Dia 16 da viagem: chegada pelo mar à Bodrum, Turquia


A chegada pelo mar na cidade de Bodrum na Turquia, e um 25 de dezembro sem Natal.


A viagem de barco de Kos para Bodrum demorou pouco mais de uma hora e proporcionou um lindo espetáculo de um “quase” pôr-do-sol, interrompido por uma elevação no relevo próximo à chegada da cidade.

Pôr do sol a caminho de Bodrum
Pôr do sol a caminho de Bodrum

Antes de começar a falar sobre a cidade, uma informação ao futuro viajante sobre as travessias de ferry da Grécia para Turquia: cuidado com os preços de agências de viagem on-line. Eu comprei o meu antecipadamente, por motivos que relatei aqui, e paguei pela suposta segurança o valor de 126 euros para as três travessias. Achei razoável, visto que pagaria cerca de 100 euros pelo vôo low-cost Atenas-Istambul.

Porém, os preços reais são bem menores. Perguntei o valor do ticket em cada viagem e o total somado deu 84 euros. Uma diferença de 50% que não pode ser só comissão, e sim espoliação. Essa mesma agência queria me vender as passagens de ônibus dentro da Turquia. Só a primeira, de Bodrum para Selçuk, o valor seria de 18 euros. Eu paguei comprando na hora, pela empresa Turgutreis, 20 liras turcas, ou 8,5 euros. Menos de metade nesse caso…

Os iates na marina de Bodrum
Os iates na marina de Bodrum

Brasileiros não precisam de visto para Turquia e não existe nenhuma taxa para a entrada no país. A passagem na imigração foi imediata. Logo na rua que liga o porto à cidade, sua atenção se volta para o nível de sofisticação dos iates ancorados na marina. Um mais belo que o outro, revela a vocação natural da cidade (assim como Kos) de ser um importante balneário de férias e com sua economia voltada para os produtos do mar, onde até os souvenir possuem esse tema.

O hotel que escolhi foi o AA Hotel, que, embora agradável, estava em reforma e com um pouco de cheiro de tinta e cimento. Acho que devido a isso o proprietário, muito atencioso, fez um preço tão bom: 13 euros ao invés dos 22 euros do Booking.com. Até agora tem compensado muito nessa viagem não fazer as reservas antecipadamente. Vou tentar ao máximo manter essa ideia adiante.

Noite de 24 de dezembro: um dia normal na cidade muçulmana de Bodrum, na Turquia.
Noite de 24 de dezembro: um dia normal na cidade

Até então, no caminho do hotel, a cidade não se parece com nada que se espera para um país muçulmano, exceto pelo fato da noite do dia 24 de dezembro ser um dia completamente normal para a cidade.

Claro que a Turquia não possui o mesmo rigor nos costumes dos países islâmicos mais tradicionais, porém, o extremo oposto chama a atenção. É, por exemplo, muito difícil encontrar uma mulher usando véu. Pelo contrário, as roupas utilizadas são totalmente ocidentais. Lojas de lingerie expõem nas vitrines manequins usando os modelos mais ousados e telões na rua divulgam propagandas em meio à videoclips de rock turco.

No caminho do hotel percebe-se, entretanto, que há uma diferença na paisagem: a presença de inúmeras mesquitas na cidade. E após realizar o check-in no hotel e sair pela cidade, presenciei o chamado das mesquitas nos alto-falantes dos minaretes, o que cria a inconfundível sensação de estar, de fato, num país muçulmano. Eu gravei um vídeo desse momento que está disponibilizado junto com as fotos no link ao final da postagem.

Uma praia na costa turca
Uma praia na costa turca

A cidade em sua área portuária e turística é muito bem cuidada, incluindo calçadões de porcelanato em algumas ruas de pedestres. Porém, fora da área turística, apesar da simpatia do local, com muita arquitetura cicládica (mais do que Kos: confira no restante das fotos), falta uma melhor manutenção e cuidado das calçadas, das construções e do lixo nas ruas.

Possui alguns pontos para destaque de visitação como o Castelo de Bodrum, o portão Mindus e um teatro helênico construído no século IV a.C., imponente e com uma linda vista da cidade, mas com uma acústica não tão perfeita quanto o teatro de Epidavrus.

Chama também a atenção na cidade as inúmeras cisternas, construídas durante o império otomano para aproveitamento da água das chuvas. Consegui um tempinho para dar uma passeadinha na praia de pedregulhos (como todas que vi nas ilhas) pela manhã, aproveitando o dia um pouco mais quente.

De qualquer forma, apesar de Bodrum não ter sido um destino particular, e surgiu no roteiro apenas por ser a rota final da travessia de ferry da Grécia, foi uma cidade que valeu a pena ter conhecido. Foi a responsável por passar uma boa impressão inicial da Turquia. E como comentei no início do post, fui ao anoitecer a Selçuk, cidade usada como apoio para a visita da antiga cidade de Éfeso, antes de partir para a Capadócia.

Próximo post: Éfeso, Turquia

Veja todas as fotos de Bodrum no Google Photos ou então, as melhores fotos da Turquia no álbum do Pinterest.

As postagens dos roteiros e também dessa aventura que começou na Europa, passou pela Ásia, retornando ao velho continente, estão na página da viagem de 205 dias à Ásia.
Veja mais viagens e reflexões de viagens nessa página.

Explore mais o blog pelo menu no topo superior! E para me conhecer mais, você ainda pode…
assistir uma entrevista de vídeo no YouTube
ler sobre um resumo de minha história
ouvir uma entrevista de podcast no YouTube
participar de um papo de boteco
curtir uma live descontraída no Instagram
… ou adquirir um livro que reúne tudo que aprendi nos 20 anos da jornada à independência financeira.

E, se gostou do texto e do blog, por que não ajudar a divulgá-lo em suas redes sociais através dos botões de compartilhamento?

Artigos mais recentes:

0 0 votes
O texto foi bom para você?
Assine para receber as respostas em seu e-mail!
Notifique-me a
guest
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
nilce
11 anos atrás

parece uma praia deserta!!!!!mas uma vista linda

Joice
11 anos atrás

Muito legal André! Seus relatos são muito bem escritos.
Quando eu reprogramar já sei que ferry vou deixar pra comprar ai idem para a maioria dos hoteis.Mas creio que maio pra junho n serão tão baratos como os valores que vc pagou agora
Bjs
Joice

Carolina
11 anos atrás

Excelentes textos e dicas! Estou adorando as fotos e os relatos são realmente muito bem escritos. Tô esperando Ephesus! Bj

André Rezende Azevedo
11 anos atrás

Linda mesmo mãe! Bjus!

André Rezende Azevedo
11 anos atrás

Sim Joice, acredito que sim… O motivo principal para eu sugerir comprar aqui mesmo é por ser fora da temporada. Em outra situação, é bom analisar com cuidado. Mas que reservando vc pagará mais caro, me parece fato! 🙂
Bjus.

André Rezende Azevedo
11 anos atrás

Obrigado Carol! vou tentar postar Éfeso hoje à noite! Mas a internet nesse quarto-caverna não está ajudando rsrs. Bjus!

6
0
Por que não deixar seu comentário?x