Os nobres desafios das grandes cordilheiras no Nepal mostram nossa transitoriedade e que não somos a medida de todas as coisas.
Como comentei no relato de Pokhara, no interior do Nepal, fiz um curto trekking na região próxima à face sul do Annapurna. Apesar de curto, ele exigiu um razoável preparo físico em virtude de elevados graus de subidas e descidas, principalmente em função do peso carregado nas costas. O cansaço, porém, é muito bem recompensado quando atingimos nosso objetivo, principalmente quando consideramos que as dificuldades impostas provêm de algo que cuja nobreza é imensurável.
Enfrentar a natureza expõe esse sentimento. Seja para um trekker amador como eu, ou para os atletas profissionais. É o desafio e o desejo de superação dos nobres obstáculos forjados através da força e da idade do Universo que nos promove esse prazer.
Quando suas incontáveis dimensões são confrontadas à fraqueza humana, cria-se um sublime encontro que nos estimula a sair da zona de conforto, da conveniente rotina, e se aventurar em locais incômodos, com condições climáticas na maioria das vezes desconfortáveis e com dificuldades físicas que nos impõem um peso tanto físico como emocional.
Muitas vezes consideramos que as inadequações do dia a dia nos fornecem apenas vis obstáculos, que não julgamos nobres o suficiente para receber o nosso confronto. Sentimo-nos desafiados. Somos motivados a sair do consolo do lar e das sequências convenientes e previstas, para se aventurar em meio a paisagens provocadoras, onde a temperatura, a umidade e as dificuldades físicas impõem a você um peso muito maior do que uma mochila nas costas.
Os cenários deslumbrantes, desafiadores e solenes, nos relembram a todo momento que o Universo é mais poderoso e nos transmite uma tal sensação de transitoriedade que nos induz a aceitar as limitações de nossos desejos, nos rendermos e revermos as reais urgências da vida.
Mais, as amplas paisagens naturais nos fornecem as maiores e reverentes lembranças dos mistérios que nos transcendem, fazendo com que acatemos com mais serenidade que a nossa existência, enfim, não é a medida de todas as coisas.
Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
… assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
… ler sobre um resumo de minha história
… ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
… participar de um papo de boteco
… curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.
E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?
Artigos mais recentes:
- Atualização das rentabilidades de todas as carteiras
- Atualização das rentabilidades das carteiras ativa e passiva
- Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs
- Atualização das rentabilidades dos FoFs
Parabéns filho, tudo bem relatado, explicado com riqueza de detalhes, sei que nunca vou fazer uma viagem dessa, mas acredite estou viajando com você nessa Viagem Lenta…bjs
Responde
Obrigado Mãe! Bjus!