Sounio Cape, uma pérola defronte ao mar Egeu que abriga o templo de Poisedon.
Essa segunda-feira, após as extensas caminhadas em Atenas, foi um pouco mais tranquila, com vários momentos de parada e contemplação. Sounio fica no extremo sul da Ática, a 67 km de Atenas. Os ônibus para o local saem da esquina da Avenida Alexandras com a Avenida 28 de outubro, em frente à entrada do Parque Areos, e a passagem custa 6,30 euros, caro pela distância percorrida.
Procure os ônibus de cor laranja. Existem duas rotas e a mais bela vista é feita pela rota costeira, cujo ponto final é na colina do Templo de Poisedon. A outra rota segue outro percurso e termina na cidade de Lavrio. Cada uma delas parte de duas em duas horas. Após o café da manhã, acelerei o passo para embarcar no horário do ônibus das 08:30hs.
O percurso do ônibus é um show à parte, com a estrada cortando as encostas dos montes à esquerda e margeando o lindo litoral de águas azuis do Mar Egeu. A estratégia é ficar logo na primeira fila à direita (assentos marcados na Grécia só existem nas passagens), para aproveitar melhor a viagem visual.
No lado oposto, ainda próximo a Atenas, sua atenção é voltada aos belos apartamentos em frente ao mar, revelando o estilo veraneio do local. A única parte desagradável da viagem foi o humor e algumas atitudes do motorista com as pessoas. Chegou ao ponto de gritar de forma expressiva com uma moça que ameaçou embarcar com uma mala um pouco maior e, levantando-se de seu assento, fez ela voltar e colocar no bagageiro, apesar de o ônibus estar vazio. O interessante é que ele se benzia a cada igreja que passava, o que deixa claro como a devoção a alguma religião não expressa e influencia o caráter e a ética das pessoas.
O ponto final do ônibus é o cabo de Sounio, uma pequena faixa de terra que avança para o mar e onde está localizado o Templo de Poisedon. Uma espanhola que conheci no hotel disse que lá ocorreu a filmagem da cena onde Brad Pitt ensinava a arte da luta ao seu irmão no filme ‘Troia”, mas não encontrei referências para afirmar isso.
O fato é que o templo, para quem já viu maiores e mais bem conservados, impressiona muito mais pela sua localização, no alto da maior elevação do cabo. Tanto a vista de quem, do templo, observa o mar é fantástica como a vista oposta também deve ser fenomenal. A adoração a Poseidon ocorria tanto da terra quanto do mar. Uma investigação da área era necessária para preencher minha ânsia por exploração. Dependendo de seu ânimo, você pode gastar algumas horas nisso.
Cuidado é fundamental, pois sem avisos e sem nenhuma proteção, altas escarpas aparecem abruptamente no caminho adiante. De frente para o mar, caminhando à esquerda pela vegetação baixa (não há trilhas), a cerca de 500m existe um local com possibilidade de descida e quase acessibilidade para chegar perto da água. Mas o trecho final parecia perigoso para se aventurar, sozinho e com todos os penduricalhos. Mas deu vontade.
Contornando o cabo pelo leste, entretanto, encontrei um local com uma prainha para poder molhar os pés no mar Egeu, apesar da água e brisa gelada e dos 15ºC de temperatura. Veja mais fotos no link do Google Photos abaixo.
A ideia original de alugar uma bike e explorar a região não funcionou para esse roteiro, pois o local do templo não se situa em uma cidade. É um local isolado. Se eu fosse novamente, e fica de sugestão para alguém que se aventurar, pararia na cidade imediatamente anterior (Anavissos – uns 10km do local) e tentaria alugar uma e ir pedalando.
Existem vilas mais próximas, mas duvido que exista esse serviço. Se pegar o ônibus que faz a outra rota, a não costeira, ele pára na cidade posterior, Lavrio, onde o aluguel também pode ser feito. Só que, nesse caso, perderia a vista da estrada. Quem se aventurar nessa, me conte depois :-).
Voltei no fim da tarde a Atenas e fui no dia seguinte a Nafplio.
Próximo post: Napflio e Epidravus.
Veja todas as fotos da região de Sounion Cape no Google Photos ou então, as melhores fotos da Grécia no álbum do Pinterest.
As postagens dos roteiros e também dessa aventura que começou na Europa, passou pela Ásia, retornando ao velho continente, estão na página da viagem de 205 dias à Ásia.
Veja mais viagens e reflexões de viagens nessa página.
Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
… assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
… ler sobre um resumo de minha história
… ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
… participar de um papo de boteco
… curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.
E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?
Artigos mais recentes:
- Comparação da rentabilidade dos FOFs – atualização
- Atualização das rentabilidades de todas as carteiras de investimentos (out/24)
- Atualização das carteiras ativa e passiva (out/24)
- Atualização das rentabilidades das carteiras de ETFs (out/24)
Que lindo !
Bjs
Oi André!
As fotos estao ótimas!!! Vc nao pegou nenhum dia de chuva mesmo sendo inverno!?
Pergunto por que pretendo viajar a grecia entre os dias 29/12/13 a 12/01/14.
🙂
Peguei só em Rhodes! MAs foi antes desse período que vc vai viajar. No dia 25 eu já estava na Turquia! 🙂