão, o Money tem um menu de importação de arquivos *qif.
Sim, seria uma boa se fosse automático, e mesmo que pensássemos que foi um programa criado na década de 90 e não havia muito a preocupação de compatibilidade, podemos lembrar que ele salva seus dados em *csv. Poderia também importá-los, né?
Abraço!
Boa tarde André. Em primeiro lugar um agradecimento à todo conteúdo que disponibiliza aqui, achei teu site buscando um software para controle financeiro pessoal, cheguei nesta publicação e acabei lendo outras publicações, assinei o blog e vou acompanhar. Acabei também lendo sua publicação sobre as planilhas, baixei e abrí as planilhas, enfim realmente agradeço de coração tudo que disponibiliza aqui. Porém em certo momento me surgiu uma dúvida, lí que vc usa o Money99 há muitos anos e vai continuar usando. Lí também que vc ainda usa as planilhas. Foi então que fiquei sem entender qual a relação do Money… Leia mais »
Olá Wagner! Obrigado pela assinatura e espero que goste do conteúdo. Sim, uso ambos. O Microsoft Money uso para lançamentos de despesas categorizadas e rendimentos das contas cadastradas e seus diversos investimentos. Ele me mostra a evolução do patrimônio mensalmente, a evolução de despesas por categorias, gráficos mensais de evolução de despesas, recebimentos de juros/dividendos, etc. Nas planilhas eletrônicas uso mais para as movimentações dos investimentos, como compra e venda de papéis, apuração de impostos, alocação das carteiras em tempo real (para fazer os rebalanceamentos), apuração de rentabilidades, etc. O Money não consegue fornecer isso sem faltas. Podemos fazer um… Leia mais »
Perfeito André, era exatamente essa minha dúvida, “planilhas X money” (ou outro software) para o orçamento mesmo. Muito obrigado pelo seu tempo e atenção. Abraços!
Legal, Wagner! Abraço!
Boa noite, tentei fazer a instalação do Money99. Na primeira vez deu erro no final da instalação devido à permissão de um arquivo, e ao tentar rodar o procedimento novamente, o programa de instalação trava após já reconhecer o meu nome e nome da empresa que eu tinha inserido. Trava com a mensagem de que está procurando por componentes já instalados…
Alguma dica de como resolver? O programa não aparece na lista de programas instalado. Estou rodando o Windows 7.
Olá Rodrigo. Confesso que não me lembro se para o Windows 7 o processo de instalação é o mesmo. Eu escrevi esse post pela primeira vez quando tentei instalá-lo no Windows 10 por um método antigo, e não havia dado certo. Ou seja, ele é testado para a última versão do sistema operacional, como deixo claro logo no início do texto. Se não encontrar outro método na internet, o que eu sugeriria era procurar as pastas que foram criadas na primeira tentativa de instalação, deletá-las, reiniciar o computador e tentar novamente. Se não der certo, ele provavelmente instalou alguma chave… Leia mais »
Boa noite, preciso de uma ajuda por favor, preciso criar 2 contas para 2 empresas separadas, como faço, faz muito tempo atras eu fiz mais não lembro agora
Leonardo, nunca fiz isso, mas acredito que você precisa criar dois bancos de dados (arquivo *.mny) diferentes e, quando abrir o Money, escolher o arquivo correto. Acredito que seja bem simples.
Boa sorte!
Sim, é isso mesmo. O MS money é um gerenciador de banco de dados que trabalha como o Excel trabalha quando abre planilhas diferentes, só que uma base de dados de cada vez. Vc cria uma base de dados pra empresa A e uma pra empresa B. Quando abre o aplicativo vc escolhe qual base vc quer trabalhar.
Ele calcula a rentabilidade do patrimônio tal qual a planilha do AdP?
Penso em abandonar a planilha pois já modifiquei demais e estou de saco cheio de controlar tintin por tintin… quero só jogar tudo em um programa e deixar que ele faça as contas!
Abraços!
Olá M1M!
Não conheço a planilha do AdP.
Mas o Money não calcula por si só a rentabilidade não. Ele é mais um banco de dados do que uma planilha eletrônica, embora os dados possam ser exportados e aí, você tem liberdade de trabalhá-los como desejar.
Abraços!
Uma coisa que eu faço, é usar o minhas economias, pois ele importa as compras do cartão de débito e crédito, então fica mais fácil, é tudo automatizado. Claro que eu tenho meu velho excel. Aí ao final do mês eu pego os valores, e jogo no excel, por categoria. Separei minha contas em 8 categorias, então são apenas 8 valores que preciso passar para o excel.
