Qual o significado de aposentadoria para mim?

Uma idade mais avançada pode ser uma variável desmotivadora para buscar a independência financeira. Afinal, não temos muito mais tempo de vida e tendemos a usar isso contra o objetivo de aposentadoria antecipada, no sentido de que não tem muito mais coisas a mudar.

Uma das causas que me faz ser meio cético com isso tudo é que não vou largar meu emprego antes da velhice mesmo. É simplesmente uma conta matemática. Não dá. Já estou pelos idos dos quarentinha, tenho uma família consumista e minha reserva financeira é pequena.

Como se motivar para a aposentadoria antecipada se você já possui mais idade?

Como ainda tem uns 15 anos de sustento dos filhos até eles alçarem voos próprios, a liberdade financeira é algo impossível de atingir antes da idade normal de aposentadoria no Brasil. É um fato, e preciso aceitar isso. Mas será que não existem outras motivações? Há outras coisas a refletir?

Ser FIRE e emprego

Não vou sair do emprego antecipadamente, porque a conta não fecha. Ou seja, devo ser aposentado pela idade padrão mesmo e receber a aposentadoria pelo INSS. Também não me vejo empreendendo algo próprio. O Brasil é muito complicado. Porém, não estou estressando muito com isso. A realidade deve ser encarada como ela é, até para tomarmos as decisões corretas.

Sou consciente que minha liberdade virá mais tarde. Mas isso não deve ser utilizado para sabotar a jornada. Mesmo porque a parte cheia do copo pode ser vista sob duas vertentes. A primeira é uma aposentadoria melhor e mais confortável. A segunda, a boa sensação em fornecer liberdade aos seus filhos.

Com base nesses objetivos, tenho duas escolhas atuais a fazer. Começar uma vida mais regrada e buscar um patrimônio financeiro que me permita ser realmente FIRE, mesmo que seja após os 60 e tantos anos. Ou manter minha vida como está, correndo riscos no futuro.

Uma aposentadoria melhor

Economizar agora e criar alguma riqueza vai me permitir ter uma aposentadoria melhor. A outra alternativa é me contentar com o INSS, cujo teto é bem menor que meu salário atual. Isso significa uma queda brutal do padrão de vida. Não sei se a esposa aguenta…

Fazer escolhas mais duras agora, permitirá que eu complemente minha aposentadoria do INSS com os juros e dividendos de minha carteira de investimentos, de forma que não passemos por possíveis apuros. Sim, é uma meta singela. Muitos jovens que buscam a FIRE desejam a aposentadoria rápida, viajar o mundo, etc, etc. Eu estou só tentando não deixa diminuir demais meu padrão de vida.

A liberdade dos meus filhos

Além do item acima, dar liberdade aos filhos é o segundo significado que dou à independência financeira. Talvez muitos de vocês pensem em deixar uma grande herança a eles. Além de eu não conseguir acumular tanto, acredito que muito dinheiro fácil não os ajudará muito. O que vale mais é o ensinamento em como lidar com o dinheiro. Esse é outro objetivo que penso em cumprir.

O que penso em dar aos meus filhos, em termos financeiros, é na verdade, fornecer liberdade a eles no sentido de não serem obrigados a sustentar seus pais. Vocês sabem que há muitos filhos que sustentam ou ajudam seus pais. Eu quero ser um pai que não precise de ajuda, ao menos com dinheiro. A vida precisa fazer algum sentido na velhice. Depender dos filhos solapa quaisquer outros objetivos. Não possuir seu próprio dinheiro, age contra a ideia de liberdade.

Acredito que a nossa independência financeira é algo que devemos também a eles. Afinal, eles também terão seus filhos para sustentar e não é justo esperar que eles sejam levados a demandar dinheiro para nos sustentar.

Pensar em seu futuro é pensar nos seus filhos

Assim, não estrague seu futuro, e muito menos o futuro de seus filhos. O quanto antes puder, ajuste suas atitudes para buscar a FIRE, ao menos parcialmente, e mesmo que você já seja mais velho, como eu.

Talvez realmente não dê tempo para você realizar todos os sonhos que os jovens almejam. Afinal, eles tem tempo sobrando. Mas é importante encontrar significado em sua aposentadoria, mesmo que seja apenas um complemento para manter um padrão de vida melhor ou deixar seus filhos livres da obrigação de lhe sustentar.

Essa sensação é grandiosa e essencial, fazendo valer o sentido da expressão “liberdade financeira”. Afinal, você não ficará preso financeiramente a outras pessoas. Afinal, tem graça ficar dependente de um emprego a vida inteira e depois ficar dependente dos filhos? Que desgraça, não?

A partir do final de Março, esse blog passou a ter mais de um autor. Seu nome aparece sempre abaixo do título da postagem. Cuidado para não confundi-los 🙂
Veja a nova ideia editorial e acesse seus perfis nessa página.

Últimas postagens

5 2 votes
O texto foi bom para você?
Assine
Notifique-me a
guest
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo
Danilo
3 dias atrás

Ótimo post Bansir. Tenho 35 anos, sou servidor público, casado com dois filhos pequenos penso que será muito difícil chegar à FIRE antes da minha aposentadoria pelo INSS, mas conseguindo depois manter a qualidade de vida e não depender dos filhos já vale à pena.

Obrigado.

Forte abraço!

Anônimo
Anônimo
17 dias atrás

Fique com uma duas perguntas. Seus pais são vivos? Se sim, são independentes?

Claudinei Fernandes
Claudinei Fernandes
17 dias atrás

Excelente ponto de vista, Banzir. Também acho que só de não sermos um fardo financeiro para os filhos, a independência financeira vale muito a pena.

Acompanhe:
6
0
Por que não deixar seu comentário?x
()
x