Obrigado pelo comentário, Marins!
Como você, acredito que o Excel é imprescindível. É ele que garantirá a perenidade de nossos dados.
Abraço!
boa noite, meu caso esta igual ao da Carla, preciso passar os dados do Money para o novo notebook, mas nao consigo achar o 99 em portugues para baixar, somente em ingles…alguem poderia me ajudar por favor
Marcelo, o Money99 em português está disponível para baixar aqui nesse texto. Explico detalhadamente como fazê-lo. Você chegou a lê-lo?
Tenho o Money97 em uma maquina antiga e gostaria de instalar o 99 em um note que estou usando. o procedimento é o mesmo? Posso salvar o backup dos dados na maquina antiga e atualizar/inserir no money instalado. Funciona?
Oi Carla.
Eu usava o Money 97 antes do 99, e fiz a migração do backup tranquilamente. O procedimento é o padrão: instalar o Money 99 no notebook e, depois, salvar o arquivo de backup no mesmo note. Aí você, com o Money 99 aberto, abre esse arquivo. Deve funcionar tranquilamente.
Boa sorte.
Obrigada!!!
Também estou orfão do MS Money. Ele me foi muito útil há uns 20 anos atrás, quando me endividei e precisei muito dos budgets. Na época, fiz um controle rigoroso de entradas, gastos fixos, gastos variáveis (baseado em historicos e metas) e baixava arquivos das instituições financieras, que facilitavam muito a conciliação e classificação das despesas, inclusive as parceladas. Estou com um projeto agora que preciso deste controle rigido de novo estou pensando em voltar para o Money. Testei uns aplicativos, mas não achei nada de bom. Minha ideia era ter budgets para todas as despesas variaveis e compartilhar isto… Leia mais »
Olá Anon! Como você, não gostei da experiência que fiz com os apps mais novos. Como controle pessoal, acredito que o MS Money é muito melhor. Porém, ele vai dever nesse compartilhamento por nuvem. Para esse fim, eu uso planilhas eletrônicas. Aqui em casa temos um orçamento comum para as despesas comuns da casa, passeios, etc. É uma planilha do Google e pode ser acessada de qualquer lugar, de qualquer dispositivo para ambos. Anotamos todas as despesas nela e comparamos com o orçamento. Porém, pelo que entendi, você quer algo mais elaborado. Mas não entendi muito como seria essa “consulta”… Leia mais »
Onde posso baixar o MS Money 99. Usei por muitos anos o 97, sou muito fá dele. Porém por diversas formatações realizadas no passado, e depois coma evolução do windows para 10 acabei desistindo. Mas relendo esses relatos agora, preciso dele novamente. Por favor ajudem-me. Gratidão.
Olá Álvaro.
No texto eu explico como baixar e instalar o Money 99. Ficou com alguma dúvida?
Abraço!
Agora achei o link. Gratidão
Qualquer dificuldade pode postar aqui! Vamos fazer você voltar ao Microsoft money!
Ola André, administro alguns imóveis e apesar de ter sistema próprio não consigo abandonar o MSMoney 99. Meu primeiro lançamento data de 02/01/2001. Tenho tudo guardado nele. EU queria uma ajuda se possível, pois isto nunca me aconteceu. Acidentalmente o PC desligou com ele aberto e apos recuperar o Backup agora ele não me permite fazer lançamentos. Aparece “Essa transação não pode ser inserida”. Vc saberia me dar alguma dica ?
Olá Jeder!
Olha, nunca aconteceu comigo. O que eu faria, tendo o arquivo de backup separado e salvo, seria desinstalar totalmente o Money do computador, apagar todos os diretórios e instalar novamente.
Você chegou a fazer isso?
Se ainda não der certo, tente instalá-lo em outro computador para ver se é algum arquivo temporário, de cache, que está impedindo a inserção. Se funcionar em outro computador, aí precisa alguém mais técnico para ver o que está ocorrendo no computador anterior.
Abraço e boa sorte!
Primeiro eu criei um outro arquivo para continuar inserindo os dados e está funcionando perfeitamente. Mas os dados de 19 anos eu só consigo acessar e não alterar ou incluir. Tentei agora fazer isso. Instalar em outro PC e tentar recuperar o backup, mas deu o mesmo erro. È como se fosse uma alteração no meu arquivo original.
Que pena, parece que ele ficou de alguma forma “corrompido”… Nesse caso, não consigo imaginar o que pode ser feito…
O ruim é que você não vai conseguir conciliar os dados passados com os atuais. :/
Tenta recuperar de um backup mais antigo, estava com o mesmo problema aqui na empresa, e fiz de tudo até em outros computadores e apresentava sempre essa mensagem… aí tentei de um backup um pouco mais antigo e funcionou, era o backup que estava corrompido.
Boa sugestão!
Olá André, também utilizo o MS Money desde 1997. Teve uma época que, quando estava viajando e não tinha acesso à um computador, usei um aplicativo do Palm: o Ultrasoft Money, o qual criava um arquivo OFC, permitindo a sincronização com o MS Money. Atualmente continuo usando o MS Money, porém na versão Money Plus Sunset Deluxe, que pode ser baixada gratuitamente no site da Microsoft: https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=20738 Até comprei um Windows Phone, na esperança que a Microsoft lançasse um aplicativo que se comunicasse com o MS Money, porém isto não ocorreu. Infelizmente não foi lançado nenhum aplicativo para celular, que… Leia mais »
Oi André: Trata-se de um programa extremamente útil e que permanece atuante e insubstituível até hoje. Também comecei a utilizar o MS Money logo ao recebê-lo do BB. A primeira movimentação no aplicativo tem a data de 01.01.1997. Tenho então tudo anotado, aquisições, financiamentos, prestações, receitas, despesas, enfim todas as minhas movimentações financeiras. A base do relatório é a minha conta corrente num Banco e o saldo do aplicativo sempre “bate”, dia a dia, rigorosamente com o apresentado no extrato do aludido banco. O MS Money é a única razão de não ter ainda adquirido um computador da família MAC,… Leia mais »
Que legal Tricolor! Começamos juntos então! Meus dados também começam em janeiro de 1997!
Ficaria muito desanimado mesmo em perdê-los, se bem que nunca pensei em comprar um Mac rs.
Eu não sou tão expert assim, meus relatórios são meio padronizados, mas se quiser comentar aqui sua ideia, fico feliz em ajudar, se for capaz.
Abraço!
Por acaso alguém sabe como fazer para conseguir carregar um arquivo OFX do Banco Inter no MS Money?
Engraçado ver essa matéria sobre o MS Money! Eu trabalho com tecnologia, e sou adepto de usar aplicações o mais atualizadas possível, mas também não consigo “me livrar” do MS Money. É incrível que mesmo com todas as possibilidades de melhorias atuais não se tenha nenhuma aplicação que substitua totalmente o MS Money. Eu também convivo com ele desde 97, e já tentei controlar Criptomoedas nele… Olhem o problema. Enfim, por falta de algo mais completo, acabamos tendo que usar mais de uma ferramenta, mas o principal das contas segue nele há mais de 20 anos…
Olá Leonardo! Estamos junto hehe!
Eu uso somente ele e planilhas personalizadas. Em qual aspecto você sente falta de mais um aplicativo?
Em tempo, não sei responder sua dúvida acima… 🙁
Abraço!
Eu idem ! Há mais de 20 anos uso o MS Money e não consigo largar. Já tentei de tudo e não achei um que seja confiável e completo como ele. Acabei optando por criar uma VM (Virtual Machine Windows XP) e mantenho ele lá.
Legal, Marcelo!
Por que a opção de VM? Vc usa Linux?
Tenho Money 99 desde do seu inicio estamos em 2020 temos alguma atualização ou algum que o substitui?
Olá Renato! Existir, existe. Mas o problema que enfrentei é na migração da base de dados. Tentei em versões mais atuais no Microsoft Money e do Quicken. Mas depois desisti e percebi que não preciso de mais nada do que o 99 já me oferece.
Ganhei tempo e paz.
Abraço!
Olá, André
A tempos procurava uma atualização em português, até que encontrei suas orientações. SENSACIONAL. Muito obrigado por disponibilizar e com as dicas.
Pessoas como você faz a diferença.
Muito obrigado.
Olá Elmo!
Que bom que deu certo para você!
Agradeço seu comentário e palavras!
Abraço!
Olá, André, blz? Eu era fã do MS Money, aí, um belo dia ele sumiu do mapa! Só estava disponível para o pessoal da gringa. Aí vi que a MMicrosoft disponibilizou recentemente, baixei, mas agora, estou com outro HD e não consigo mais baixa-lo. No site da Microsoft, disseram que eu já possuía o aplicativo mas o arquivo de instalação não está mais aqui. O link do superdownloads está com vírus e meu antivírus não permitiu baixar. Como faço? Só tem o 99?
Oi Érica, tudo bem?
Eu não sei qual versão do MS Money você teve problemas, mas eu tenho experiência somente com o 99. É exatamente ele que uso até hoje.
No passado, tentei até usar versões mais modernas, mas dava um monte de bug, não conseguia transferir minha base de dados. Por isso nunca migrei.
Se quiser usá-lo, é só seguir o procedimento do post. Se tiver alguma dificuldade, me fale o que ocorreu e eu ajudo.
Abraço!
André, uso o MS Money97 desde 1998 e hoje, após ler seu blog migrarei para o 99. Até hoje não achei um gerenciador financeiro melhor que o MSMoney. Obrigado por compartilhar conosco seus conhecimentos!!!!
Opa, Alan! Seja bem-vindo ao clube do MS Money!
Obrigado você pelo comentário! Abraço!
Oi, bacana? Eu tenho uma empresa que gostaria de colocar em ordem as finanças.
Gostaria de saber, se é possível contar com…
-importação de arquivos OFX de extrato de bancos
-multiusuarios com acessos restritos
-multicontas bancarias
-livro caixa da empresa
–
Iago, aí eu já não sei te responder com certeza.
Por que você não tenta instalar e explorar você mesmo? O processo é rápido. Em 15-20 minutos vc tem ele rodando no seu computador.
Abraço!
Boa noite!
Tenho o Money99 instalados num pc e agora num notebook, como faço por favor para salvar o backup de um para o outro???
Olá Anon!
O Money 99 possui opção de salvar um backup cada vez que você sai do programa. Está em “Opções” -> “Efetuar backup”.
Nessa tela, você tem a opção de configurar o local de salvamento do backup. Tendo essa informação, é só entrar no gerenciador de arquivos e copiar o arquivo para outra máquina. Aí, quando você for abrir o programa na outra máquina, escolha abrir o arquivo de backup.
Abraço!
Olá André, bom dia! meu nome é Mauricio. Sua dica, como sempre ajudou muito. Porém já abusando: no Pc de onde extraí o backup, ao abrir o Money, automaticamente o programa aparece a home page financeiro, com todas as minhas informações. Já no notebook onde transferi o back up, também abre a home page financeira, contudo sem informação alguma, só ao clicar em arquivo e informar onde o programa deveria procurar as informações ele abre. Tem como no notebook abrir diretamente, como no PC? como fazer? agradeço muito a ajuda!!! abraço!
Olá Maurício!
Que bom que ajudou algo!
Sobre o novo problema, teoricamente, ele deveria abrir o último arquivo aberto automaticamente. Estranho ele não abri-lo.
Uma tentativa é checar de qual diretório ele está abrindo o arquivo “errado” e substituir esse arquivo pelo correto, de backup.
Daí ele não teria mais como abrir um arquivo “vazio”.
Sugiro que faça cópia dos arquivos caso haja algum problema.
Abraço!
Boa noite
Gostaria de saber se tem como instalar o money 99 em windows 10 ou superior. Na verdade tenho um mac e vou instalar a maquina vistual do windows so por conta do money 99. Alguem pode me responder como faco ?
Obrigado
Olá Anon!
O procedimento que coloquei no texto é para instalar o MS Money em qualquer Windows, inclusive no Windows 10.
Há cerca de um ano, eu coloquei um SSD no meu computador, reinstalei o Windows e usei exatamente esse tutorial para o Money. Funcionou perfeitamente!
Agora em relação à máquina virtual no Mac, não consigo te ajudar…
Abraço!
Uso o Money desde 1997, e também nunca encontrei um organizador financeiro que o substituísse. Atualizei para o money99 é estava satisfeito até o momento. Ocorre que o Itaú a partir desse ano não baixa mais os extratos para o money99 . Não sei o que fazer. Estou completamente perdido e indignado com o Itaú.
Olá Fábio!
Pena isso…
Eu sempre fiz manualmente. Como concentro todas as coisas em apenas um cartão de crédito, o trabalho é mínimo. Penso como uma questão de segurança também. O Money, apesar de todas suas funcionalidades, é um programa que nunca mais recebeu atualizações. Não sei se é seguro para isso.
Abraço e obrigado pelo comentário.
Fábio, vc pode tentar usar o PDF2OFX (https://www.propersoft.net/products/pdf2ofx). Tenho usado para carregar os dados do cartão de crédito no MS Money e funciona perfeitamente. Acho que tem como fazer o mesmo com os extratos do Itau, desde que tenha alguma opção para exportar para PDF.
Uso o Money 99 desde o ano 2000 e ainda nao achei um substituto e compartilho os mesmos pensamentos . Só me falta uma maior conectividade com o celular, mas nem tudo é só vantagem.
Concordo contigo, Dionis.
No meu caso, isso não afeta muito, uma vez que sou meio avesso a uso de celulares como computadores. Prefiro mesmo o PC. Nesse caso, o Money ainda está para apresentar alguma desvantagem considerável.
Abraço!
Eu também uso o Money 99 há décadas e embora sempre tenha procurado, nunca encontrei um substituto à altura. Gostaria de pode fazer lançamentos pelo celular mas nenhum dos aplicativos são consistentes como o Money. No caso do Guia Bolso (o que mais gostaria de usar por baixar automaticamente os lançamentos dos bancos e cartões que uso), chega a ser ridículo que uma transferência se transforme em uma transação onde o dinheiro não tem categoria e não vai para lugar nenhum. Isso é inaceitável. No caso do Money se vc transfere dinheiro de uma conta ele tem que obrigatoriamente entrar… Leia mais »
Esqueci o email
🙂
Tranquilo, não é obrigatório o email para postar aqui!
Abraço!
Olá Maurício! Tivemos os mesmos resultados nessa procura então rsrs. Eu também não encontrei, mas parei de procurar, pois não tenho sentido nada faltando ao Money. Como não gosto das telinhas de celular, não sinto essa limitação que citou. Estranho esse lance do Guiabolso, hein? Seria algo básico, semelhante ao conceito das partidas dobradas que todo mundo aprende na primeira aula de contabilidade… Não sabia disso… Concordo! Deveria criar mecanismos para impedir o erro. É fácil as pessoas se iludirem com os dados que lá estão e tomaram decisões equivocadas a partir de uma base errada. Abraço e obrigado pelo… Leia mais »
André
Desde criancinha controlo e planejo minha vida financeira com o MS Money. Mas, hoje resolvi usar o domingo para procurar um sistema que possa substituí-lo, porque já se vão vinte anos que o pobrezinho foi abandonado pela MS, e sei lá quando dará o último suspiro. Por sorte, li o seu blog e desisti de procurar o que não existe. Já abri uma Heineken. Obrigado por salvar meu domingo.
Washington
Haha que legal, Washington! Estamos juntos na preferência, com o Money e com a Heineken! Eu estou muito bem e satisfeito com o money. Não vejo motivos para pensar em trocá-lo. Enquanto os sistemas operacionais o aceitarem bem, seguimos com ele! Se isso deixar de ocorrer, o importante é fazer sempre um backup, e não só o dele (porque nunca sabemos se um outro programa no futuro aceitará esses dados), mas também em planilhas de Excel. Eu faço anualmente para ter sempre uma segurança se o pior acontecer. Mas do jeito que a Microsoft vem atualizando o Windows, acho difícil… Leia mais »
Fala André! Eu instalei, há cerca de um ano e meio, o MS Money 99. Comecei a usar por algumas semanas, mas logo caiu em desuso. O seu visual é bucólico e esse era o grande fator positivo, pra mim. Porém, a falta de atualização e suporte, em um software, pra mim conta muito. Tive alguns problemas com ele, e – obviamente – não há mais suporte. Não consegui mais atualizar meu patrimônio e logo caiu em desuso. Eu concordo plenamente com tudo em seu texto… E certo dia me bateu uma inspiração.. De fazer meu próprio app. Desenhei tudo… Leia mais »
Que bom, Stark! Fiquei interessado em seu software. Depois, nós avise que fazemos a apresentação dele aqui no blog também!
Não sei se viu, mas veja os comentários perdidos no Disqus também. Esse post era um dos que tinham mais comentários. Talvez haja mais algum insight perdido por aí.
Abraço!
André. boa-tarde!
Parabéns pelo artigo.
Utilizo o MS Money plus desde 2017. Antes utilizava planilhas. Me ajudou imensamente.
Assim como você, tenho muita resistencia em abandonar o Money, mas para falar a verdade, é porque não encontrei um sistema tão completo quanto ele. Já testei diversas plataformas on-line, e ainda não entendi como todas elas podem ser tão ruins em desenvolver uma solução completa.
Grande abraço.
William
Olá William!
Pois é! Concordo totalmente contigo! Acho que o Money estará do meu lado até o fim dos meus tempos rsrs!
Obrigado e abraço!
Aproveito o comentário para lamentar que esse post tinha mais de 100 comentários, muitos com informações complementares e importantes. Mas na migração do Blogger para o WordPress, no final de outubro, todos os comentários do Disqus se perderam. Não os acho nem nos fóruns da empresa.
Se alguém tiver conhecimento e poder ajudar, é só enviar um e-mail ao blog!